Decisões criam destinos

Antes de iniciarmos, ore comigo: “Pai, nós oramos, pedimos a Tua benção nessa palavra, que o Senhor fale aos nossos corações, que o Teu Espírito Santo nos ajude a entender princípios de tomadas de decisão, que vão nos ajudar a fazer boas escolhas; que o Senhor fale aos nossos corações, em Nome de Jesus, amém”.

Decisões, nós tomamos todos os dias, escolhas que podemos fazer e que não farão diferença nenhuma: o time de futebol, o tênis que você usa, entre outras. Mas tem decisões que serão parte da sua vida: sua profissão, sua faculdade, mudança de cidade. Se você toma uma decisão errada, você terá muito sofrimento.

Quando vamos tomar alguma decisão, oque é importante, segundo a Bíblia: orar, falar com Deus; sabedoria, Tiago 1:5 fala para você pedir que Deus dá livremente; confirmar na Palavra dEle, se essa decisão está sendo confirmada por Deus. Ele não vai lhe dar algo que será contra os princípios dEle; em Hebreus 10:25 diz “pra não se afastar da congregação, como muitos tem feito”; como Deus vai dar um trabalho para você, que vai lhe afastar da sua família, da igreja ? Deus não vai fazer isso. Então, você vai precisar sobre essa decisão, pois ela não está de acordo com a Palavra. O homem quando chega num caminho desse, ele fica desviado da fé, procurando a imoralidade sexual, o adultério; é algo certo de acontecer. É exceção quando isso não acontece. Antes de tomar uma decisão, se aconselhe com alguém; com sua esposa, seu marido; oque dois concordarem na Terra, Deus também concorda.

Deus tem um plano de benção para nós, como fala em Jeremias 19:11 “Deus tem um plano de bom futuro, plano de paz, e esperança para nós.” Mas adivinha quem vai ter que construir esse futuro? Diga “eu”. Se você entregar seu futuro para Deus e não fizer mais nada, nada acontecerá; Deus não chama preguiçosos. Deus fala, a Salomão, em Provérbios 22:29 : “Você já viu um homem habilidoso em seu trabalho? Ele será posto entre Reis”. Deus tem um plano de benção, mas nós precisamos corresponder a essa benção. Você será fiel no pouco e sobre o muito Ele lhe colocará (Mateus 25:21), é assim que funciona o Reino de Deus. Se tomarmos decisões erradas, decisões que desagradam a Deus, teremos somente consequências desastrosas.

Vamos conhecer mais princípios que venham criar bons destinos.

AS SUAS ESCOLHAS VÃO AFETAR OUTRAS PESSOAS: aprenda isso, principalmente você que está numa família; as pessoas que fazem parte da sua vida sofrerão as consequências com você. Em Mateus 5:14-16 diz: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte, e também ninguém acende uma candeia e coloca debaixo de uma vasilha, pelo contrário, coloca num lugar apropriado e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim brilha a luz de vocês perante os homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. Se você decidiu ser “luz” (buscando uma vida justa, buscando a Deus, lutando contra o pecado) e buscar a justiça em sua vida, Deus vai honrar você e Ele vai lhe colocar em lugar apropriado. Isso acontecerá só para gerar vaidade no seu coração e lhe promover, gerar orgulho e seu ego ficar inflado? Não ! Acontecerá para você abençoar pessoas, vai gerar influência na vida das pessoas; e essas pessoas serão, também, impactadas pelas suas escolhas e suas decisões; Deus não restringe a um lugar somente, onde você for, se você decidir ser luz, você vai prosperar em tudo que você fizer, onde você estiver (Salmos 1:3). Deus será glorificado através das suas ações, atitudes, decisões, das suas boas obras (que são boas escolhas). Mas, se decidir ser “trevas”, você vai atrapalhar vidas de pessoas, sua família vai sofrer, a igreja sofre, o seu ministério sofre, pessoas no seu trabalho sofrem, pessoas serão penalizadas por suas escolhas (veja em Josué 7: Acã tomou decisão errada e todos sofreram). Davi escolheu o pior caminho (2 Samuel 11), quando ele era para guerrear com seu exército, ficou em casa, dormindo a tarde; escolhendo engravidar a mulher de Urias; cada escolha errada que Davi fazia, mais problemas causava, até terminar com a morte de Urias. Davi ainda escondeu o pecado, pedindo perdão, foi perdoado por Deus (Salmos 32 foi escrito por Davi quando se arrependeu do pecado), mas o mal Davi colheu. Escolhas ruins não trazem recompensa, trazem consequências!

PAZ NO CORAÇÃO COMO FATOR DE DECISÃO: Paz é o principal sinal que o Reino de Deus está operando na sua vida, que o Espírito Santo de Deus está ativo em sua vida. Gálatas 5:22 diz que “a paz é um fruto do Espírito Santo”. Em Colossenses 3:15 diz que “a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz”. O juiz vai julgar situações difíceis, esse juiz é a Paz de Cristo. Se você estiver afastado de Deus, sem comunhão, todo enrolado, você não terá paz ou se tiver, será uma paz falsa.

OBSERVE AS CIRCUNSTÂNCIAS: em Provérbios 14:16 diz que o sábio é cuidadoso, observador; Deus mostra as situações. Avalie cada situação, a vantagem e a desvantagem. Ore e depois, racionalmente decida, Deus deu inteligência para você! Deus vai falar muito com você pelas circunstâncias.

NÃO TROQUE A BENÇÃO POR UM PRAZER MOMENTÂNEO: em Gênesis 25:34, Esaú trocou a benção por comida, trocou a porção dobrada da herança e sua autoridade espiritual (isso é primogenitura); desvalorizou e jogou fora a benção que Deus havia reservado a ele, trocando por um prato de lentilhas. Deus “assinou em baixo” a decisão de Esaú. o Reino de Deus é assim, se Ele tem um propósito, Ele vai cumprir o próposito com você ou sem você, porque Deus cumprirá com aquele que vai valorizar mais. A sua decisão deve ser aquela que vai valorizar os princípios, aquilo que Deus ensina. Não troque sua benção por um prazer rápido, um resultado rápido, uma curtição.

Faça a sua escolha, e que essa escolha agrade a Deus; escolhas que vão gerar na sua vida destinos abençoados, que é a vontade de Deus.

Ele quer abrir nossos olhos, para enxergamos o melhor caminho. Quanto mais buscarmos esse Deus com nosso coração, renovar nossa mente com a Palavra, mais experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Mais sabedoria Ele vai lhe dar, para lhe ajudar a tomar decisões que vão agradar a ele, decisões que vão gerar um bom futuro e um destino abençoado para você e sua família. É promessa dEle, tome posse dessa verdade! Por mais que você olhe para o lado e não veja isso ainda, continue obedecendo, continue confiando e fazendo a sua parte, vai chegar a hora que Deus fará a parte dEle.

Ore comigo: “Pai, obrigado por renovar a aliança contigo. Quero que a minha vontade seja a Tua vontade, estou disposto a pagar o preço da fidelidade a Ti. Senhor. Tenho certeza que, com essa escolha, essa decisão, vou agradar a Ti; me abençoe Senhor, pois estou, de coração, tomando essa decisão de compromisso, de honra, de justiça, de obediência. O Senhor é o dono da minha vida. Me ajude nas decisões que devo tomar, das mais simples as mais complicadas; livra-me das tentações e me ajude a ficar firme nos Seus caminhos. Em Nome de Jesus, amém”.


Pr. Jefferson Borges

Data: 09/08/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.