Advertências de Jesus para os últimos tempos.

Como reconhecer um falso profeta

Na Bíblia encontramos alguns textos sobre falsos profetas. Em Mateus 24:10-11 está escrito: “Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.” Em 1 João 4:1 diz: “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” O tempo que estamos vivendo está propício para falsas profecias. O apóstolo Paulo também ressalta em 1 Tessalonicenses 5:19-22: “Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.” Ou seja, as profecias não devem ser desprezadas, mas devem ser examinadas para avaliar se vem de Deus.

Há dois tipos de falsos profetas: o ímpio, aquele que não acredita em Deus, ou aquele que crê em Deus mas está na ignorância. O falso profeta se aproveita da religião, engana as pessoas com suas palavras, não está interessado em salvação, vidas, falar a verdade ou pregar o evangelho. Está voltado para seus interesses pessoais. Dessa forma, é preciso seguir o conselho do Senhor: vigiar.

Por isso, alguns princípios devem ser analisados para reconhecer os falsos profetas.

1. A falsa profecia não se cumpre

Em Deuteronômio 18:20-22 diz: “Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto". Mas vocês perguntem a si mesmos: "Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?" Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.” Geralmente o falso profeta usa o termo: “Deus mandou dizer.” Para saber se o que o falso profeta diz vem de Deus, é preciso que esteja baseado na palavra de d’Ele.


2. Pelos frutos

Em Mateus 7:15-16 diz: "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Devemos conhecer os frutos das pessoas.


3. Ensinamentos distorcidos da Bíblia

Quem prega a palavra, precisa ter muito cuidado com o que será ensinado. Em Gálatas 1:8 diz: Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!”

Cuidado com falsos profetas que dizem que todos serão salvos. O desejo de Deus é que todos sejam salvos, mas isso depende da obediência a Ele. Infelizmente, nem todos serão salvos. O livre arbítrio dado por Deus, nos dá a liberdade de escolher. Deus não obriga ninguém.


4. São seduzidos pela ganância e imoralidade sexual

O falso profeta explora as pessoas com mentiras para seduzir as pessoas. Ele não é motivado pelo amor, tem desejo pelo dinheiro e não por vidas. Satanás está por trás disso tudo. Em 2 Pedro 2:1-3 fala sobre isso: “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.”


5. Podem até fazer milagres, mas não vem de Deus

Os milagres até acontecem. O inimigo também faz milagre, fala em línguas, manifesta falsos dons. Como está escrito em Marcos 13:22-23: Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente.”

É preciso vigiar, ter sabedoria e discernimento de espírito, para identificar o que é de Deus. Fiquem atentos. Como está escrito em Mateus 7:20-23: Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!”

Os falsos profetas estão espalhados pela terra, assim como o joio está espalhado no trigo. Pode ser que tenha gente aprisionada pelo inimigo, e Jesus quer te libertar disso. O texto de 1 Pedro 5:8 diz:Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” Então, o segredo para se livrar do inimigo é submeter-se a Deus. Como está escrito em Tiago 4:7: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” O inimigo é mentiroso, assusta pessoas, coloca medo, mas Deus opera pela fé, coragem, confiança n’Ele. Onde o filho de Deus entra, o inimigo foge. O perfeito amor lança fora o medo.

É preciso preparo e vigilância, como na parábola das 10 virgens que está no texto de Mateus 25:1-13, que relata sobre as 5 virgens sensatas e 5 virgens imprudentes. Quando o noivo chegou, as 5 virgens imprudentes tinham saído em busca do óleo que tinha acabado, elas não estavam no local para recebê-lo. Isso mostra que é preciso estarmos preparados e vigilantes, caso o noivo (Jesus) chegue. A presença de Deus precisa estar conosco, não devemos deixar o pecado apagar o espírito. O coração precisa estar pronto, como no texto de 2 Pedro 3:14: “Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.” Como está o seu coração? Ouçam o evangelho e busquem obedecê-lo.


Pr. Jefferson Borges

Data: 26/04/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.