Ele nos resgatou

Atualizado: 19 de Nov de 2019

Resgate significa: Salvar

“Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu filho amado, em que temos a redenção, a saber: o perdão dos pecados” (Colossenses 1:13,14)


Na Lei de Moisés, havia a lei do resgate. Segundo essa lei, quando havia uma dívida a ser paga e não havia dinheiro, entregava-se a terra e até os filhos ao recebedor para quitar a dívida; assim, este homem e sua terra e seus filhos pertenciam àquele que lhe emprestou o dinheiro, ou seja, eram escravos. Porém, se este escravo tivesse algum parente próximo, poderia ser resgatado por este parente. Neste caso, o parente pagaria todas as dívidas e, ao contrário do outro, este parente tratava o escravo com amor, não lembrando da dívida e não o tratando como escravo; ou seja, ele era resgatado, salvo.

Jesus, no Salmo 49:7,8 diz: “homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre”. Nele temos a redenção por meio do seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus (Efésios 1:7).


Resgate significa redenção, por meio de Jesus Cristo, temos o cancelamento da escrita de dívida que temos, por causa do pecado, ou seja, a morte. Com o sangue dele, Jesus nos compra para Deus:


1) Somos servos dEle: somos escravos de Cristo. Fazemos de coração a vontade de Deus. Obedecemos a Deus, obedecemos ao nosso chefe em nosso trabalho, obedecemos aos nossos pais.


2) Nosso corpo pertence a Ele: em duas situações a Bíblia fala que nosso corpo não é nosso, primeiro, nosso corpo é de Deus, segundo, do nosso cônjuge (1 Coríntios 7). Deus nos dá um conselho: fugam da imoralidade sexual, Ele fala para resistir ao diabo e ele fugirá de nós (Tiago 4:7), mas, para imoralidade, Ele adverte: fuja, fuja; pois Ele sabe que quem peca sexualmente peca contra seu próprio corpo; Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? (1 Coríntios 6:19). Se você tem Jesus Cristo como seu senhor, é Ele que manda no seu corpo, você não manda mais no seu corpo. Às vezes pensamos que Deus não cuida de nós, mas fomos comprados por alto preço; tudo que temos pertence a Ele, seu corpo, dinheiro, carro, bens; Jesus é o resgatador, ele nos tirou das garras de satanás e nos trouxe para o reino do seu amor.


3) Tudo é de Deus: Nós somos mordomos das coisas que Deus confiou a nós e Ele deixa 90% para usufruirmos e 10% para o reino dEle. Você foi comprado por alto preço, Deus comprou tudo, entenda o que Deus fez por você. Deus advertiu os fariseus, que entregavam o dízimo de tudo, mas desprezavam a justiça e o amor de Deus (Lucas 11:42). Alguns acham que o dízimo só existe por causa da obrigação no Velho Testamento, mas ele continua importante no Novo Testamento também, “não estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros”(2 Coríntios 8:8). Essa verdade tem que vir do coração, mais do que a manutenção da igreja, o dízimo está relacionado ao resgate.


4) Devemos anunciar o Evangelho: vocês são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Deus fala claramente, somos povo adquirido por Deus, para anunciar as suas grandezas: saímos da condenação das trevas e fomos resgatados para sua luz. Testemunhe o que Cristo fez na sua vida.


5) Fomos comprados para a Vida Eterna: mas agora que vocês foram libertos do pecado e se tornaram servos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o fim é a vida eterna (Romanos 6:22). Você foi comprado para a vida eterna. Deus quer que você tenha uma vida de paz e prosperidade, sim, mas você foi comprado para a eternidade com Ele.


Decida-se hoje em aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, escolha Ele para ser seu Senhor, pertença a Ele. “Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a Salvará”(Marcos 8:35). Jesus Cristo é o Senhor! Ele veio para resgatar você, mas você precisa aceitar que Ele é seu dono. Ele promete que escreverá o seu nome no Livro da Vida, que lhe dá uma paz que excede todo o entendimento, que lhe transforma em uma nova criatura, Ele nunca o abandonará e jamais o deixará e Ele coloca o Espírito dEle dentro de você e faz morada em você. Mas você precisa querer essa escolha.


Ore: Senhor, eu quero esse resgate, eu creio que o Senhor morreu na cruz por mim e que ressuscitou e eu entrego a minha vida a Ti; a partir de hoje quero ser totalmente comprado por Ti, toda minha vida a partir de hoje, pertence a ti, a minha família, os meus bens, tudo é teu, Senhor!


Pastor: Jefferson Borges

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.