As quatro cidades

As vezes temos uma clareza do início da nossa caminhada com Deus; e temos uma expectativa do final, que um dia isso vai acabar e vamos para a eternidade com Ele. Mas desconhecemos ou não compreendemos o que Ele está fazendo durante tudo isso; ignoramos um pouco o que Deus vai fazendo na nossa jornada, não entendemos as situações em nossa vida, uma morte, uma enfermidade, o desemprego. Essas coisas não são aleatórias ou desconexas, Deus está usando tudo isso para fazer em nós o que Ele quer fazer, para formar em nós quem Ele quer que nós sejamos. Ele está trabalhando em nós em todas essas coisas, mas nós temos dificuldade de enxergar Deus nesse processo.

“Quando o Senhor levou Elias aos céus num redemoinho, aconteceu o seguinte: Elias e Eliseu saíram de Gilgal, e no caminho disse-lhe Elias: "Fique aqui, pois o Senhor me enviou a Betel". Eliseu, porém, disse: "Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só". Então foram a Betel. Em Betel os discípulos dos profetas foram falar com Eliseu e perguntaram: " Você sabe que hoje o Senhor vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você?". Respondeu Eliseu: "Sim, eu sei, mas não falem nisso". Então Elias lhe disse: "Fique aqui, Eliseu, pois o Senhor me enviou a Jericó". Ele respondeu: "Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só". Desceram então a Jericó. Em Jericó os discípulos dos profetas foram falar com Eliseu e lhe perguntaram: "Você sabe que hoje o Senhor vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você? " Respondeu Eliseu: "Sim, eu sei, mas não falem nisso". Em seguida Elias lhe disse: "Fique aqui, pois o Senhor me enviou ao rio Jordão". Ele respondeu: "Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só! " Então partiram juntos. Cinquenta discípulos dos profetas os acompanharam e ficaram olhando a distância, quando Elias e Eliseu pararam à margem do Jordão. Então Elias tirou o manto, enrolou-o e com ele bateu nas águas. As águas se dividiram, e os dois atravessaram a seco. Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: "O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você” (2 Reis 2:1-9).

“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro feito ondas, nem jogadas para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela acústica e esperteza de homens que induzem ao erro” (Efésios 4:14). As vezes não percebemos o nosso crescimento, mas Deus quer nos fazer crescer. Quando não entendemos o processo de Deus para o nosso crescimento, não conseguimos ver a ação de Deus em nossa vida; é Deus permitindo situações para que a nossa maturidade seja desenvolvida.

- A VIDA COM DEUS É UMA JORNADA

“Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24). “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.” (Hebreus 12:1). Fazemos parte de um início, um trajeto e um fim, e Deus tem algo para fazer durante este trajeto em nós. “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6). Há um Deus que começou algo em você e um dia irá terminar. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28).

- ESTÁGIOS DA CAMINHADA COM DEUS

- sair de Gilgal: eles partiram de Gilgal (representa quem vive do passado com Deus); você precisa tomar a decisão de Seguir a Jesus, se comprometer com Cristo.

- passar para Betel: eles partiram para Betel (representa a experiência de vermos Deus agindo na sua vida). “Quando Jacó acordou do sono, disse: “Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!” (Gênesis 28:16). Você precisa ter experiências com Deus! As experiências geram raízes que confirmam a sua convicção em Deus. “Meus ouvidos já tinham ouvido a Teu respeito, mas agora os meus olhos Te viram”. (Jó 42:5). Deus quer que você tenha uma experiência real e viva com Ele!

- passar por Jericó: eles passaram por Jericó (representa aquilo que limita a ação plena de Deus em nossa vida, mas não queremos abrir mão) “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4). Aquele vício, aquele orgulho, aquela imoralidade, aquela ansiedade, essas fortalezas impedem que Deus aja plenamente em você. Qual é a sua Jericó, a sua fortaleza? Quando você estiver disposto a derrubar estas barreiras, Deus agirá grandemente em você.

- chegar ao Jordão: chegaram ao Jordão (representa chegar ao lugar alcançado). “Pois o filho do homem virá na Glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.” (Mateus 16:27). É onde você começa a dar frutos, onde Deus revela o que Ele fez em você, onde os seus frutos abençoam a vida das outras pessoas; lugar de reconhecimento de Deus em você.

Ore comigo: Senhor Jesus, neste momento eu entrego a minha vida em suas mãos, eu me arrependo dos meus pecados, e entrego toda a minha vida para que o Senhor seja o meu Salvador e o meu Senhor para sempre; em nome de Jesus, amém!


Pastor: Ronan Silva

Data: 22/09/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.