A religião que agrada a Deus

Deus não é propriedade de igreja nenhuma, de denominação nenhuma! A Verdade é uma só e está naquele que crê conforme a Palavra ensina (João 5:24). A igreja é a comunidade dos salvos, aqueles que foram alcançados por Jesus Cristo, Senhor e Salvador; esta é a igreja de Cristo na Terra. Ela terá um tempo aqui na Terra, até Jesus vir buscar a Sua Igreja. Os sinais estão cada vez maiores, enchentes, incêndios, novas doenças, pestes; sabemos que são sinais do Fim. A igreja, enquanto estiver na Terra, tem uma missão a cumprir.

Não pense em igreja como uma denominação; você é a Igreja de Cristo!

Essas marcas devem começar em você e em mim.

“Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. (Tiago 1:26,27)”

DOMÍNIO DA LÍNGUA: é uma capacidade de refrear a língua. A língua reflete um estado do coração; Jesus falou que a boca fala do que o coração está cheio (Mateus 12:34). Se está saindo coisa ruim pela boca, é porque a vida da pessoa está ruim; é isso que a Bíblia diz.

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros (Efésios 4:29)”. Torpe é aquilo que não presta, imoral, depravado, que não vai abençoar, que não vai edificar, que vai fazer mal para as pessoas. Não refrear a língua, é deixar a língua a vontade, sem domínio, sem condições de pensar antes e falar depois, falar tudo o que dá na cabeça, é uma língua que está refém totalmente das emoções; isso não é a vontade de Deus.

Quando Cristo entra na nossa vida, Ele começa a transformar a nossa vida de dentro para fora. Aí começamos a pensar diferente: “...em tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pense nessas coisas (Filipenses 4:8)”. Provérbios 4:23 diz: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda sua vida”. Nossa vida depende do que pensamos, sairá de nossa boca o que pensamos, então, precisamos mudar nossa forma de pensar; começar a pensar naquilo que é bom, que é vontade de Deus.

Palavra torpe é falar demais da vida dos outros, crítica, julgamento, ira, arrogância manifestada com palavras, mentiras, palavrões, murmurações, reclamações, fofocas. Quem fala demais peca mais (Provérbios 10:19). Deus quer treinar nossa boca, mas primeiro tem que treinar nosso coração. Deus quer mudar nosso coração para falarmos o que edifica.

“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto (Provérbios 18:21)”. Temos que ser pessoas abençoadoras! Seu fruto será bom ou ruim? Depende da sua palavra. Qual é o fruto que você está plantando? Você reclama demais, murmura demais, para tudo você tem um jeito melhor para fazer, você só fala para depreciar? Marque todas as palavras que você fala, você se surpreenderá.

Deus quer purificar nossa língua, mas antes tem que tratar nosso coração para você desfrutar das bênçãos que Ele colocou nas palavras.

“Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca... (Salmos 39:1). Se o Rei Davi, que era o homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14), era para colocar mordaça em sua boca, imagine eu e você? Nossas palavras estão relacionadas diretamente a nossa conduta e revelam um caráter. As palavras revelam o nível de maturidade espiritual em cada um de nós.

“Assim, façam morrer tudo o que pertence a natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. E por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas essas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. (Colossenses 3:5-8)”. Temos que cuidar com os palavrões. Deus diz que temos outra linguagem, então precisamos mudar. O mundo está acostumado com palavrões; mas o mundo não é padrão para nós! Pergunte-se sempre: “Se Jesus estivesse aqui, eu falaria isso?” (antes de falar, lembre: Isso que eu vou falar é verdade? Será bom para alguém? Falaria de alguém se essa pessoa estivesse aqui?)

“Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarda a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. (Salmos 34:12-13)”. É promessa de Deus, creia nisso!

CUIDAS DOS NECESSITADOS: Deus sempre protegeu as viúvas e órfãos, dizendo sobre o cuidado que a igreja deve ter com as necessidades das pessoas. A igreja somos eu e você, de acordo com a possibilidade de cada um. “Quem pode fazer o bem e não o faz comete pecado. (Tiago 4:17)”. Você pode fazer e não faz por egoísmo, ganância, preguiça, e você não faz, está pecando. “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. (1 João 3:17-18)”. “Como podemos dizer que amamos a Deus, que não vemos, se não conseguimos amar o próximo, que vemos? (1 João 4:20-21)”

A história do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37) nos mostra como devemos agir com pessoas necessitadas. Mas quem é o próximo? É aquele que Deus coloca como oportunidade para você ajudar; é aquele que você pode ajudar. Quem Deus tem colocado na sua vida para você demostrar bondade e generosidade? Sempre ore para Deus confirmar para você, para Deus lhe dar sabedoria para ajudarmos corretamente.

NÃO SE DEIXAR CORROMPER PELO MUNDO: o que significa isso? É uma igreja que luta contra o pecado! Se Cristo está na nossa vida, se o Espírito Santo está em nós, precisamos lutar contra o pecado. Quando você fizer alguma besteira, você vai se sentir mal, e o Espírito Sando diz para você: “Conserte isso agora; se arrependa; isso é coisa do velho homem”.

Não se corromper com o mundo é fazer o contrário que o mundo quer que você faça! Exemplos: sexo fora do casamento, pornografia, pequenas mentiras, desonestidade (Provérbios 13:11). Satanás vem para mostrar que é normal fazer na igreja (que é você) o que se faz no mundo. Nós somos regidos por princípios de Deus, não podemos nos corromper com o mundo (Romanos 12:2).

Se quisermos ser a Igreja que agrada a Deus, cada um de nós deverá estar debaixo de princípios de Deus; o Senhor nos ensina os princípios, veja o Livro de Provérbios. Deus vai desafiar você a não se corromper com o mundo. “Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4)”.

Quando você decide ter uma vida que agrada a Deus, você destrava a benção que Deus tem sobre você. “Agrada-te do Senhor, e Ele atenderá os desejos do teu coração. (Salmos 37:4)”.

Comece a ter uma vida que agrada a Deus, comece a obedecer ao Senhor e você começará a ver milagres sobre a sua vida; porque é promessa dEle!. Mas você vai ter que começar a ter atitude. Enquanto você estiver em cima do muro, ou então, esse morno...” Deus vomitará, pois não é quente nem morno (Apocalipse 3:14-22)”; queremos o que Deus tem, mas também quer o que o mundo tem, assim não seremos abençoados por Deus.

Deus nos chama a nos posicionarmos para mostrarmos o nosso amor por Ele. “Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele. (João 1421)”. É promessa de Deus!

Deus vai lhe chamar a um posicionamento. A quem você quer servir? escolha fazer parte da Igreja de Cristo, que foram salvos, que estão dispostos a lutar contra o pecado, não se corromper por aquilo que o mundo oferece, santificar a sua boca purificando antes o coração, abençoar o próximo.

“Disse Jesus: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. (Mateus 16:24)”. Você precisará lutar contra sua vontade, sua carne, seus desejos; você precisará pagar o preço, o esforço.

Deus lhe abençoe !


Pr. Jefferson Borges

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.