Pastor: Jefferson Borges
Se você quer o sobrenatural de Deus na sua vida, você está em busca de um milagre!
Milagre é o sobrenatural de Deus agindo em nós. Mas, para alcançarmos os milagres de Deus, temos que fazer o natural, temos que fazer a nossa parte, o que está dentro das nossas possibilidades.
Há um Princípio de Deus que é o seguinte, Deus não fará o que podemos fazer!
No Livro 2 Reis, Capítulo 4, encontramos um exemplo de como Deus age para operar milagres em nossas vidas.
Uma mulher viúva estava em um momento de grande dificuldade e buscava um milagre em sua vida. Ela havia perdido o marido, chefe da família, homem que temia e reverenciava a Deus, e que lhe deixou uma dívida muito grande, que ela não podia pagar.
O credor queria levar seus dois filhos para serem escravos.
Mas a mulher viúva era sábia e soube a quem procurar para ajudá-la a vencer esse momento de dificuldade.
Provérbios 14:1: Toda mulher sábia edifica sua casa, mas a tola, com suas próprias forças, a destrói.
Ela possuía a verdadeira sabedoria, que é a sabedoria que vem de Deus.
Deus nos ensina a pedir em nossas orações pela sabedoria e pela aprendizagem de seus princípios.
Em Tiago 1:5 está que “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.
E a viúva do Livro 2 Reis, Capítulo 4, nos ensina cinco princípios que todos devemos seguir para que Deus opere milagres em nossas vidas.
1. A viúva sabia onde tinha que buscar ajuda:
A viúva não estava só, ela estava em uma comunidade que hoje chamamos de Igreja, e procurou o Profeta Eliseu, que era um dos homens de Deus. Eliseu conhecia a mulher e seu marido. Ela não era uma pessoa desconhecida, sem interação com a Igreja. O fato de estar inserida no Corpo de Cristo lhe propiciou a ajuda de que ela precisava.
A igreja é o Corpo de Cristo, onde Cristo é o cabeça, e os membros do corpo são seus integrantes. O envolvimento, o comprometimento de cada um de nós com a Igreja nos dão proteção.
É no ambiente da Igreja que encontramos proteção!
O afastamento da Igreja gera um esfriamento espiritual; endurece o coração; não segue princípios; não medita; não ora.
A Bíblia compara Satanás com o Leão, buscando a quem possa devorar. O Leão não ataca uma manada; ele sabe que não logrará êxito e será morto. Então ele observa a presa que se distrai, que se afasta da manada. O mesmo acontece com a pessoa que está afastada do Corpo de Cristo, ela se isola e vai deixando espaço para o maligno agir. O fervor por Deus, o comprometimento por Deus, afasta Satanás.
2. Deus usa o que temos:
Eliseu perguntou à viúva o que ela tinha em casa para ajudá-la no enfrentamento daquela dívida. A princípio, a viúva respondeu que não tinha nada em casa, apenas uma botija de azeite.
Mas ela estava enganada, pois Deus usa o que temos, independente do quão pequenina sejam nossas posses.
O pouco com Deus, pode se tornar muito!
Além disso, temos que saber que o que temos é de Deus e que Deus usa o pouco que temos para operar milagres em nossas vidas.
1 Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
No caso da viúva, Deus usou aquela botija de azeite. Além dela, através de Eliseu, Deus disse à viúva que fosse até os vizinhos e pedisse vasilhas vazias empresadas, o que ela fez.
3. Deus vai usar pessoas para contribuir no seu milagre: Deus preza relacionamentos! E temos que aprender sobre isso.
Pessoas precisam de pessoas; Deus operará milagres através de pessoas.
A viúva era uma pessoa de relacionamentos. Não era uma pessoa isolada das pessoas. E isso foi muito importante para ela, pois, através das pessoas que ela conhecia, obteve mais e mais vasilhas, trazendo-as para sua casa, para o milagre que Deus operava em sua vida.
4. O milagre na comunhão da família: Deus preza muito a família!
1 Timóteo 5:8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
O incrédulo é melhor do que aquele que diz que tem fé, mas não cuida de sua família. Não honra pai e mãe, não cuida dos filhos. E o senhor só ordena benção onde há comunhão, onde há unidade, porque é na unidade que há amor, reconciliação, perdão, cura de emoções.
Não espere algo trágico acontecer para procurar Deus. Tenha um relacionamento com Deus hoje e sempre!
Deus conhece um coração quebrantado!
Um coração arrogante, rancoroso, que acha que está sempre certo, que não se humilha, não terá milagres!
Salmos 34:18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
A viúva acreditou no que Eliseu a dizia, que eram orientações que vinham de Deus. Após conseguir as vasilhas, ela e os filhos fecharam as portas da casa. Ela derramou o azeite de sua jarra nas vasilhas e encheu todas as que tinha conseguido emprestadas. O azeite só parou, quando não havia mais vasilhas vazias.
Eliseu a mandou vender o azeite, pagar as dívidas e com o restante viver juntamente dos filhos.
5. O que você pode fazer, Deus não fará. Temos que agir; ter atitude. Não adianta esperar o milagre pacificamente!
Aquilo que não lutamos para alcançar não valorizamos.
A viúva não permaneceu inerte, ela agiu! Ela procurou Eliseu, homem de Deus, e seguiu as orientações que ele lhe repassou, orientações que vinham de Deus.
Deus operou um verdadeiro milagre na vida da viúva e seus filhos. Ele multiplicou o azeite que a viúva e sua família tinham em casa, de modo que, com a venda do produto, ela pagou a dívida que tinha, evitando que seus filhos fossem escravos do credor, e ainda pôde viver com o restante do que ganhara.
Não há dúvidas de que a viúva era uma pessoa de muita fé e que acreditou no que Deus estava operando em sua vida.
Nosso desafio é viver os princípios de Deus todos os dias. Deus quer operar milagres em nossas vidas e cabe a nós fazermos a nossa parte. Observar os princípios de Deus é um dos passos dessa caminhada!
Deus é um Deus de poder, temos que confiar, crer! Também temos que ter relacionamentos com as pessoas e estar inserido no Corpo da Igreja! Além disso, Deus quer atitude de nossa parte, não quer que permaneçamos inertes! O que está ao nosso alcance deve ser feito! O pouco com Deus, pode se tornar muito!