6 Conselhos para uma vida próspera

Como podemos atingir a prosperidade?

Deus deseja que sejamos prósperos no que fizermos. Ele não deseja para nós um espírito de miséria, o desânimo e a aversão pelo trabalho, mas sim uma atitude que seja sinônimo de luta e de busca pela prosperidade de acordo com a vontade dele!

É importante que entendamos que a prosperidade para Deus é diferente daquela que o mundo considera. Para o mundo, prosperidade se resume a dinheiro e a poder, enquanto que em Deus ela engloba todas as áreas das nossas vidas, desde a financeira até a emocional e relacional.

Ele é nosso Pai e deseja que sejamos prósperos, pois nos ama como ninguém. Ele honra nossa fidelidade a ele, e sabe exatamente do que precisamos.

Sendo assim, aqui vão 6 conselhos para ter uma vida próspera:

1. Dinheiro não é o foco

É comum ver pessoas idolatrando o dinheiro, como se ele fosse um verdadeiro deus em suas vidas. Devemos nos lembrar que Jesus não pode dividir espaços com mais nada em nossos corações. Ele deve reinar soberano. O dinheiro também não pode ser mais importante que nossa família e nossos relacionamentos. Ainda assim, sabemos o quanto é importante que tenhamos uma segurança financeira, e Deus também sabe disso.

1 Timóteo 6:9,10 nos diz o seguinte: “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.”

2. Seja um bom mordomo

O mordomo é aquele que administra bem aquilo que seu patrão tem e aquilo que deu a ele. De modo semelhante, devemos saber administrar as bençãos que Deus nos concede, de modo que honremos o Senhor dessa forma. Quando entendemos que tudo o que temos pertence a Deus, nossa perspectiva muda.

É interessante nos fazemos as seguintes perguntas quando formos gastar nossos recursos: “Eu preciso disso? Isso cabe no meu orçamento? Se eu não comprar isso, que diferença vai fazer?”

Em Lucas 19:17, temos o relato do que um patrão disse ao servo fiel que soube administrar os recursos: " ‘Muito bem, meu bom servo! ’, respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades’.”

3. Seja diligente no trabalho

Não podemos nos comportar como pessoas preguiçosas e desinteressadas. Deus se agrada daqueles que procuram sempre dar seu melhor, trabalhando de modo competente, comprometido, esforçado e excelente. A Palavra diz que o preguiçoso empobrece, e é óbvio que isso é o oposto da prosperidade!

Se fizermos nosso trabalho com o coração, a recompensa virá diretamente do Senhor!

4. Seja fiel a Deus

Fidelidade está intimamente relacionada com integridade e caráter. Precisamos ser cristãos posicionados, que não se submetem a meios inadequados para atingirem um determinado fim que desejamos. A prosperidade em Deus vem por meio dos caminhos que revelarão Cristo em nós. Devemos ser honestos e íntegros em todas as áreas. Não adianta ser fiel em uma área em nosso trabalho se somos completamente infiéis com nossa família, por exemplo.

Lucas 16:10 nos diz o seguinte: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.”

5. Seja generoso

Sem dúvida alguma, ser generoso é um dos principais pilares para uma vida próspera. Precisamos aprender a dividir o que temos, uma vez que a prosperidade em Deus jamais pode se limitar a nós mesmos. Ela deve envolver o nosso próximo, de modo que possamos abençoar suas vidas com aquilo que temos (não apenas materialmente falando). A Bíblia nos instrui a sermos como os cristãos da Macedônia (2 Coríntios 8), que mesmo tendo muito pouco, foram generosos.

É necessário buscar em Deus esse aprendizado, para que possamos ser generosos!

Deuteronômio 15:10 nos diz: “Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer”. Atos 20:35, por sua vez, fala: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ".

6. Seja temente a Deus

É essencial que sejamos tementes a Deus em todas as nossas atitudes. Ele quer que saibamos quem ele é, e que confiemos nele de todo o nosso coração. Ele quer que confessemos a ele os nossos erros e pecados, e façamos o nosso melhor para andar em santidade, sabendo que é ele quem nos capacita!

Provérbios 28:13 diz: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia”. Ele sabe que não somos perfeitos, mas é em Deus que encontramos redenção e perdão.

Provérbios 22:4 diz: “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida”. Isso é prosperidade!

Que possamos nos comportar como cristãos que obedecem a Deus e buscam a prosperidade que vem DELE!


Pr. Jefferson Borges

Data: 02/08/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.