Amigos

Updated: Nov 13, 2019

Vemos na Palavra que o Reino de Deus é um Reino de amigos. Amigos socorrem, salvam vidas, evitam fazer com que caíamos em enrascadas e nos abençoam de todas as formas. A igreja é um excelente lugar para fazermos amigos de verdade. Eis aí algumas dicas para fazermos amigos:


Saia do sofá. Se quisermos fazer amigos, temos que sair da nossa zona de conforto, temos que tomar a iniciativa.

Fale com as pessoas. Esse não é o dom de muitas pessoas, inclusive de falar com quem não conhece, mas todos devemos nos esforçar e começar a puxar assunto com desconhecidos. Ao fazer isso, você vai notar que as pessoas são receptivas, o problema é que muitas vezes um sempre espera pelo outro para iniciar a conversa. Por isso, não espere, tome iniciativa. Não perca a oportunidade de se conectar com as pessoas.

Invista tempo. Seu tempo é algo que não volta atrás, é por esse motivo que, quando você gasta tempo com alguém, você na verdade está dando parte de sua vida para a pessoa.

Seja um bom ouvinte. Aprenda a ouvir as pessoas, não seja aquele que só fala, fala, mas que nunca ouve o que o outro tem a dizer. Deixe as pessoas se expressarem, falarem de seus sentimentos, sonhos e planos.

Seja sincero. Fale a verdade, não invente coisas.

Ajude os outros. Seja prestativo, uma pessoa com quem se pode contar.



O PARALÍTICO DE CAFARNAUM.


No evangelho de Marcos 2: 1-12, a Bíblia narra a história de um paralítico que foi ajudado por quatro homens. Aquele paralítico só chegou à presença de Jesus por causa de seus amigos. Dessa passagem podemos extrair algumas verdades de o porquê precisarmos de amigos.


Amigos ajudam. Em provérbios 17:17, Salomão registra: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” Isso significa que, na hora da dificuldade, o amigo vai ajudar, Deus levanta amigos. Mas isso é impossível se ficarmos isolados, pois a Bíblia nos alerta em Provérbios 18:1: “Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.” Tudo gira em torno de relacionamentos. Deus ama tanto relacionamentos que Ele deu seu próprio filho Jesus para colher uma comunidade de salvos, a família de Deus.

Amigos não desistem. Havia uma multidão dentro e fora daquela casa, era fisicamente impossível se chegar à presença de Jesus. Mas aqueles homens não desistiram, nem deixaram para outro dia, antes, empenhando-se, tiveram a brilhante ideia de subirem pelo telhado.

Amigos se sacrificam. Muito esforço foi feito por aqueles quatro homens, primeiro para subir o paralítico deitado até o telhado, depois para abrir esse mesmo telhado e descer a cama por meio de quatro cordas, sem contar o risco de uma iminente queda. Mas eles tinham um objetivo e estavam determinados a se sacrificar, se necessário fosse, por seu amigo enfermo.

Amigos confiam. O paralítico confiou em seus amigos. Em provérbios 18:24, Bíblia nos diz: “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” De fato, existem amigos mais próximos que as próprias pessoas da família.

Amigos encorajam na fé. Amigos nos incentivam a crescer na fé, e isso é muito importante porque “... sem fé é impossível agradar a Deus...” (Hb 11:6a). E foi justamente isso que os amigos do paralítico demonstraram com aquela situação, pois eles tinham certeza de que todo aquele esforço não seria em vão. E Jesus reconheceu o esforço deles, a fé daqueles homens o surpreendeu, e o paralítico teve seus pecados perdoados e sua saúde restaurada, saindo daquele lugar carregando sua própria cama, deixando toda aquela multidão atônita.


Sendo assim, para que possamos ver o milagre de Deus em nossa vida, temos que observar a junção destas três coisas, a saber: 1) FÉ, crendo no impossível; 2) UNIÃO, pois, onde há comunhão o Espírito Santo tem liberdade para agir e o Senhor ordena a benção; 3) PERSEVERANÇA, porque quem desiste fácil não vê milagre, uma vez que Deus sabe que nós valorizamos aquilo que ralamos para conseguir.

Ter amigo é tão importante que, na época de Jesus, em Jerusalém, muito embora morressem muitas pessoas todos os dias, certo dia um homem ressuscitou, Lázaro, porquanto era amigo de Jesus, conforme registra o evangelho de João 11: 1-45.

Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus. Jesus é o nosso melhor amigo, é o que está em João 15:13: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” E para que tenhamos uma amizade íntima com Deus é necessário que sigamos seus princípios e que obedeçamos à sua Palavra, pois, Jesus disse no versículo seguinte da passagem acima citada: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.”

Abraão foi chamado amigo de Deus, porque teve sua obediência aprovada pela fé, ao seguir o comando de Deus para que saísse da sua terra e do meio de sua parentela, rumando para uma terra desconhecida (Gn. 12:1). Foi testado na obediência também quando Deus lhe prometeu um filho na sua velhice (Gn. 17:16). E, por fim, a prova final de obediência acontece quando Deus lhe pede seu único filho Isaque como teste de fé (Gn. 22: 1-18).

A obediência mostra o quanto amamos a Deus, pois Jesus deixou registrado no evangelho de João 14:21: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". Jesus quer seu nosso amigo, você está disposto a ser amigo Dele?


Pastor: Jefferson Borges

Data: 30/06/2019

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

SOBRE NÓS

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.