A Batalha é do Senhor!

Como entregar uma batalha para o Senhor

A igreja é comparada com um exército, e quem comanda esse exército é o Senhor dos exércitos. O exército precisa estar preparado para se defender, colocar ordem e não deixar que os invasores entrem, assim como a igreja. Vivemos em uma batalha, que se manifesta por meio das dificuldades, problemas, gigantes que se apresentam no nosso dia a dia. E para vencer essa batalha, devemos deixar o Senhor dos exércitos comandá-la. Fazer da nossa batalha, a batalha do Senhor.

Deus está sempre presente na nossa vida, como diz em Hebreus 13:5b: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei", essa é uma promessa de Deus para seus filhos. O rei Davi, sabia que Deus estava com ele, como está escrito em 1 Samuel 17:47: “Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos." Davi nos dá uma aula de como devemos entregar a batalha ao Senhor, por meio de três princípios.


1. Preparação

Para enfrentar a batalha, é preciso um treinamento. Existe um ditado latino que diz: “Se quer paz, prepara-te para guerra”. Ou seja, um treinamento é necessário para ganhar a batalha e alcançar a paz. Em Efésios 6:12 diz: “Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”

Quando Davi foi ungido rei, ele já estava preparado. Já havia matado um leão e um urso, tinha zelo pelo seu trabalho, prudente nas palavras, se relacionava bem com as pessoas e tinha boa reputação. Davi não foi escolhido por acaso, ele vinha sendo preparado e estava aberto ao que Deus queria fazer com ele. Será que as pessoas podem falar de você como falavam de Davi? Como diz em 1 Samuel 16:18: É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele”. Como as pessoas tem visto você?

A vida cristã é um treinamento. Deus fez de Davi um Rei, para cumprir Seu propósito e completar o treinamento rigoroso. Deus tem um plano na sua vida, e as batalhas são um treinamento para o que Deus quer fazer nela. É necessário uma vida de obediência ao Senhor, pois quem obedece a Ele, sua presença é constante.


2. Confiança total

Como podemos demonstrar confiança total no Senhor dos exércitos? A reposta é: Nos momentos mais difíceis, de lutas, e não só quando tudo está bem. É na hora que o gigante se apresenta. Quando o medo vem, devemos vencê-lo. O sentimento de medo é normal acontecer, mas ele deve ser vencido, e para isso devemos confiar no Senhor.

Qual é o seu medo? Não deixe o medo se transformar num gigante. Como está em escrito 2 Timóteo 1:7: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” Quando Davi decidiu lutar com o gigante, pensou: vou correr esse risco em nome do Senhor. E Deus foi com ele. Em 1 Samuel 17:45-47, Davi faz uma declaração: E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos".

Perceba a autoridade e a fé que Davi já tinha aos 18 anos de idade. Mas essa confiança de Davi se deu pelo treinamento que ele já havia tendo desde quando cuidava das ovelhas. Qual é o leão que você precisa enfrentar? Em Salmos 27:1-3 diz: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão. Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante.”

Seu coração precisa estar preparado. Tudo começa com uma decisão no coração de se submeter ao Senhor, tomar decisões baseadas na palavra, cada decisão é uma semente que será colhido lá na frente. Hoje colhemos o que foi semeado lá atrás. A vida é assim. É preciso um ato de fé e decisão. Em Mateus 11:28 diz: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” Todo medo tem que sair. O medo gera ansiedade. Para Deus conduzir uma batalha, é preciso confiar n’Ele, e entregar esse problema a Deus e não pegá-lo de volta. Confie e faça sua parte.


3. Atitude

Mas não adianta o preparo, confiar e na hora do combate, congelar. Davi vinha de um treinamento, mas ele tinha que ter atitude para vencer. Ele precisava colocar a fé dele em prática. Como está escrito em 1 Samuel 17: 48,49: “Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo. Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão.” Nessa batalha, Deus fez a parte dele, colocando potência e velocidade na pedra para ela ficar cravada na cabeça do gigante. Mas Davi precisou preparar a pedra, a atiradeira e saber usá-la.

E assim, Deus derruba os gigantes na nossa vida com esses três princípios: preparação, confiança total e atitude. Para ter um ato de coragem, sair do conforto, é necessário treinamento e obediência a Deus. É preciso perseverança quando tiver desanimado, olhar para cima e subir os degraus. O Senhor não está de passagem, Ele está sempre contigo. Se alguma luta está acontecendo, Ele está permitindo, e vendo como você reage perante o inimigo. Se nos preparamos, tivermos confiança e atitude, Deus vai nos livrar e nos dar a vitória. Entregue-se totalmente a Cristo, essa é a saída de Deus para sua vida, para derrubar o gigante e vencer a batalha. O Senhor irá lutar por cada um de nós.


Pr. Jefferson Borges

Data: 19/04/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.