Armas poderosas.

Armas poderosas para combater as trevas

Estamos em tempos difíceis, tempos de batalhas e precisamos de armas para poder vencer essas batalha; armas espirituais, armas do Senhor. Não são armas humanas, mas armas do céu, que Deus nos ensina na palavra. O armamento humano não consegue vencer as obras do mal, não alcança as trevas, mas as armas de Deus vencem as batalhas. Por isso, Davi falou para o gigante em 1 Samuel 17:45: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.”

Satanás quer sempre desafiar o povo de Cristo, e somente com as armas de Deus, conseguiremos vencer as trevas, como está escrito em Efésios 6.10-12: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”

O nosso inimigo não é visível, é um inimigo espiritual, e ele vem para matar, roubar e destruir, como um ladrão. Então, vamos aprender quais são as armas que combatem as trevas:

1. Oração e jejum

Para usar uma arma, seja ela humana ou de Deus, precisamos de treinamento. Deus nos convoca para um treinamento constante de jejum e oração. "Agora, porém, declara o Senhor: voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto." Joel 2:12.

A oração e o jejum são essenciais nesse treinamento, precisamos dessas armas para vencer a batalha. Como exemplo de Josafá em 2 Crônicas 20:3, em que ele convoca o povo para um jejum: “Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.”

2. Unidade

Da mesma forma, Josafá em 2 Crônicas 20:13 convoca o povo para ficar unidos em Espírito: “Todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até os de colo, estavam ali de pé, diante do Senhor.”

E a unidade gera paz, se não houver unidade, a casa é destruída, um reino é destruído, uma família é destruída. Portanto, “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Efésios 4:3.

No Salmos 133:1-3 o texto mostra sobre o resultado de viver em unidade: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.”

Você precisa estar em unidade de Espírito para Deus completar a obra e ordenar a benção. O Espirito Santo só opera onde há unidade. Mesmo afastado pelo distanciamento que estamos vivendo atualmente, precisamos nos manter unidos, sair da zona de conforto. Deus vai honrar esse teu esforço de obedecer a Ele.

Quando há unidade, Deus responde a oração, porque a concordância gera resposta, como está escrito em Mateus 18:19: "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.

3. Coragem

Precisamos também de coragem, Deus não chama frouxos e medrosos. Coragem e fé andam juntos. Precisamos ter coragem pela fé no Senhor. “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” 2 Timóteo 1:7.

O sentimento de medo, é natural, mas você deve lutar com todas as forças para vencer esse mal, a coragem sobrepõe esse sentimento humano, e você o vence em nome de Jesus; porque o amor lança fora todo medo. Daniel foi um exemplo de coragem, como relatado em Daniel 2, quando o rei Nabucodonosor queria matar todos os sábios e astrólogos que não conseguiram falar o sonho que o rei teve e interpretá-lo. Daniel corajosamente é levado até o rei e pede um prazo para ele orar, buscar a Deus e descobrir qual o sonho que o rei teve e obter a interpretação. Veja que ousadia, que confiança em Deus. Para isso, Daniel reuniu os amigos para orar e clamar a Deus com jejum. E naquela noite Deus deu a visão do sonho do rei Nabucodonosor, por causa da coragem de Daniel, movida pela fé juntamente com as outras armas. E, como resultado, Deus o honrou e o colocou como governador de todas as províncias. Além de tudo, Daniel usou a arma mais poderosa para vencer as trevas e bloquear o inimigo, que é a próxima arma que veremos a seguir.

4. Temor ao Senhor

A submissão ao Senhor, a obediência a Ele, faz diferença na nossa vida, pois quem teme ao Senhor consegue resistir à tentação e o pecado que nos rodeia. Como está escrito em Tiago 4:7: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.”

O temor ao Senhor é a arma mais poderosa para lutar contra as trevas. O diabo sai correndo quando você decide se submeter a Deus no seu coração.

Mas Deus quer vidas transformadas e não que só queiramos receber a bênção, precisamos buscá-Lo também. Em Tiago 4:8 diz: “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.”

Jesus já provou Seu amor na cruz, então, Ele não vai ficar implorando para você se achegar a Ele, é preciso simplesmente temê-Lo. “E isso vai ajudar a vencer o mal. O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.” Provérbios 14:27.

O inimigo vai tentar destruir você, mas a palavra de Deus diz que somos mais que vencedores. “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?”. “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Romanos 8:35 e 37.

Por fim, se Jesus está em você, não há porque ter medo. Use essas armas e você terá a vitória.


Pr. Jefferson Borges

Data: 05/07/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.