Como experimentar a paz de Deus

A história mostra que as pessoas sempre buscaram paz. Paz significa o céu descendo à terra. É um fruto do Espírito Santo. É algo que Deus oferece para nós, pois Ele é o Príncipe da Paz. Quem é filho de Deus pode desfrutar da paz espiritual, já o mundo não conhece isso.

A Bíblia fala sobre três tipos de paz, são elas:


1) Paz Espiritual. A Palavra nos diz em Romanos 5:01: Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. Foi por isso que Jesus morreu na cruz, para nos tornamos justos perante Deus e, assim, podermos desfrutar da verdadeira paz! Não há nada que podemos fazer para resolver o problema do pecado, é somente por meio do sangue de Cristo que somos justificados. É necessário apenas que CREIAMOS no Filho de Deus.

2) Paz Emocional. É justamente a essa paz que o mundo se refere quando se fala em “paz”. Paz nos sentimentos e nas emoções. Essa paz também vem de Deus. Está escrito em Colossenses 3:15: Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” A paz funciona como um juiz em nossa vida. Todos fomos chamados para viver em paz, Deus arquitetou isso para todos nós! Se não estamos vivendo em paz, algo está errado. Um dos princípios justamente para sabermos se estamos dentro da vontade de Deus é o princípio da paz. Além desse princípio existem outros dois para sabermos se aquilo que vamos fazer ou se a decisão a ser tomada é da vontade de Deus, que é o princípio da provisão (Deus está provendo sobre aquela situação?) e o princípio do crescimento espiritual (a decisão a ser tomada vai gerar crescimento espiritual?). Devemos observar tais princípios se, de fato, almejamos andar na vontade de Deus.


3) Paz com as pessoas. Isto é, paz nos relacionamentos. A Bíblia nos diz em Hebreus 12:14: Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” A Palavra nos diz que vamos precisar nos esforçar para viver em paz com as pessoas, ou seja, não é algo natural nosso. A tendência do ser humano é resolver as coisas do seu próprio jeito, brigando, discutindo e na maioria das vezes impondo sua própria vontade. Percebe-se muito disso sobretudo nos desentendimentos entre casais, em que pessoas motivadas pelo orgulho querem sempre dar a última palavra, porém a Bíblia nos ensina que é melhor optar pela paz ao invés de ter a última palavra, isto é, de sempre querer vencer todas as discussões. Para termos paz com os outros teremos que nos esforçar para tolerar, para perdoar e pedir perdão. Devemos ter em mente que onde o inimigo mais vai trabalhar para tirar a nossa paz é na família, porque na família é onde mais nos amamos e é onde mais nos ferimos. Para ter paz na família, antes de tudo, temos que ter paz com nós mesmos.

Deus quer que dominemos nossas vontades em prol da paz, entretanto, como podemos conseguir isso? Como podemos ter paz? Ora, Jesus promete essa paz, Ele mesmo disse no Evangelho de João 14:27: Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” Jesus aqui fala a respeito de um coração atormentado e perturbado por causa de feridas na alma.

Invariavelmente, pessoas estão sempre colocando a culpa em alguém ou em alguma coisa, seja pela forma como foram criadas, seja pela falta de amor ou de cuidado não recebido, nunca assumem a responsabilidade da sua vida. Mas Deus quer que tenhamos autorresponsabilidade sobre nós mesmos.

Se formos analisar bem, todos temos ao menos um motivo para ter uma frustração ou uma insatisfação na vida, todos, em algum nível, precisamos de cura na alma. Não existe pessoa cem por cento curada em sua alma. Saiba, porém, que Jesus nos ama, Ele quer nos curar e nos oferecer a paz que o mundo não pode conhecer.

As pessoas estão querendo paz por meio de remédios e/ou livros de autoajuda, mas todas estas são soluções paliativas. Jesus, porém, quer curar permanentemente o profundo da nossa alma.

Há três dicas para se ter a paz de Deus:


1) Aceite o perdão de Deus. A Palavra registra em Efésios 1:7: Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus. Só pode ser filho de Deus quem crer em Jesus como seu Senhor e Salvador, e se arrepender dos seus pecados. Isso é a graça de Deus!

2) Siga os princípios de Deus. Está escrito em Salmo 119:165: “Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar. Nós precisamos entender que o Reino de Deus é um Reino de leis espirituais e princípios. Quando começamos a quebrar princípios da Palavra de Deus, nós imediatamente perdemos a paz. A marca de um filho de Deus é ser um pacificador. O filho quer seguir os passos do pai, o servo quer seguir os passos do seu senhor, o discípulo quer seguir os passos do mestre, é assim que Deus nos ensina. Não podemos ser rebeldes aos ensinamentos de Deus, caso contrário sofreremos todas as consequências da quebra de princípios estabelecidos por Deus no mundo espiritual.


3) Coloque a sua confiança no Senhor. No livro do profeta Isaías 26:3, a Bíblia nos diz: “Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.As pessoas perdem a paz porque duvidam de Deus. Muitas vezes são leitores da Bíblia, mas, na hora da provação, duvidam, ficam com medo e perdem a fé, chegando até a duvidar da existência de Deus. Se nos afastarmos da Palavra, vamos começar a nos afastar da fé, pois a fé vem pelo conhecimento da Palavra de Cristo. Independente da situação, do caos ou da tribulação, se nós confiarmos plenamente que Deus está no controle, receberemos a sua perfeita paz!


Pr Jefferson Borges

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.