Batismo com o Espírito Santo

O significado do Batismo com o Espírito Santo

O Batismo com o Espírito Santo é uma promessa, dita por Jesus, em Atos 1:4-5 “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.

Vamos aprender com a Bíblia que o Batismo com o Espírito Santo significa o novo Nascimento no ato da conversão, em que somos selados com o Espírito Santo, no momento que nós cremos, como vemos em Efésios 1:13 “Nele, quando vocês ouviram e creram na Palavra da verdade, o Evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa”. Então, o Batismo com o Espírito Santo é igual a novo nascimento, igual a conversão, são obras simultâneas!

Entender que fomos selados com o Espírito Santo da promessa, fomos batizados com Ele, aumentar nossa comunhão com o Espírito Santo, e, como está escrito em Efésios 5:18, nos encher com o Espírito Santo. Buscar esta plenitude, este é o nosso desafio, nosso propósito!

1. Dia de Pentecostes

O dia de pentecostes foi prometido incialmente em Joel 2:28b “E, depois disso derramarei meu Espírito sobre todos os povos”. Em Atos 2, conta sobre o dia de Pentecostes, que estavam reunidos, de repente o Espírito Santo desce sobre aquele lugar, ouve-se um som, como um som de um vento forte e vêm línguas de fogo descendo, aquelas pessoas que estavam ali começaram a falar línguas, a Bíblia diz que eles pareciam embriagados, estavam em êxtase.

Tinham muitos Judeus reunidos na cidade de Jerusalém, que vieram de outras cidades para comemorar o Dia de Pentecostes, falavam em outras línguas, ficaram perplexos e atônitos, porque entenderam tudo em sua língua materna. “Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua! ‘Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: Que significa isso?’ ‘Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: Eles beberam vinho demais’.” Atos 2:11-13.

Foi um milagre que Deus fez, para mostrar a unidade de Espírito e que o Evangelho era para todos os povos, que o Espírito iria descer para todo aquele que cresse. E Pedro foi explicando tudo o que aconteceu e porque aconteceu, depois explica quem foi Jesus e porque é preciso crer em Jesus, e no final da pregação de Pedro as pessoas perguntam: ‘E agora o que faremos?’ “Pedro respondeu: ‘Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.

2. O Batismo com o Espírito Santo com Línguas – Atos 10 e 19. Propósito: Autenticar o Batismo do Espírito Santo para os Gentios.

· A Descida do Espírito Santo sobre os Gentios. Na casa de Cornélio – Atos 10.

Pedro é levado até a Casa de Cornélio em Cesárea com o propósito de pregar a Palavra de Deus, pois Cornélio era um gentio, um não convertido. Por que Deus escolheu Cornélio? Não foi por acaso, a Bíblia diz que ele era um homem temente a Deus, generoso, respeitado, bondoso e piedoso. O Espírito Santo queria salvar Cornélio porque sabia que era uma grande influência para igreja, seria uma grande influência no reino de Deus através do seu testemunho. No meio da pregação, várias pessoas aceitaram a Cristo e começaram a falar em línguas, porque Deus queria autenticar o batismo com o Espírito Santo nos Gentios.

Se Pedro não visse outros povos falando línguas, eles iriam pensar que o Espírito Santo era somente para os Judeus, foi uma experiencia somente na descida do Espírito Santo, necessária na época.

· Batismo dos Gentios em Éfeso – Atos 19:1-7.

Havia doze discípulos de João Batista em Éfeso, Paulo chega em Éfeso e pergunta: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo.” (v.2) “ ‘Então que batismo vocês receberam?’, perguntou Paulo, ‘o batismo de João’, responderam eles. (v.3) Disse Paulo: ‘O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.’ (v.4) Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. (v.5) Quando o Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar.” (v.6)

Paulo precisava ver o Espírito descendo e manifestando línguas, como foi em Pentecostes, para poder dar crédito à experiência como verdadeira.

3. Padrão em Atos na entrada do Espírito Santo.

As experiências ocorridas com os Gentios em Atos 10 e 19, foram para autenticar o Batismo do Espírito Santo para os Gentios. O propósito das línguas naqueles eventos foi a autenticação da experiência, caso contrário, os apóstolos não entenderiam como experiências verdadeiras, semelhantes às que eles tiveram em Pentecostes e, foram necessárias, para a época em que ocorreram, não é normativo para os dias de hoje.

Tivemos várias experiencias de conversão com o Batismo do Espírito Santo em que não houve o recebimento do dom de línguas: Atos 2, 3.000 pessoas se converteram durante a pregação de Pedro, que ouviram a Palavra, tiveram fé, se arrependeram e foram batizados com o Espírito Santo, ou seja, foram selados com o Espirito Santo; Atos 4, perto de 5.000 pessoas ouviram a mensagem creram; Atos 5:14, muitas pessoas creram e se converteram; Atos 8:26, o eunuco se converteu quando o Felipe pregou para ele e foi batizado; Atos 16, Lídia e sua família ouviram a Palavra, creram e todos foram batizados; Atos 16:32, o carcereiro e sua família creram e todos foram batizados.

Em nenhuma dessas passagens consta que houve línguas estranhas e este é o padrão normativo hoje, o padrão que vemos em atos na entrada do Espírito Santo: Pregação da Palavra; Fé (crer); Arrependimento; Batismo com o Espírito Santo.

Qual é o mandamento do Senhor? “Não se embriaguem com vinho que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito de Deus.” Efésios 5:18. Para ser cheio do Espírito Santo, precisamos orar, lutar contra a carne, encher-nos da palavra e levar Deus a sério.

Pastor: Jefferson Borges

Data: 18/08/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.