Deus te chamou para brilhar

Brilhar significa ser luz onde você estiver, este é o desejo de Deus para sua vida. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" João 8:12.

Jesus é a luz, mas Ele quer que você seja luz também. Em Mateus 5:14-16 está escrito: "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

Deus coloca aquele que decide ser luz em local apropriado para iluminar. Por meio da luz que erradia dos filhos de Deus os homens conhecerão ao Pai.

A bíblia relata em Provérbios 31 a partir do versículo 10 a história da mulher virtuosa, um exemplo para aprendermos como ser luz.

“Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas. Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca. Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos. Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra. Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes. Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera". A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade”.


1. Confiável

Para ser luz é preciso ser uma pessoa confiável. Uma pessoa integra, leal e com caráter. Você é uma pessoa de confiança? Não existe uma vida cristã com integridade se não houver um caráter segundo princípios bíblicos.

Em Mateus 5:37 Jesus diz: “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno".


2. Fazer o bem

Ser um praticante do bem é caraterística de pessoas de Deus, regeneradas, salvas e libertadas da escravidão do pecado. Deus nos chamou para fazermos boas obras: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos” Efésios 2:10.

A bíblia ensina em 1 Timóteo 5:8 que devemos cuidar primeiro da nossa família. “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente”.

Praticar o bem significa também ajudar o próximo, em Provérbios 19:17 está escrito: “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará”.


3. Trabalho diligente

Para ser luz é necessário ser um trabalhador diligente no seu emprego. Não há como ser luz chegando sempre atrasado, falando mal do seu chefe ou fazendo mal o trabalho. Aquele que é luz precisa influenciar os outros.

Ser um trabalhador diligente é um mandamento do Senhor. Em Gênesis Deus já ordenou que o homem trabalhasse lavrando e cuidando do Jardim do Éden.


4. Perseverança

Aquele que é luz persevera quando vem a adversidade. Resiliência é uma caraterística do homem de Deus. Salmos 27:14 encoraja: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”.

No momento difícil não devemos fazer como Elias, entrar em uma caverna e pedir para morrer. Pelo contrário, o homem de Deus que decide ser luz, que decide brilhar, no tempo difícil espera com ânimo no Senhor.


5. Esperança

O cristão olha para o futuro, confia no Senhor e sorri. Deus quer que seus filhos tenham esperança. Em Romanos 15:13 o apóstolo Paulo diz: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”.

O apóstolo Pedro em 1 Pedro 1:3 fala: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”.


6. Sabedoria

Aquele que quer ser luz deve pedir a Deus sabedoria. Tiago 1:5 diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.

Salmos 1:1-3 ensina: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”.


7. Temor de Deus

Temor do Senhor é buscar uma vida que agrada a Deus. Provérbios 28:14 diz: “Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça”.

Provérbios 9:10 exorta: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento”.

Para ser luz o cristão deve estar em transformação, somente após Jesus entrar na nossa vida e frutificar os frutos do Espirito Santo poderemos brilhar a luz de Cristo.


Pr. Jefferson Borges

Data: 10/05/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.