Conselhos de Prosperidade

Atualizado: 13 de Nov de 2019


CONSELHOS DE PROSPERIDADE.

(Salmo 112)


Prosperidade é viver o melhor que Deus tem para nós. Prosperidade não se resume unicamente às finanças, é claro que o dinheiro faz parte da nossa vida, pois, sem ele, não conseguimos comer, nos vestir e nem pagar nossas contas. Entretanto, o dinheiro é apenas uma parte do “pacote” da prosperidade.

No Salmo 112 há alguns conselhos para uma vida próspera. São eles:


1. TEMOR DO SENHOR. No Salmo 112.1 está escrito: “Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!”. Temer ao Senhor significa ter compromisso com a palavra, e ter grande prazer nos mandamentos significa não apenas prazer em ler a Palavra, mas em cumprir e praticar o que ela diz. Em Provérbios 9:10 Deus diz: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.” Ora, a sabedoria é essencial para a prosperidade, porque ela nos dá discernimento para enxergar aquilo que os outros não conseguem ver, pois ela vem de Deus e não pode ser encontrada na terra, conforme Jó 28:13. A sabedoria de Deus nos conduz a boas escolhas em todas as áreas da nossa vida. Ajuda nos a honrar nossos compromissos e a discernir entre o bem e o mal. É importante frisar que a sabedoria está disponível para todos nós, basta pedirmos com fé, sem duvidar, é o que se encontra em Thiago 1:5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Devemos incluir nas nossas orações diárias a sabedoria, pois ela é essencial para a prosperidade, notadamente no que diz respeito a administrar e a multiplicar seu dinheiro. Nosso Deus é um Deus de multiplicação, e onde Deus está o crescimento naturalmente acontece. Todas as pessoas que aceitam a Cristo crescem como pessoa, se isso não acontece, é porque há algo de errado.


2. INTEGRIDADE. No verso 2 e 4 do Salmo 112, a Palavra nos diz: “Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros.” e “A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo.” A integridade produz prosperidade. A prosperidade que o mundo prega está relacionada a ter muito dinheiro, uma casa grande, um carro luxuoso, é viajar para onde quiser, tudo basicamente ligado a bens materiais, porém, isso é uma ilusão, pois há muitas pessoas que têm todas essas coisas e não são felizes. De fato, tais coisas são coisas boas, contudo, não estão relacionadas à prosperidade de Deus. Deus espera que todos nós construamos um legado de integridade para nossas futuras gerações, pois, se todos fizermos isso, mudaremos nosso país. E essa integridade se revela nas pequenas coisas do dia a dia, como evitar infrações de trânsito, não estacionar seu carro na vaga de idoso ou deficiente não o sendo. Tal integridade se mostra também e principalmente nas nossas finanças, pouco importando a quantidade de dinheiro que recebamos, conforme está em Lucas 16:10,11: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.” Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?” Quem planta desonestidade, colherá miséria.


3. COMPASSIVIDADE. Com base no já citado verso 4, do Salmo 112, o compassivo é a pessoa que tem compaixão e misericórdia, é aquele que perdoa fácil, que sempre se coloca no lugar do outro, que tem empatia pelo próximo. Uma pessoa compassiva pode receber uma ofensa grave, mas depois ela perdoa. A Palavra nos ensina em Efésios 4:32: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” Muitas vezes a falta de perdão pode ser a causa de não sermos prósperos. Jamais deixe de perdoar!


4. JUSTIÇA. Em 1 Coríntios 15:34, Deus nos adverte: Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; ...” O justo é aquele que vive e pratica a justiça e a Palavra de Deus. Bom senso significa equilíbrio, sabedoria e moderação. Uma pessoa justa luta contra o pecado, ela se arrepende e o confessa rapidamente, não suporta conviver com pecado escondido, também procura com rapidez reparar o mal causado. O pecado é o alimento do diabo, quando pecamos, Satanás ganha autoridade para vir com força sobre nós. Em Hebreus 10:38a, está escrito: Mas o meu justo viverá pela fé...”. Nossa fé será exercitada numa situação difícil, num momento em que não nos restará alternativa, senão confiar no Senhor.


5. GENEROSIDADE. No verso 9 do Salmo base, a Palavra diz: “Reparte generosamente com os pobres...”. A prosperidade de Deus passa necessariamente pela generosidade. Salomão, em Provérbios 19:17, registou: Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.” Tratar bem não é só dar dinheiro, é ser cordial com as pessoas pobres, tratar com igualdade. Deus tem aversão à acepção de pessoas, pelos que só respeitam pessoas ricas ou de influência. Devemos tratar com o mesmo amor todas as pessoas, independentemente do status social. Por mais que a tendência do mundo seja contrária, jamais valorize as pessoas pelo que elas têm, mas pelo que elas são como pessoas. No mesmo sentido está escrito em Provérbios 22:16: “Tanto quem oprime o pobre para enriquecer-se como quem faz cortesia ao rico, com certeza passarão necessidade.” Quem assola o pobre para ficar rico e bajula o rico com segundos interesses com certeza passará necessidades.

Pastor: Jefferson Borges

Data: 07/07/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.