Crescimento espiritual

Atualizado: 19 de Nov de 2019

Quando aceitamos a Cristo, cremos que Jesus é nosso Senhor e Salvador, a Bíblia diz que nós nascemos novamente espiritualmente. Nesse momento, Deus passa a agir na nossa vida, gerando crescimento e maturidade. Então, crescer espiritualmente é muito importante para Deus; é isso que Deus quer para todos nós.

Em 1 Coríntios 3:2, Paulo se refere a crianças espirituais na Igreja: “Eu vos dei leite a beber, e não alimento sólido que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais”.


E em Gálatas 5:19-21, há uma relação de coisas que não precisamos fazer força para aprender, pois são obras da carne: “19. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia. 20. Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias. 21. Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. Quanto a essas coisas, obras da carne, temos que vigiar para não praticarmos, sob pena de pecarmos!

O crescimento espiritual não é automático, é preciso querer crescer, decidir crescer, esforçar-se para crescer e persistir em crescer.

E para que cresçamos espiritualmente, é preciso:


1. Ter a palavra como alimento espiritual:

A palavra é o alimento.

Como um bebê que inicia sua alimentação com leite, precisamos desejar o leite espiritual puro, que é a palavra de Deus!

Na Nova Igreja Batista o leite espiritual é obtido pelo primeiro curso a ser frequentado, que é o “Um com Deus”, no qual aprendemos princípios elementares para a espiritualidade. Na sequência, o bebê passa a comer alimentos em forma de papinhas. Nesta Igreja, o segundo tema a ser estudado são os “Fundamentos Bíblicos”.

E depois podemos cursar outros temas, crescendo mais espiritualmente a cada dia.

O Apóstolo Paulo fala em Hebreus 5:12: “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento”. Disso extraímos que não é o tempo de Igreja que gera o crescimento, mas o efeito da palavra em nós … isso sim gerará maturidade … crescimento na fé!


2. Exercício na piedade:

Paulo fala a Timóteo, em 1 Timóteo 4:6 “Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido”.

A criança não pode apenas ser alimentada com leite, ela precisa se exercitar, se movimentar, correr, brincar. O corpo humano foi feito para ser exercitado. E na vida espiritual o mesmo acontece… é preciso exercitar o conhecimento, exercitar o que está na palavra de Deus! Não basta conhecer a palavra. Conhecer a palavra sem praticá-la, não o levará ao crescimento espiritual!

E Piedade quer dizer Santidade: coração puro, limpo, sem mácula! Uma vida que foi perdoada em Cristo Jesus. O desenvolvimento da nova vida, comprometida com o crescimento espiritual, conduz à Santidade!

Portanto, não basta ser mero ouvinte da palavra! Você precisa ser um praticante da palavra! O exercício da palavra é que gera mudança, gera transformação de vida! E o primeiro passo é a mudança de pensamento, o modo de pensar determina a maneira de agir.


E quando decidimos seguir Jesus, precisamos tomar três decisões importantes, que estão descritas em Mateus 16:24: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a sim mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”.

Desejar o crescimento espiritual é ter um relacionamento com Deus e não apenas ter uma experiência religiosa. Isso não é o suficiente para gerar crescimento espiritual. É preciso mais! É preciso praticar a palavra de Deus! É preciso mudar o modo de pensar para adotar o mesmo modo de pensar de Deus sobre você mesmo, sobre o pecado, sobre Deus, sobre as outras pessoas, sobre a vida, sobre o seu futuro!


É preciso que a pessoa negue a si mesmo. Para crescer com Deus é preciso se submeter não a sua vontade própria, mas à vontade de Deus! É essencial que você pense da mesma maneira como Cristo Jesus pensa, deixando de ter pensamentos egoístas para pensar nos outros!


É da natureza do ser humano não querer se submeter às ordens de outrem. Mas Deus quer gerar mudanças nas nossas vidas; Ele quer que façamos a vontade Dele!

É preciso que a pessoa tome a sua cruz. Salvação é graça de Deus, mas crescimento espiritual depende de nós.


Tomar a cruz significa passar por sacrifícios, passar por humilhações. Aquele que se humilha à vontade de Deus, e por vezes até a de outras pessoas em razão da escolha adotada para sua vida, será exaltado por Deus. Em 1 Coríntios 2:12 está que “Deus nos deu o seu Espírito. Por isso, não pensamos como pensam as outras pessoas deste mundo”.

Deus concede graça aos humildes e se opõe aos orgulhos.

O problema é que muitas pessoas querem crescer espiritualmente, mas não querem fazer sacrifícios.


O crescimento espiritual começa com um desejo no coração e depois Deus analisa as nossas atitudes ... o quanto nós temos exercitado a Santidade, o quanto nós temos desejado isso e negado a nossa própria vontade para seguir a Dele e o quanto nós estamos nos sacrificando por amor a Deus, porque ele já fez tantos sacrifícios por nós!

Nós experimentamos crescimento espiritual quando desejamos levar a sério nosso relacionamento com Deus. Ele quer ver o nosso coração, esse desejo ardente, de agradar e fazer a vontade Dele e, quando Ele percebe isso, nossa vida começa a ser transformada!!


Deseje de todo o seu coração crescer espiritualmente! Exercer a Santidade! Praticar a palavra! Negar sua própria vontade, em obediência à vontade de Deus! Tomar a cruz e seguir aquilo que Deus deseja para sua vida!


Pastor: Jefferson Borges

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.