Buscando intimidade com o Espírito Santo

Deus nos criou para um relacionamento com Ele!

O Espírito Santo está dentro de você! Precisamos buscar intimidade com Ele: só temos intimidade com quem conversamos, com quem passamos tempo. Creio que Deus pode agir na nossa vida de forma tão grandiosa e tão poderosa que possa melhorar cada vez mais nossa intimidade com Ele!

Deus ama relacionamentos, por isso Ele criou o ser humano com necessidade de pessoas, uma pessoa que quer viver isolada não é o normal. Deus criou pessoas para se relacionar com pessoas. O próprio Deus se relacionava com a criação, desde o início. Todo aquele que crê em Jesus, e que Ele morreu na cruz e ressuscitou, recebe, pela graça de Deus, o Espírito Santo.

O Espírito Santo é um ato da Graça de Deus, é o selo que Ele colocou como propriedade dele e é o que nos dá acesso à eternidade. Deus deu a presença dele em nossa vida através do Espírito Santo, ou seja, Ele mora em nós e está perto de nós! “Vocês não sabem que são santuário de Deus e o que o Espírito de Deus habita em vocês? 1Cor.3:16.

“Ele nos ungiu, Ele nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.” 2Cor 1:21-22. Temos o selo de propriedade de Deus e esta é a garantia que nós somos do céu! Depois que o Espírito Santo entra em nossa vida, nós nunca mais seremos os mesmos, Ele fica em nossa vida para sempre. Ele tem os mesmos atributos de Deus, estará em todos lugares e pode estar ao mesmo tempo na vida de todo mundo.

O Espírito Santo se comporta como uma pessoa, que deseja relacionamentos, por isso o Apóstolo Paulo fala dessa comunhão como o Espírito Santo 2Cor 13:14: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês”. Quando falamos em intimidade queremos dizer comunhão, ter intimidade, uma parceria. Uma vida sem comunhão com o Espírito Santo é vivida na carnalidade e somos nós que determinamos o nosso nível de intimidade com Ele.

“Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” Tiago 4:4b-8

Baseado em Tiago 4, temos três princípios que podem melhorar nossa intimidade com o Espírito Santo:

1. Não se conforme ao mundo.

Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que Ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Mas Ele nos concede graça maior.” Tiago 4:4-6a. Deus sente ciúmes de nós, não como o homem sente, creio que Deus sente no sentido de proteção. Imagine só: Deus deu o próprio filho por amor a nós, colocou o selo de propriedade em nós e agora o que é d’Ele quer flertar com o mundo?

Por isso que está no contexto quando Deus diz: “não se conforme com o mundo”. Se quisermos ter intimidade maior com Deus, com o Espírito Santo, precisamos vigiar e não ser influenciados por aquilo que o mundo quer. Paulo fala em Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa agradável e perfeita vontade de Deus”

Somente uma mente renovada pode conhecer a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável.

2. Submetam-se a Deus

Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!” Tiago 4:6b-7

Para resistir ao inimigo, precisamos nos submeter a Deus primeiro e essa é a grande dificuldade, quando não nos submetemos, estamos quebrando o acordo feito com Jesus que é: “Jesus entra na minha vida, entrego toda minha vida a Ti para que o Senhor seja o Dono, Comandante, o Senhor”, se quisermos intimidade com Espírito Santo, precisamos estar em submissão a Jesus e a Sua Palavra, em outras palavras, em obediência, que reflete o nosso amor a Cristo.

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.” João 14:21

3. Pare de pecar e se arrependa.

Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que tem a mente dividida, purifiquem o coração.” Tiago 4:8

O que é limpar as mãos? Ele está falando uma linguagem figurada, as mãos significam: as nossas ações, atitudes, na prática diz: pare de fazer isso que você está fazendo errado, e diz ainda: purifique o coração, e como podemos purificar o coração?

Nos arrependendo, confessando nossos pecados e pedindo perdão ao Senhor. Em 1ª João 1:9 diz: Se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça” Nós precisamos parar de pecar, nos arrepender e confessar para Deus, limpar as mãos e purificar o coração.

Deus está falando: “Você quer mais intimidade comigo? O segredo é não se contaminar com o mundo, se submeter a mim, porque isso é prova de amor, e eu prometo que me revelarei a vocês através do Espírito Santo, e, limpa o teu coração! Deus quer que tiremos da nossa vida toda a sujeira, quer que limpemos o coração, só assim teremos intimidade com o Espírito Santo. Somente venceremos as obras da carne com a ação do Espírito Santo em nós!

Paulo fala em Gálatas 5:16 “Por isso digo: vivam pelo espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” Esta é a verdade de Deus para nossa vida, Deus quer que andemos pelo Espírito. Amém!


Pastor: Jefferson Borges

Data: 11/08/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.