Amar traz o Céu na terra.

O amor é a essência de Deus.

Nesse tempo difícil de pandemia, creio que Deus nos chama a exercitar cada vez mais o amor, em Lucas 10:27 Jesus fala sobre os dois primeiros e maiores mandamentos: [...] “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e de todo o seu entendimento.” E: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”

Na verdade, nestes dois, se resumem os dez mandamentos e toda a Bíblia, porque o amor é a essência de Deus! Deus não tem amor, “Deus é amor!” (1ª João 4:8). Toda a Bíblia fala desse amor de Deus e nós, como discípulos de Jesus, precisamos ter esse amor.

Amamos a Deus com atitudes de obediência, disse Jesus em João 14:21a: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama”. Se estamos em obediência, cumprimos o primeiro e maior mandamento, Deus quer que busquemos essa obediência no nosso coração e precisamos estar conectados com Deus o tempo todo nesse relacionamento, numa aliança eterna.

Quando fala em amar o próximo, o céu se manifesta, porque amar o próximo, significa amar a Deus. Quando Jesus fala em amar o próximo, Ele está falando em uma conexão direta com o Senhor. Quando amamos uma pessoa, estamos amando a Deus e o céu se manifesta na Terra, a própria Palavra diz em 1ª João 4:12 “Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.” Deus se torna visível quanto há uma manifestação de amor verdadeiro, sem interesse, de coração!

1. Quem é o meu próximo?

O próximo é todo aquele, a quem temos a oportunidade de ajudar, de fazer o bem, e esta oportunidade aparece, sem que procuremos ou planejemos. Deus nos chama para sermos agentes do bem com o nosso próximo, ajudando pessoas com dificuldades. Jesus conta a Parábola do Bom Samaritano, para explicar para o mestre da lei quem é o próximo.

Esta é uma parábola muito conhecida (Lucas 10:25-37). ‘Aquele homem estava saindo de Jerusalém para Jericó e no caminho foi assaltado e espancado, ele ficou caído no meio do caminho. Em seguida passa um sacerdote, um levita, ambos seguem no caminho sem o ajudar, logo após passa um samaritano, que também não conhecia aquele homem, aquele momento não foi planejado, mas o samaritano o ajuda, desinfeta as feridas e o leva para uma hospedaria, pagando suas despesas.’

É assim que funciona o Reino de Deus. Imagine se a igreja de Cristo vivesse um estilo de vida assim, viver esse amor de Cristo, fazer o bem em toda e qualquer oportunidade que tivermos. Esse é o nosso desafio, porque o próximo pode aparecer a qualquer momento. Nosso desafio é fazer o bem em toda e qualquer oportunidade.

2. Tudo que fazemos para alguém é uma semente que vai dar fruto.

Tudo que nós fazemos para alguém, todo ato de amor, é uma semente que vai frutificar, em Gálatas 6:9 diz assim: [...] não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” Isso precisa ser um estilo de vida: em todas as oportunidades praticar o bem!

Quando fazemos algo que do bom para alguém, Jesus recebe como se fosse para ele. Em Mateus 25:40 diz: “Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.” Pequenas coisas, pequenos gestos, Deus valoriza e vai nos honrar e recompensar. Deus quer a prática do bem seja um estilo de vida do Cristão, a começar dentro de casa com os familiares, depois expandir este amor para outras áreas e outros relacionamentos. Ser um agente do bem é um chamado!

3. O amor é a marca do discípulo

O amor é a marca do filho de Deus, do discípulo, em João 13:34-35 diz: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” Jesus quer que amemos as pessoas como Ele nos amou, esse é um desafio: amar como Jesus e só conseguiremos amar se tivermos realmente esse Jesus no coração.

Muitas pessoas fazem atos de amor, ajudando outras pessoas que estão precisando, pessoas doando tempo em favor dos outros, se mobilizando para colaborar com quem está passando por problemas neste tempo difícil. Irmãos se organizando para ajudar outros, o reino de Deus é assim, um reino de amor, porque Deus é Amor!

4. O amor abre as janelas do céu

O amor abre as janelas do céu, o amor desata no mundo espiritual o favor de Deus para nossa vida, em várias áreas, é uma promessa de Deus. O amor toca o coração das pessoas, em 1ª Pedro 4:8 diz: “Amem-se sinceramente uns aos outros, porque Amor perdoa muitíssimos pecados.” O amor traz perdão de pecado, gera quebrantamento e leva a pessoa se arrepender.

O amor de Cristo constrange a pessoa a quem perdoamos, abre janelas do céu sobre ela e traz o céu para a Terra sobre a vida dela e o Espírito Santo começa a se manifestar nesta vida, é um ciclo, precisamos ser agentes do Amor.

O amor traz resposta de oração, em 1ª João 3:18-19;22 diz assim: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele. [...] e recebemos dele tudo que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.”

Através do amor, Deus é glorificado, em Mateus 5:16 diz: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Deus é glorificado através de nossas boas obras, glorificarão ao Pai por causa da nossa vida!

Neste tempo difícil de pandemia nós precisamos estar unidos em amor. Nos tempos difíceis precisamos provar a nossa fidelidade a Deus, a nossa Honra ao senhor! Amar a Deus com todo o coração, alma, força e entendimento e amar o próximo, se conseguirmos fazer isso, traremos o céu para a Terra, Deus se manifesta em nossa vida de uma forma poderosa!


Pr. Jefferson Borges

Data: 21/06/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.