As 3 Faces do Calvário

Hoje queremos compartilhar uma Palavra que está em Lucas 23, a partir do versículo 33, que trata das Três faces do Calvário.

Calvário significa caveira, é o monte onde Jesus foi crucificado juntamente com dois malfeitores; e isso não foi por acaso, Deus queria comunicar algo com essa atitude, já era um plano de Deus. Esses homens malfeitores, na verdade, representam a nós, a humanidade. Vejamos o que este texto nos ensina.

A primeira face do Calvário diz respeito a REJEIÇÃO e está relacionada a primeira cruz. O primeiro malfeitor rejeita Cristo, por causa da sua incredulidade; ele se nega a crer em Jesus e na verdade; ele reage de uma forma assuntosa, dura, afirmando: Salve-se a si mesmo e a nós! Na verdade, ele não estava acreditando que poderia ser possível, ele estava querendo dizer: você não é Cristo! Porque se fosse, salvaria a você mesmo. Havia uma incredulidade no coração daquele homem que leva a uma rejeição. É muito difícil exercitar fé quando há incredulidade no coração. E era exatamente o problema desse homem: ausência de fé, que se manifestava através da indiferença, da zombaria. E a Palavra de Deus diz, em Hebreus 11:6, que sem fé é impossível agradar a Deus. A fé é essencial no relacionamento com o Pai, porque quando você não crê que algo existe é impossível você se relacionar com ele. Hoje está mais difícil ser ateu do que crer em Deus. Quanto mais a ciência avança, mais se chega à conclusão de que é impossível o universo e tudo mais que existe ter sido criado por acaso. Quando estudam o corpo humano, especialmente o cérebro, mais constatam a complexidade desse órgão e percebem que, realmente, é impossível ter sido um acidente. Então, para ser ateu hoje precisa fazer muita força! A fé é essencial para que Deus se manifeste, até pra salvação. Efésios 2:8-9 diz que a salvação em Cristo é pela graça de Deus, porém, precisa ter fé, é mediante a fé. Para ter a salvação era preciso um ato sacrificial de Deus e foi o próprio Filho de Deus que fez esse ato, na cruz, por todos nós; precisava ter derramamento de sangue, pois sem isso não haveria rendição, redenção e remissão de pecados. Então, essa rejeição, essa ausência de fé, torna impossível alcançar a Deus. E só tem uma forma de lutar contra isso: Palavra de Deus! Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo conhecimento, pelo ouvir da Palavra de Deus. Essa Palavra precisa estar entrando na nossa mente, senão vamos parando de pensar como Deus quer que a gente pense. A gente para de ter acesso as verdades do reino de Deus e aí a nossa fé vai diminuindo. O nosso espírito depende totalmente dessa Palavra para gerar fé na nossa alma. E quando a gente se afasta da Palavra, a gente começa a perder a fé, a esfriar espiritualmente. Por isso que a gente tem que ler a Bíblia todo dia.

A Segunda Face do Calvário é a da ACEITAÇÃO, que é a cruz do segundo malfeitor, aquele que se converteu nos últimos momentos de vida, e isso nos comunica algo muito especial. Como pode um homem que roubou, matou ou praticou qualquer outro crime, agora vá para o céu? O mundo não entende isso, porque as coisas de Deus são loucura para o mundo! Esse é o Deus da graça, da misericórdia, do amor, que não está interessado no nosso passado. Aliás, Ele enterra os nossos pecados no fundo do mar, como diz a bíblia. Mas é preciso haver Fé em Cristo, crer que Jesus morreu e ressuscitou por nós, para que isso tudo aconteça. Mas é crer de todo o coração e se colocar debaixo do senhorio de Jesus, isso é ACEITAÇÃO. Junto com o crer deve haver uma entrega de vida, uma submissão a Jesus, Ele é que manda agora, você tem que estar ligado, conectado com Ele, se relacionar com Ele num nível de intimidade profunda, e a tua vida vai ser dirigida por Ele, pelo Espírito Dele. Jesus está no céu, mas ele enviou o Espírito Dele, o Espírito Santo, que hoje está na terra e que entra em cada pessoa que realmente crê em Jesus. Tiago 2:19 diz que até os demônios creem em Deus, mas eles não se submetem a Ele. Muita gente é assim também, crê que Deus existe, mas não se submete a Ele; isso não muda em nada a vida. A ACEITAÇÃO de que estamos tratando, é aquela que importa em crer e se submeter a Deus, só então você começará a apresentar sinais de uma verdadeira conversão. E esse segundo malfeitor, que creu em Jesus no calvário, apresentou sinais de conversão, que servem para nós hoje. O primeiro sinal foi o TEMOR AO SENHOR: ele já começou a evangelizar o outro malfeitor dizendo: você não teme a Deus nem estando sob a mesma sentença? O temor se revela pela obediência a Deus. João 14:21 diz: “Aqueles que me amam obedecem aos meus mandamentos”. Outro sinal de conversão, além do temor a Deus é a CONSCIÊNCIA DE PECADO. Veja que o segundo malfeitor que se converteu diz: “com justiça, estamos recebendo o que os nossos atos merecem”, consciência! Esse homem revela ser uma nova criatura, ele reconhece o seu erro e reconhece que merece a punição. O Terceiro sinal de conversão daquele malfeitor é o ARREPENDIMENTO e a CONFISSÃO. Ele tem a consciência do pecado, demonstra arrependimento e confessa o erro dele, reconhecendo a pureza e a santidade de Jesus. O quarto sinal da conversão é quando o segundo malfeitor coloca o FOCO NA ETERNIDADE dizendo: Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino. A pessoa que quer viver somente para esta vida, quer Deus apenas para se dar bem; mas Deus quer algo mais pra nossa vida.

E a terceira face do calvário é a REDENÇÃO, é a cruz de Cristo. Redenção significa salvação, resgate. Jesus nos resgatou através da morte e ressurreição dele. Jesus se colocou no meio dos malfeitores, a bíblia diz que um estava à direita e o outro a esquerda, e Jesus se coloca como o redentor, como o salvador, como o juiz, aquele que ia definir. Em Efésios 1:7 diz: Nele temos a redenção por meio do seu sangue, perdão dos pecados. E esse juiz então nos julga, e o julgamento dele, para aquele que crê, é uma absolvição. Porque Deus deu a sentença: o salário do pecado é a morte; porém, Ele mesmo desceu do céu e pagou o preço dessa morte. A graça de Deus é só em Jesus. Nós precisamos ter acesso a essa graça, e isso se dá pela nossa fé, pela decisão no coração, pela entrega de vida. Você precisa se entregar totalmente a Jesus, para que Ele seja Senhor e aí você vai ver sua vida transformada. Ele vai trabalhar na sua vida, no seu caráter e mais do que isso: ele vai escrever o seu nome no livro da vida, e você nunca mais será o mesmo. E a sua vida vai ser pra viver para Ele, por Ele, porque tudo é Dele, a sua vida é Dele, você foi criado por Ele.

As três faces do calvário, então, são estes três homens, três cruzes, três escolhas, três destinos. A tua escolha vai te levar a um destino, se você escolher Cristo e se submeter a Ele, seu destino será a vida eterna. Todo nós, sem exceção, daqui uns 100 anos não estaremos mais aqui. Então seja sábio, não duvide no teu coração. Mas se você tem dúvida, faça como os discípulos, seja sincero, fale com Deus, ore pedindo fé. A Fé vem do próprio Deus, não vem do homem. Então, qual é a sua escolha? Eu desejo sinceramente que você faça a melhor escolha que é CRISTO.


Pr. Jefferson Borges

20/09/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.