Dons do Espírito Santo

Deus nos dá dons espirituais, que são capacitações ou habilidades divinas dadas pelo Espírito de Deus a quem acredita em Jesus como seu Senhor e Salvador, e para fazer a obra de Deus. É um revestimento de poder, sobrenatural.

Deus nos dá dons espirituais, mas precisamos administrá-los. A partir do momento em que nos convertemos, nascemos novamente, o Espírito Santo passa a agir em nossas vidas e então Deus, segundo a vontade Dele, distribui os dons.

Os dons não são para crescimento próprio, mas sim para benefício do Corpo de Cristo, que é a Igreja.

Paulo falou, dentre outras passagens, sobre os dons espirituais em 1Coríntios, capítulos 12, 13 e 14.

No capítulo 12, versículos 1, 4, 7 e 11: 1. “Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes”. 4. “Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo”. 7. “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum”. 11. “Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”.

Paulo, quando disse isso para a Igreja de Corinto, quis que aquelas pessoas compreendessem que os dons são dados por Deus, segundo a sua vontade. Isso porque a Igreja de Corinto era uma igreja problemática em diversas áreas, mas era uma Igreja de Deus. Eles tinham problemas relacionados aos dons porque todos queriam ter dons espirituais, os quais, inclusive, eram mal utilizados por eles.

O dom precisa ser bem utilizado e em prol do Corpo de Cristo, e então Paulo ensinou sobre dons espirituais e alertou-os sobre a necessidade de conhecer o Espírito Santo, demonstrou a eles que existe uma diversidade de dons, os quais são dados a cada um segundo à vontade de Deus e para o bem comum da Igreja. Em 1 coríntios 14:12 Paulo disse que: “Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja”.

Em 1 Pedro 4:10, também está que o dom deve ser usado para servir aos outros: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”.

São exemplos de dons espirituais: a) sabedoria de Deus para ajudar outras pessoas e b) palavras de conhecimento, ambos esses dons são importantes no aconselhamento, na ajuda de pessoas para a solução de problemas; c) de curar; d) de operar milagres; e) de profetizar; f) de discernir o espírito – diferenciar o bem do mal -, isso é importante para o Corpo de Cristo, para diferenciação entre aqueles que estão na Igreja, mas não são transformados e trazem desarmonia; g) falar em língua estranha; h) interpretação de línguas estranhas; i) contribuição generosa; j) coração misericordioso; k) administração de igrejas; l) administração/coordenação de ministérios, dentre outros.

Sobre o dom de falar línguas estranhas, é importante termos em mente que não é dado por Deus a todos e nem por isso devemos nos sentir menos amados por Deus por não termos esse dom. Muitas pessoas pedem o dom de línguas estranhas, mas nem sempre Deus atende aos pedidos. Lembre-se, Deus dá os dons conforme a vontade Dele!

Outro ponto importante é sabermos administrar os dons dados a nós por Deus!

Alguns alertas: 1. Muitas vezes a ânsia das pessoas pelo sobrenatural faz com que elas pratiquem atos em total desacordo com o que Deus pretendeu ao dar dons a elas. São pessoas que se manifestam exageradamente, gritando ao ministrarem a palavra, com atitudes escandalosas em culto público, dentre outras que não implicam um culto normal, de alegria e ordem.

2. Falsa profecia: Existem os falsos profetas e temos que ter cuidado com eles. Há muitos que agem em nome de Jesus, mas que apenas querem se dar bem, ganhar dinheiro.

Em Mateus 7:21 lemos esse alerta: "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”.

Os falsos profetas estão de olho em dinheiro, em sedução de mulheres e no poder/no orgulho.

Portanto, devemos ficar atentos para a realidade!

O dom da profecia serve para edificação, encorajamento e consolação, de modo a nos levar mais próximos de Deus. Se a profecia não agrega essas qualidades, ela não é verdadeira e não advém do dom de Deus.

3. Línguas: 1 Coríntios 14:13: Orar em línguas e interpretá-las. Nem sempre quem ora em línguas estranhas sabe interpretar o que é dito. O dom para interpretação de línguas estranhas nem sempre está com aquele que ora em línguas estranhas. Então, Paulo orientou aqueles que não sabem interpretar a língua estranha, para que não a divulguem. Porque, se não há intérprete, é conveniente que a pessoa não fale em línguas estranhas e guarde esse dom para si mesmo.

Assim, são três os ensinos que Paulo nos dá:

• busquem com dedicação os dons espirituais;

• língua estranha não fala aos homens, mas a Deus;

• profecia – edificação, encorajamento e consolação dos homens, convencer do pecado.

Os dons são excelentes, mas tem um dom que é ainda mais excelente, que é o amor. E Paulo também falou do amor. Em 1 Coríntios 13:4-5: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor”.

E em 1 Coríntios 13:8-10: “O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá”.

O imperfeito desaparecerá quando Jesus retornar e buscar a sua Igreja. E precisamos estar preparados para podermos seguir com Jesus. O caminho mais excelente é o amor. E quando há amor, a Igreja cai na graça do povo!

O amor supera os dons. Isso não quer dizer que devemos desprezar os dons, mas temos que saber que o amor é o caminho mais excelente, porque o amor nos distingue como discípulos. O amor é a marca do filho de Deus.

Tenhamos em mente que:

1. O amor nos distingue como discípulos.

Jesus falou e está em João 13:34,35: "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".

2. O amor perdoa. O amor gera reconciliação.

A essência de Deus é o amor e, se Deus está em nossa sua vida através do Espírito Santo, perdoaremos e nos reconciliaremos.

“Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados” (1 Pedro4:8).

3. Deus se torna visível através do amor.

Ninguém jamais viu a Deus, porque Deus é Espírito. Mas, se nós amarmos uns aos outros, Deus é visto em nós.

Quando amamos as pessoas, perdoando, ajudando, a forma que for, Deus permanece, é visto em nós e o seu amor nos aperfeiçoa, tira o medo, nos dá força, coragem.

“Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós” (1 João 4:12).

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7)

1 Coríntios 14:14: “Busque com dedicação aos dons de Deus. Procure servir, ore para que Deus lhe dê o dom para servir em um determinado ministério”.

Ore e peça um dom, mas peça que seja o dom que Deus quiser lhe dar e ore para que você receba o dom para servir no Corpo de Cristo!

Além disso, busque o amor de Deus na sua vida, quanto mais você estiver cheio do Espírito Santo, mais amor de Deus fluindo na sua vida, mais impacto na sua vida e na vida dos outros você terá!

Pastor: Jefferson Borges

Data: 25/09/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.