Acabou o vinho e agora?

Updated: Nov 19, 2019

O vinho tem duas simbologias na Bíblia: sangue de Jesus e alegria!

E vamos falar da Alegria! Uma alegria que vem do Espírito de Deus; que não se baseia em circunstâncias que nos fazem sorrir, mas uma alegria que vem mesmo em momentos de dificuldade!


Em Salmos 122:1 está que “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor”. Aqui Deus não está falando em templo construído por mãos humanas, Deus está falando em Igreja de Cristo, onde o Espírito Santo habita, que é na vida das pessoas!

Deus hoje se faz presente na terra por meio do seu Espírito, que está em cada um de seus filhos quando eles aceitam o Senhor.


No Livro de Efésios 1, capítulo 13, está escrito que seremos selados com o Espírito Santo a partir do momento em que aceitarmos a Cristo: Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.


Deus quer um culto alegre! Deus é alegria! Na Bíblia há várias passagens em que Deus manda o povo celebrar, se alegrar! Exemplos disso é a Festa da Colheita, a Festa do Tabernáculo, a Páscoa para celebrar a saída do povo de Israel do Egito. Deus mandou reconstruir o muro de Jerusalém e, ao final, Ele mandou Neemias fazer uma festa para celebrar!


Vemos o tempo todo Deus falando de uma festa, de uma alegria, e o vinho representa essa alegria, essa simbologia.

Em Atos dos Apóstolos 2:42 estão descritas as quatro atividades da Igreja: Perseveram eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações.

E em Atos dos Apóstolos 2:46 está que: Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração.

Deus ama a alegria, e a alegria no culto é muito importante, porque estamos celebrando a Deus. Agora, a alegria pode acabar por causa de decepções, frustrações, sofrimento, pecado e surgem a tristeza profunda, as preocupações, a depressão. Pode ser que você esteja assim, sem alegria. Deus quer restituir a sua alegria; Ele quer trazer um vinho novo na sua vida!


No livro de João, capítulo 2, está descrita a passagem ocorrida nas bodas que ocorreram em Caná da Galiléia, ocasião em que Jesus transformou água em vinho em razão do vinho ter acabado antes do término da festa.

Então, o que fazer quando a alegria vai embora? A resposta é: seguir o conselho de Maria, que nos dá alguns conselhos na passagem de João, capítulo 2. Vejamos:


1. Buscar Jesus:

Jesus é o caminhão, a verdade e a vida. Ele restaurará a alegria no coração daquele que a perdeu.

As pessoas que não têm Cristo estão espiritualmente vazias. Elas precisam preencher esse vazio pelo Espírito Santo de Deus.

Jesus dá descanso para a nossa alma.

Em João 2, versículos 1 e 3, lemos: E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. 2. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.

Dessa passagem extraímos um aprendizado: não podemos esperar o vinho acabar para buscar Deus. Deus quer que nos antecipemos, buscando ao Senhor constantemente.

Jesus foi convidado para as bodas em Caná da Galiléia. Ele estava na festa e por isso agiu para que o vinho não acabasse. Na nossa vida o mesmo deve acontecer. Jesus deve ser convidado para entrar na nossa vida, não devemos procurá-lo apenas nos momentos difíceis, naqueles em que estamos com medo. Aliás, Deus não quer sequer que tenhamos medo. Ele nos deu um espírito de coragem e não de medo.

Medo e fé não podem andar juntos. Nada pode te atemorizar quando você confia no Senhor; Busque Jesus e ele te livrará de todos os temores! Busque o Senhor todos os dias, em todos os momentos de sua vida!


2. Submeta-se totalmente a Jesus:

Maria, nas bodas em Caná da Galiléia, disse aos serventes para que fizessem tudo o que Jesus lhes dissesse (João 2: 5).

Maria nos ensina que, quando vamos a Jesus, ele faz algo em nossas vidas. Mas é preciso se submeter, obedecer, fazer o que Jesus determina.

A alegria é baseada em observância de princípios de Deus. Essa é a alegria completa e duradoura. Nós precisamos da alegria do Senhor. Deus ensina para nós, que, para termos a alegria verdadeira Dele, é preciso termos submissão à sua palavra, às suas verdades, seguir o que Deus ensina.


3. Jesus deve fazer parte da sua vida:

Jesus resolveu o problema nas bodas de Caná da Galiléia porque ele estava lá! Jesus precisa estar na nossa vida para nos ajudar! Jesus só entra na nossa vida se nós o convidarmos! E, para isso, nós precisamos observar princípios de Deus. Deus precisa ser o mais importante em nossas vidas.


Em Salmos 19:8 está escrito: Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos.

Quando você tem luz nos olhos, Deus lhe dá sabedoria, o torna prudente, temente a Deus e alegre em sua plenitude.

Deus promete uma vida abundante, jamais o abandonará, se você aceitar Cristo como seu Senhor e Salvador.


Pastor: Jefferson Borges

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

SOBRE NÓS

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.