Afinal de contas, por que estou aqui?

Atualizado: 13 de Nov de 2019

Precisamos saber de Deus por que estamos aqui, pois, quanto mais cedo soubermos, teremos uma vida melhor. O que move você? Qual a força que move a sua vida? É o dinheiro? Sua família? Seu trabalho? Seu estudo? Tudo isso são coisas boas, mas não suficientes, precisamos do motivo real: DEUS. Quando essas coisas acabam, a motivação acaba. E depois disso, o que sobra? DEUS quer trazer algo a mais para nós, Ele tem uma missão para você. Você não está aqui por acaso, você não é um acidente, Deus planejou você! Tudo é importante, o estudo, a família, o trabalho, o prazer; mas não são a razão da nossa vida. A razão deve estar alinhada com aquilo que Deus tem para nós. Você pode pensar que, quando atingir o seu objetivo, estará completo, mas existe algo que vai além de tudo isso: O propósito de Deus para sua vida!

“Tenho me afadigado sem qualquer propósito, tenho gastado minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus” (Isaías 49:4). Uma vida sem direção de Deus traz uma vida sem propósito, traz enfado e cansaço. Qual o propósito da minha vida? “Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção (Jeremias 20:18)”. O diabo tem uma estratégia e insiste que nossa vida não vale a pena e talvez você esteja desanimado ou até tentando contra a sua própria vida.

Quando Jesus orou: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice” (Lucas 22:42), Ele pensou em abortar a missão! Quanto mais você e eu...isso pode acontecer conosco também. Mas, qual foi o ensino de Jesus? “Contudo, não seja feita a minha vontade, mas a Tua (Lucas 22:42)”. Se você descobre o propósito que Deus tem para você, você fica em paz. “O Senhor faz tudo com um propósito (Provérbios 16:4)”. Quando não temos um propósito, qualquer caminho serve, qualquer coisa serve. Uma vida sem propósito gera muitos males na nossa vida: desamino, desmotivação, confusão, tormento, dúvidas.

Quando não vemos finalidade na nossa vida, transportamos “entulhos”, levamos para lá, trazemos de volta, levamos para outro lugar, mas sem sentido, sem o porquê daquilo. Preciso, durante o tempo nesta terra, ver o motivo, o propósito de Deus para mim, para não deixar os entulhos tomarem conta da minha vida.

1) VOCÊ FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE:

Você não foi criado simplesmente para fazer o que quiser da sua vida. Você foi criado por Deus e para Ele. O propósito fundamental da criação é demonstrar a glória de Deus, essa é a razão porque tudo existe, inclusive você.

Sem Deus, nada existiria! “Todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele (Colossenses 1:16)”, “Pois dEle e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre (Romanos 11:36)”, ou seja, você foi criado por Ele, para Ele e para glorificar a Ele com a sua vida! Se você quer saber o propósito da sua vida, você precisa saber disso: existe um criador que me fez e me fez para ele! E a minha vida deve ser para glorificar a Ele!

Deus colocou no ser humano o Espírito. É a única criatura que tem corpo, alma e espírito. O espírito é o fôlego da vida, quando ele sai do corpo, morremos. Deus colocou, unicamente, no ser humano um desejo de adoração, mas essa adoração deve ser para Ele e, quando não estamos no caminho para esta adoração, adoramos alguma coisa, sol, árvore, rio, dinheiro, trabalho, família; passa a tomar o lugar de Deus aquilo que é para o criador. “Desde a criação do mundo, os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus... (Romanos 1:20,21). Quando olhamos a criação, não temos como não adorar a Deus! “Pois tudo que Deus criou é bom...(1 Timóteo 4:4)” Esse é o nosso Deus! Deus é demais! Tudo é para glória dele, tudo que você faz, seu corpo, seu trabalho, sua família. “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31)

2) VOCÊ TEM VALOR PARA DEUS

Você já pensou que fomos criados à imagem e semelhança de Deus? Nós temos muito valor para Deus, somos a coroa da criação, “povo escolhido de Deus, nação santa, sacerdócio real (1 Pedro 2:9)”. Satanás vem tentando descontruir tudo isso, para achar que não temos valor, pensarmos que não somos nada, não conquistamos nada; essa mentira do inferno tira os planos que Deus tem para nós. “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. (Salmos 139:13,14)”. “Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! (Lucas 12:6,7)”.

Qual o propósito de Deus saber quantos fios de cabelo tem na minha cabeça? Se Ele está preocupado com a quantidade de cabelos da sua cabeça, imagina o quanto mais Ele se preocupa com a sua vida! Em Exodo31:1 a 5, Bezalel foi escolhido e capacitado por Deus para todo tipo de obra artesanal para construir o Templo e, quando Moisés o terminou, a Glória do Senhor encheu o Tabernáculo (Êxodo 40:33 a 35); ou seja, Deus estava atento aos detalhes e Ele está interessado em toda nossa vida: “Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do seu filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, Eu não me esquecerei de você ! (Isaías 49:15)” Deus não se esquece de você!

3) VOCÊ FOI CRIADO PARA SER AMADO POR DEUS

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. (Efésios 1:4)”. Ele nos tinha em mente e nos escolheu como foco do sEu amor.

“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Romanos 5:8)”. Sabe o quanto Deus te ama? Olhe para a cruz, onde o filho dEle morreu por você! Eu era pecador, mentiroso, imoral, ladrão, sem vergonha, não querendo nada com Deus, e Ele ainda entrega Jesus para morrer por nós. O amor de Deus é maior que tudo! O amor de Deus por nós vai além de tudo que imaginamos! Lembre que o amor de Deus foi dado para nós, mesmo quando não queríamos a Ele, somos a criação de Deus, imagem e semelhança dEle, com um propósito de voltarmos para a eternidade com Deus.

Deus está nos deixando um tempo aqui nesta terra, cada um de nós tem um propósito de Deus aqui, mas aqueles que têm Cristo vão viver na eternidade com o Pai.

Você não está aqui por acaso, você não é um acidente! Você não é um acontecimento casual.

O propósito final é nos reunir na eternidade!

A primeira decisão sua é desejar, querer esse amor de Deus. Não é possível sabermos o propósito de Deus sem conhecermos Ele, sem glorificarmos a Ele, quando TODAS as nossas atitudes glorificam a Deus. Queira este Deus!

Se você quer esse Jesus, render-se a Ele, ore comigo: Senhor Jesus, eis-me aqui, eu entrego a minha vida a Ti. Entra na minha vida, eu creio no Senhor. Reconheço que sou um pecador e preciso do Teu perdão. Senhor, a partir de hoje eu quero que o Senhor abençoe a minha caminhada e cumpra o propósito que o Senhor tem para minha vida. Obrigado Deus por tão grande amor! Eu recebo o Teu amor na minha vida. Amém.


Pastor: Jefferson Borges

Data: 12/05/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.