Igreja como lugar de proteção

“Igreja: uma família para pertencer”

Deus criou a família para formar o ser humano, para ele ser protegido, crescer saudável, sendo amado e amar. Você tem a sua família biológica, mas também tem sua família espiritual, depois que você aceitou a Cristo, Ele colocou o selo de propriedade em você, e você agora é filho (a) de Deus! Isso não é uma decisão religiosa, é algo realmente profundo, uma decisão de coração, de entrega da vida a Deus, de submissão a Ele, você se tornou membro da família de Deus.

E essa Igreja-família é muito mais do que um lugar para frequentar, é uma família para pertencer. A igreja somos nós, por isso que Deus fala: “Eu não habito em templos feitos por mãos humanas”, o Espírito Santo habita em nós, Deus habita em nós. Efésios 2:19, fala que nós “não somos mais estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e membros da família de Deus,” é assim que ele chama: ‘minha família’.

A igreja é comparada com o corpo humano, onde Cristo é a cabeça e a igreja é o corpo, a Bíblia diz: ‘vocês são corpo de Cristo e cada um de vocês individualmente é membro desse corpo’ (1ª Coríntios 12:27), cada um de nós tem uma função nesse corpo, Paulo fala em 1ª Coríntios 12:1-22, que todos precisamos uns dos outros e que a Igreja de Cristo deve ter uma relação de interdependência, porque Deus fez assim!

A palavra de Deus fala para nós, não existe cristão sem igreja, ao deixarmos de vir na igreja, perdemos a comunhão com o próprio Cristo, com o corpo d’Ele. Deus fala que este é o lugar de proteção, de bênção, essa igreja-família, eu creio, que está no coração de Deus, e a gente quer que a nossa igreja seja! Uma igreja exatamente como a igreja que Deus sonhou, a igreja que está no coração de Jesus pela qual ele deu o sangue d’Ele na cruz.

Em 1ª Pedro 5:8, o inimigo é comparado a um leão, “estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.” Nós estamos no lugar da proteção, mas temos um leão lá fora, rodeando, querendo devorar. Agora, é importante entendermos algumas situações relacionadas ao ataque do leão:

  1. O leão não ataca onde tem fogo

Você sabia disso? Leão não gosta de fogo, aliás, em geral os animais ferozes não gostam, por isso que um caçador é instruído a acender o fogo e manter aceso a noite toda. O que é esse fogo, espiritualmente falando? Esse fogo é a presença de Deus na nossa vida, a presença do Espírito Santo, que, na Bíblia, em várias situações é comparado ao fogo.

Quando perdemos esse fogo, nos tornamos religiosos, somente frequentadores de igreja, sem comunhão com o Pai, não nos sentimos parte da família. Perdemos a paixão, o amor pelo Senhor, talvez tenhamos que nos arrepender, como Deus fala para a igreja em Apocalipse: “Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio.” Apocalipse 2:5

O Espírito Santo gera em nós uma paixão por almas, por pessoas, não pela religiosidade, a verdade de Deus para nós é essa: a Igreja como lugar de proteção, e, a igreja local como esse agente que Deus colocou para nos treinar como ser igreja, onde somos acolhidos, protegidos, onde uns vão orar pelos outros. Temos o GA (Grupo de Amigos), que sabem da nossa luta, da nossa gratidão, onde pessoas oram por nós.

Nos precisamos de um grupo pequeno, onde Deus vai treinar áreas da nossa vida que fazem parte do caráter e dos atributos de Deus que a palavra nos ensina, a oportunidade do compartilhar: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16.” O leão não ataca onde tem fogo e o GA vai nos ajudar a manter o fogo aceso, manter a vida no espírito.

Fogo também é luz, o diabo não gosta de luz, João, capítulo 11 diz: “quem anda na luz não tropeça” e João 8:12 diz: “quem anda na luz não vive nas trevas”. Quanto mais brasas juntas, maior é a altura do fogo, a Igreja de Cristo é assim, por isso que Deus fala para nos esforçarmos para manter a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Efésios 4:3.

  1. O leão não ataca manada

O leão não ataca manada porque já viu alguns leões morrerem por causa disso, eles são pisoteados. Eles rugem de fora, tentando amedrontar e ver quem se afasta, se distrai. Precisamos ter cuidado com as distrações, o inimigo vai querer nos tirar do foco, ele não pode atacar a Igreja de Cristo toda unida, ele espera aquela ovelhinha se afastar do rebanho, vai e ataca. Quem se isola, busca interesses egoístas, se rebela contra a sensatez, contra a sabedoria de Deus, ao nos afastarmos estamos nos colocando contra o conselho de Deus, o conselho da comunhão.

O inimigo vai fazer de tudo para querermos nos afastar, vai criar confusão na igreja, vai tentar criar todo tipo de problema para que nos afastemos do rebanho, do lugar da proteção. A igreja tem que estar atenta a tudo isso, para não ficar sem discernimento. Igreja não é perfeita, todos nós estamos sendo tratados por Deus, precisamos ser mais tolerantes com os erros dos outros.

  1. O leão ataca a presa ferida

Uma ovelha ferida fica para trás, não consegue acompanhar o rebanho. As vezes fica magoada, ressentida e se torna um alvo fácil. Estes são os cristãos ressentidos, com raiva e coração endurecido, que, na verdade, são pessoas feridas. Atrás de toda pessoa que fere alguém, tem uma pessoa ferida. Quanto mais tempo passar mais a ferida irá aumentar, precisamos da cura de Deus.

Duas coisas fazem com que uma pessoa possa se excluir da Graça de Deus: quando as pessoas não querem Deus; e, quando as pessoas que estão feridas são rancorosas, em Hebreus 12:15 diz: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos;”

Deus quer que sejamos uma igreja transformada e que haja o amor de Deus entre nós, que é essencial para que todos vivam bem. “Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.” Provérbios 28:14

O Conselho de Deus:

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” Hebreus 10:25.


Pr. Jefferson Borges

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.