A mentalidade de pessoas prósperas

O Reino de Deus é um Reino de prosperidade, de benção, porque o nosso Deus pensa assim.

Gênesis 39:3: “Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo que realizava”. Aqui fala de José, onde ele colocava a mão ele prosperava: EM TUDO. Obviamente finanças fazem parte da nossa vida, sem dinheiro não conseguimos fazer nada. A falta de dinheiro traz muita “dor de cabeça”. Só o dinheiro em si, não resolve o problema do ser humano.

1 Coríntios 2:16: “...nós porém, temos a mente de Cristo”. Quando a mente de Deus está agindo em nós, através do Espírito Santo, nós nos tornamos uma pessoa próspera.

Em Lucas 12, o rico insensato tinha muito dinheiro, mas ele não tinha uma mentalidade próspera. A Bíblia diz que ele queria todo o dinheiro para ele, para ficar se gabando, ele derrubava os celeiros e construía maiores, mas ele morreu e ficou tudo para trás.

A mentalidade próspera não é uma mentalidade egoísta. Precisamos conhecer e deixar a mente de Deus operar em nossa vida.

VOCÊ PRECISA ACREDITAR: 1 João 5:4: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Você precisa acreditar em você quando você olha para o futuro. Vista é aquilo que você enxerga com seus olhos; Visão é o que você enxerga com a fé, com a visão do Espírito Santo. As pessoas que não têm visão não conseguem ser prósperas, elas não conseguem se projetar para o futuro, pois falta fé. Você precisa acreditar, pois isso vai gerar ação de Deus, vai gerar uma ação sobrenatural, pois a fé vence o mundo. Deus precisa ser parte da nossa visão; tudo começa com um desejo no coração, se você não tiver fé, você não vai creditar a vitória a Deus.

VOCÊ PRECISA INOVAR: Provérbios 14:15: “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa”. Você corre o risco. Em Marcos 2, os homens estavam levando um paralítico até Jesus, mas havia muitas pessoas que impediam a entrada pela porta; eles entraram pelo telhado e, Jesus elogiou-os (“a fé de vocês é muito grande”). Uma mentalidade próspera faz uma pessoa sair do previsível, do óbvio. Não precisamos ser a personalidade do ano, mas creio que Deus chama pessoas para inovar; quando você inova, pessoas vão criticar você, mas use isso como combustível para motivar você. Corra o risco, mas veja se vale a pena a recompensa. Pergunte a Deus se vale o risco. Para inovarmos, precisamos ter mente aberta para ver o que Deus quer fazer. Nunca fique preocupado com o que as pessoas vão pensar de você, preocupe-se com o que Deus vai pensar de você! Lembre que o risco que você corre deve ser orientado por Deus. Elimeleque saiu de Belém para ir para Moabe com toda família, sem orientação de Deus; ele morreu, perdeu os dois filhos (Rute 1:1-5).

VOCÊ PRECISA TRABALHAR DILIGENTEMENTE: Provérbios 22:29: “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura”. Trabalhar com intensidade (não ficar enrolando) e excelência (como o coração). Deus promoverá você se você agir assim! Provérbios 10:4: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza”. Lembre-se disso sempre: Colossenses 3:23,24 : “Tudo que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberam do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”. Você deve ser apaixonado pelo que você faz.

VOCÊ PRECISA ESTAR SEMPRE APRENDENDO: Provérbios 10:14 : “Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do insensato é um convite a ruína”. Busque conhecimento! Mudar, aprender, buscar conhecimento dá muito trabalho; mas, se você ficar na sua área de conforto, corre sério risco de decair. As metas nos fazem depender mais de Deus. Precisamos ter metas de crescimento no Reino de Deus. A falta de conhecimento nos prende. Os conhecimentos de Deus geram vida. Provérbios 15:22 : “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros”. Busque conselho! Aprenda um pouco mais. Provérbios 13:18 : “Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso”. Aceite a disciplina! Quando você for repreendido (corrigindo para o seu bem) por algum líder, aceite numa boa.

VOCÊ NÃO PODE SER IMEDIATISTA: Gálatas 6:9: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. Nós somos muito imediatistas, queremos tudo para agora; vamos ensinar perseverança. A mente próspera sabe que será trabalhada na perseverança. Você não pode desistir, espere com paciência no Senhor (Salmos 40:4).

VOCÊ PRECISA BUSCAR A BOA REPUTAÇÃO: Provérbios 22:1 : “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro”. O bom nome está ligado a caráter, identidade, grau de confiabilidade. A pessoa de mentalidade próspera sabe que o nome dela é muito importante; a prosperidade com Deus está ligada à integridade. Perceba que a prosperidade não é só ter coisas, é necessário ser estimado, atrair pessoas, ter relacionamentos; precisamos ser de gentil presença (1 Samuel 16:18). Você é de gentil presença? È estimado? Ou você é indesejado? Para ter crédito é necessário ter caráter, compromisso e competência, isso vai gerar confiança em você.

VOCÊ PRECISA SER GENEROSO: Provérbios 11:24,25 : “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará ; quem dá alívio aos outros, alívio receberá”. A matemática de Deus é diferente do mundo! O Reino de Deus é assim, quem dá recebe. Creia e tenha a motivação certa para ser generoso; 2 Coríntios 8:7,8 : “Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês tem por nós, destacam-se também neste privilégio de contribuir. Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros”. A generosidade vem como fruto do amor no coração, não é por obrigação. O verdadeiro amor exige de nós: liberdade (você precisa ser espontâneo), gratidão (você é grato pelo que Deus fez em você e nos outros), disciplina (não existe amor sem disciplina, o amor começa com uma decisão). O amor é prático, ele é demonstrado (1 João 3:16,18-20; 1 João 4:9-21). Quando ajudamos o necessitado, emprestamos a Deus (Provérbios 19:17). Para Deus, o valor em si não é importante, mas sim o seu coração.

Se você quer ter uma mentalidade próspera, uma visão de Deus e, se for da vontade dEle, Ele vai fazer acontecer na sua vida, ore comigo: “Pai, nós oramos agora por essas pessoas, Senhor, agradecemos aquelas pessoas que tem sido generosas no Teu Reino, abençoando essa igreja e abençoando o povo de Deus através de um coração generoso, Pai, que o Senhor recompense a cada um esse amor. Também oramos, para que eu possa ser mais generoso, pois a generosidade começa no coração, Senhor, eu preciso de uma mente próspera, trabalha na minha mente, no meu coração, abençoa-me, me faça melhor, que o Senhor possa olhar para mim e me abençoar e se alegrar com o meu coração. Senhor, me faça próspero em todas as áreas, não só financeiramente, mas nos relacionamentos, no trabalho, em tudo que eu fizer, assim como José que, onde ele colocava a mão, prosperava, eu quero ser assim também. Nós oramos e agradecemos no nome de Jesus!


SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.