Dominando as emoções

Dominar as emoções significa buscar uma mente equilibrada, é conseguir dominar nossa alma, nossas paixões e vontades. Mais do que nunca, hoje, esse tema é de suma importância, pois são inúmeros e crescentes os casos de depressão, problemas de ansiedade, angústias profundas e os mais diversos distúrbios emocionais que tem sua origem na mente das pessoas.

A Bíblia, desde o tempo em que foi escrita, já demonstrava a importância do controle emocional, uma vez que ela trata a mente como o centro de comando de toda a nossa vida.

Mas por que é tão importante dominar a mente?

1. Para ser feliz. O Apóstolo Paulo aprendeu a controlar a sua mente e suas emoções, conforme registra em Filipenses 4:11-13: “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Aprender a se adaptar seja qual for a situação é ter uma mente que sabe controlar as emoções, Paulo nos ensina isso. Não é ficar murmurando, reclamando. Fortalecer-se no Senhor é o segredo! Em Gálatas 5:22, a Bíblia nos fala das qualidades/características do fruto do Espírito Santo, e um deles é o domínio próprio (autocontrole) que está diretamente ligado ao controle da mente. Quanto mais domínio próprio, mais maturidade espiritual temos, e isso revela de fato nossa intimidade com Deus!

2. Sua vida depende disso. Em Provérbios 4:23 está escrito: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Toda vez que a Bíblia menciona “coração”, ela está dizendo sobre pensamento e sentimento. Quando Salomão diz “acima de tudo”, ele está destacando que o principal na sua vida é uma mente guardada e protegida. O que você pensa define quem você é. Seu pensamento gera um sentimento que produz um comportamento, e uma vez cristalizado o comportamento ele virá um hábito, e hábitos formam o caráter do indivíduo.

3. Suas emoções podem roubar a sua paz e segurança. Em Provérbios 25:28, a Bíblia nos diz: “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.” Salomão compara a vida de uma pessoa sem domínio das suas vontades como uma cidade sem muros. Na época de Salomão, jamais se cogitava de construir uma cidade sem muros, pois a mesma ficava vulnerável, sem proteção alguma. É e exatamente isso que acontece com uma pessoa que não tem domínio das suas emoções, ela fica vulnerável às circunstâncias da vida. Se tudo vai bem, a pessoa está bem, mas, se algo deu errado, ela “desmorona” emocionalmente, perdendo muitas vezes até a vontade de viver. Suas emoções podem roubar a sua paz e segurança. Quem não domina suas vontades anda na carne, pois se ira fácil, entra em brigas e discussões de forma muito fácil, murmura e reclama o tempo todo.

Estes são os cinco passos para aprendermos a controlar nossa mente e nossas emoções:

1. NOSSA LUTA NÃO É CONTRA PESSOAS. Em Efésios 6:12, o Apóstolo Paulo nos ensina: “pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” Nossa luta não é contra pessoas, por isso é inútil nutrir sentimentos de raiva e rancor contra pessoas. Ao sermos ofendidos ou injustiçados, temos que ter sempre em mente que, por trás daquela situação, na verdade, há uma influência maligna para nos fazer pecar e nos afastar de Deus. O inimigo sempre vai trabalhar para causar divisão em qualquer lugar onde há relacionamentos, pois ele tem entendimento de que algo dividido jamais prospera. Temos que saber lidar com o mal recebido, conforme Paulo registrou em Romanos 12:21: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” Só há um jeito de vencer o mal: retribuindo com o bem. Ore pela pessoa que te ofendeu, Deus retira do seu coração todos os sentimentos ruins em relação ao ofensor.

2. CORTAR O MAL QUE ENTRA. No Evangelho de Mateus 6:22 e 23, Jesus declarou: "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”. Os olhos e os ouvidos são as janelas da nossa alma, é através deles que nos conectamos com o mundo. Por isso devemos cuidar com aquilo que colocamos diante dos nossos olhos, bem como com o que ouvimos. Filmes de terror, por exemplo, são lixo para nossa mente.

3. RENOVAR A MENTE COM A PALAVRA. Em Romanos 12:2, a Palavra nos adverte: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Muitas vezes não conseguirmos viver, experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus porque nossa mente não está renovada. Neste mesmo sentido, em 2Co. 10:05, a Bíblia diz: “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” Paulo aqui ensina a “prender” o pensamento mau, não o deixando crescer em nossa mente, e após isso devemos levá-lo a Cristo.

4. FILTRAR SEUS PENSAMENTOS. A Bíblia diz em Filipenses 4:8: Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Paulo aqui nos ensina um filtro ao pensarmos em qualquer coisa. Primeiro temos que ver se é verdadeiro, pois o pai da mentira (satanás) tenta em todo tempo nos enganar. Depois tem que ver se é nobre, justo, integro, puro, amável e de boa fama. Se nosso pensamento barrar em qualquer um desses filtros ele deve ser levado cativo a Deus. Pensamentos ruins geram lixo e lixo atrai moscas (satanás).

Por fim, existem quatro dicas práticas para combater os maus pensamentos: 1) Duvide de seu pensamento; 2) Identifique as mentiras; 3) Confronte com a verdade; 4) Tome posse da verdade. E entenda que está escrito em 2 Timóteo 1:7: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

Pastor: Jefferson Borges

Data: 15/09/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.