Em busca do milagre

Pastor: Jefferson Borges


Se você quer o sobrenatural de Deus na sua vida, você está em busca de um milagre!

Milagre é o sobrenatural de Deus agindo em nós. Mas, para alcançarmos os milagres de Deus, temos que fazer o natural, temos que fazer a nossa parte, o que está dentro das nossas possibilidades.


Há um Princípio de Deus que é o seguinte, Deus não fará o que podemos fazer!

No Livro 2 Reis, Capítulo 4, encontramos um exemplo de como Deus age para operar milagres em nossas vidas.

Uma mulher viúva estava em um momento de grande dificuldade e buscava um milagre em sua vida. Ela havia perdido o marido, chefe da família, homem que temia e reverenciava a Deus, e que lhe deixou uma dívida muito grande, que ela não podia pagar.


O credor queria levar seus dois filhos para serem escravos.

Mas a mulher viúva era sábia e soube a quem procurar para ajudá-la a vencer esse momento de dificuldade.

Provérbios 14:1: Toda mulher sábia edifica sua casa, mas a tola, com suas próprias forças, a destrói.

Ela possuía a verdadeira sabedoria, que é a sabedoria que vem de Deus.

Deus nos ensina a pedir em nossas orações pela sabedoria e pela aprendizagem de seus princípios.

Em Tiago 1:5 está que “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.

E a viúva do Livro 2 Reis, Capítulo 4, nos ensina cinco princípios que todos devemos seguir para que Deus opere milagres em nossas vidas.


1. A viúva sabia onde tinha que buscar ajuda:

A viúva não estava só, ela estava em uma comunidade que hoje chamamos de Igreja, e procurou o Profeta Eliseu, que era um dos homens de Deus. Eliseu conhecia a mulher e seu marido. Ela não era uma pessoa desconhecida, sem interação com a Igreja. O fato de estar inserida no Corpo de Cristo lhe propiciou a ajuda de que ela precisava.

A igreja é o Corpo de Cristo, onde Cristo é o cabeça, e os membros do corpo são seus integrantes. O envolvimento, o comprometimento de cada um de nós com a Igreja nos dão proteção.

É no ambiente da Igreja que encontramos proteção!

O afastamento da Igreja gera um esfriamento espiritual; endurece o coração; não segue princípios; não medita; não ora.

A Bíblia compara Satanás com o Leão, buscando a quem possa devorar. O Leão não ataca uma manada; ele sabe que não logrará êxito e será morto. Então ele observa a presa que se distrai, que se afasta da manada. O mesmo acontece com a pessoa que está afastada do Corpo de Cristo, ela se isola e vai deixando espaço para o maligno agir. O fervor por Deus, o comprometimento por Deus, afasta Satanás.


2. Deus usa o que temos:

Eliseu perguntou à viúva o que ela tinha em casa para ajudá-la no enfrentamento daquela dívida. A princípio, a viúva respondeu que não tinha nada em casa, apenas uma botija de azeite.

Mas ela estava enganada, pois Deus usa o que temos, independente do quão pequenina sejam nossas posses.

O pouco com Deus, pode se tornar muito!

Além disso, temos que saber que o que temos é de Deus e que Deus usa o pouco que temos para operar milagres em nossas vidas.

1 Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

No caso da viúva, Deus usou aquela botija de azeite. Além dela, através de Eliseu, Deus disse à viúva que fosse até os vizinhos e pedisse vasilhas vazias empresadas, o que ela fez.


3. Deus vai usar pessoas para contribuir no seu milagre: Deus preza relacionamentos! E temos que aprender sobre isso.

Pessoas precisam de pessoas; Deus operará milagres através de pessoas.

A viúva era uma pessoa de relacionamentos. Não era uma pessoa isolada das pessoas. E isso foi muito importante para ela, pois, através das pessoas que ela conhecia, obteve mais e mais vasilhas, trazendo-as para sua casa, para o milagre que Deus operava em sua vida.


4. O milagre na comunhão da família: Deus preza muito a família!

1 Timóteo 5:8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

O incrédulo é melhor do que aquele que diz que tem fé, mas não cuida de sua família. Não honra pai e mãe, não cuida dos filhos. E o senhor só ordena benção onde há comunhão, onde há unidade, porque é na unidade que há amor, reconciliação, perdão, cura de emoções.

Não espere algo trágico acontecer para procurar Deus. Tenha um relacionamento com Deus hoje e sempre!

Deus conhece um coração quebrantado!

Um coração arrogante, rancoroso, que acha que está sempre certo, que não se humilha, não terá milagres!

Salmos 34:18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

A viúva acreditou no que Eliseu a dizia, que eram orientações que vinham de Deus. Após conseguir as vasilhas, ela e os filhos fecharam as portas da casa. Ela derramou o azeite de sua jarra nas vasilhas e encheu todas as que tinha conseguido emprestadas. O azeite só parou, quando não havia mais vasilhas vazias.

Eliseu a mandou vender o azeite, pagar as dívidas e com o restante viver juntamente dos filhos.


5. O que você pode fazer, Deus não fará. Temos que agir; ter atitude. Não adianta esperar o milagre pacificamente!

Aquilo que não lutamos para alcançar não valorizamos.

A viúva não permaneceu inerte, ela agiu! Ela procurou Eliseu, homem de Deus, e seguiu as orientações que ele lhe repassou, orientações que vinham de Deus.

Deus operou um verdadeiro milagre na vida da viúva e seus filhos. Ele multiplicou o azeite que a viúva e sua família tinham em casa, de modo que, com a venda do produto, ela pagou a dívida que tinha, evitando que seus filhos fossem escravos do credor, e ainda pôde viver com o restante do que ganhara.

Não há dúvidas de que a viúva era uma pessoa de muita fé e que acreditou no que Deus estava operando em sua vida.

Nosso desafio é viver os princípios de Deus todos os dias. Deus quer operar milagres em nossas vidas e cabe a nós fazermos a nossa parte. Observar os princípios de Deus é um dos passos dessa caminhada!

Deus é um Deus de poder, temos que confiar, crer! Também temos que ter relacionamentos com as pessoas e estar inserido no Corpo da Igreja! Além disso, Deus quer atitude de nossa parte, não quer que permaneçamos inertes! O que está ao nosso alcance deve ser feito! O pouco com Deus, pode se tornar muito!

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

SOBRE NÓS

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.