Em um instante tudo pode mudar.

Atualizado: 19 de Nov de 2019

1 Reis 19:1-9

Elias está no auge, no momento principal da sua vida, este (1 Reis 18: 16-45) foi o clímax do seu ministério, daquilo que ele poderia fazer à frente do povo de Israel como profeta. Elias, com coragem, ousadia e toda a perseverança do mundo, enfrentou quatrocentos e cinquenta profetas, não se rendeu a nenhum deles, “foi para cima”; mas fugiu diante da ameaça de uma mulher; Jezabel era uma mulher terrível. Tudo isso Elias enfrentou com coragem, mas, diante de uma palavra, de uma ameaça, ele teve medo e fugiu.


Como você reage diante de ameaças? Quais são as palavras e a más ou boas notícias que têm chegado a você e, como você tem reagido diante delas? O texto diz que ele entrou no deserto caminhando um dia. Este deserto remete a um tempo de escassez, de aridez e, às vezes, até de sofrimento, de solidão e oramos, por muitas vezes: “Deus, não me deixe entrar no deserto, não traga o deserto sobre a minha vida”. Mas Elias literalmente foi para o deserto com seus próprios pés.

A Bíblia diz que ele chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou pedindo a morte, dizendo assim: “já tive bastante, Senhor; tire a minha vida, não sou melhor que meus antepassados”. É interessante pensarmos sobre isso e fazermos uma analogia com nossa própria vida.


Quantos momentos na nossa vida em que, depois de um aparente sucesso, aparentes momentos de glória, de alegria, de paz, excelentes momentos, de repente, em um instante, tudo muda; e aquele que estava cheio de fé, de energia, de vigor, cheio de ânimo, começa a se entregar de tal forma que acha que não existem mais motivo para viver. E não estamos falando de um homem qualquer, estamos falando de um profeta de Deus, de Elias; a Bíblia fala sobre ele no Novo Testamento dessa forma: um homem que era sujeito às mesmas paixões que nós. Mas um homem que nesse momento se entregou e não queria mais viver por causa de uma ameaça que recebeu.

Elias disse que ele já tinha o bastante! Existia tanta coisa, tanta vida, existiam tantas situações para Elias agir, para fazer, mas ele começa a declarar que já teve o bastante e que ele não quer mais viver. Se você se encontra nessa situação hoje ou se você já se encontrou, essa palavra também é para você! Para nos lembrarmos quem realmente é nosso Deus e o que Ele pode e vai fazer por cada um de nós, mas depende muito da nossa atitude.


Elias depois se deitou debaixo da árvore e dormiu (1 Reis 19:5). Quando estamos desanimados, quando até começamos a entrar num quadro depressivo, de desânimo, de tristeza, de frieza espiritual, não queremos fazer mais nada, só entrar no nosso quarto, ficarmos isolados. Algumas coisas são gradativas, outras coisas são imediatas, cada um de nós responde de uma forma a um estímulo. Mas preste atenção numa coisa: sempre tem um ponto de partida, um catalizador, um gatilho, um motivo. Isso aconteceu quando Elias recebeu aquela notícia. O que tem acontecido na sua vida para desencadear isso na sua vida? Você precisa identificar quando algumas coisas começam a acontecer. Satanás investe no momento auge, quando estamos experimentando grandes momentos na nossa vida. Em meio a essas situações, não “durma”.

O anjo disse para Elias comer o pão assado e beber a água (1 Reis 19:5,6). Ele se levantou e comeu e voltou a dormir. O anjo voltou a dizer para Elias comer e beber para a viajem que ele iria fazer.


DEUS DÁ UMA DIREÇÃO

- viagem de quarenta dias: para mudar vícios ou hábitos; para pensar, avaliar, mudar

- ida para o monte: subir, ir para cima, não ficar parado, não entrar na caverna

- o que você faz aqui? Deus nos pergunta para saber a nossa convicção sobre a nossa vida. Será que estamos onde Deus quer?

- desculpas: dar “motivos” para não fazer o que Deus quer que seja feito (1 Reis 19:18). Ele sabe o que é melhor para nós. Deixe de lado as respostas prontas, fale a verdade com Deus; Ele o ama!

- direção de Deus: fique onde Deus quer; se Deus disse para ir, vá, se Ele disse para ficar, fique.

- murmúrio de uma brisa suave: às vezes Deus não está numa grande manifestação (vento, fogo, terremoto), mas, talvez, em murmúrio de uma brisa suave, agradável, talvez imperceptível para algumas pessoas.

- ouvir Deus: Elias saiu da caverna; distancie-se da caverna, do lugar de desânimo. Ainda tem muita coisa a fazer (1 Reis 19: 15-18).

Deus, independente da forma de se manifestar, sempre será a calmaria para o turbilhão da nossa alma, Ele sempre é aquele que traz a paz que excede todo o entendimento, para toda e qualquer situação que eu possa estar vivendo; Ele quer que haja paz, equilíbrio e calma. Não espere algumas coisas diferentes, milagrosas; tome uma atitude e se levante, saia dessa zona de conforto, saia desse lugar de desânimo e, permita realmente que Deus traga paz ao seu coração e à sua alma. Deus sempre estará batalhando em nosso favor!

Em um instante, tudo pode mudar. Elias estava no auge da sua vida, mas, de repente, ficou depressivo, desejando a morte. Precisamos seguir totalmente, não em partes, a direção que Deus nos dá. Precisamos reconhecer o lugar em que estamos e sair desse lugar, a não ser que esse lugar seja o centro da vontade de Deus! Esse é o único lugar de proteção e segurança para nós.


DEUS ENSINA - Efésios 6:10-17

Nossa força vem do Senhor e de ninguém mais; colocar os princípios de Deus em ação na nossa vida; ficar firmes contra as ciladas do inimigo da nossa alma; nossa luta é contra as forças espirituais do mal, não contra outras pessoas; resistir no dia mau, pois haverá dias maus.

Independente do que você esteja passando ou vivendo (só você sabe!), existe somente um lugar de verdadeiro descanso, realmente protegido e revestido, esse lugar é o próprio Deus, esse lugar é em Jesus. Você precisa tomar uma decisão: saia da caverna, saia do desânimo; decida permitir que essa decisão seja hoje, entregue-se e confie em Jesus; literalmente entregue os seus pensamentos, os seus sentimentos, o seu caminho, a sua vida a Deus; deixe Ele controlar, deixe Ele equilibrar, deixe Ele ser a brisa suave, porque ali Ele está. O Senhor tem um lugar de descanso para todos nós! A armadura de Deus é a presença dEle na nossa vida!

Deus, eu quero ir para esse lugar, eu quero experimentar a paz que excede todo o entendimento, quero que o Senhor venha trazer essa paz sobre a minha vida, sobre as minhas emoções, sobre os meus pensamentos. Quero sair da caverna, quero ir a esse lugar de segurança. Deus eu preciso da sua ajuda, preciso ser fortalecido!


Pastor: Edinho Mariano

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

SOBRE NÓS

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.