Marcas de uma igreja relevante

Deus quer que você ame sua cidade, se você amá-la, você vai amar as pessoas dessa cidade. E nessa cidade, precisa ter uma igreja excelente, e essa igreja é você. Para excelência, essa igreja precisa ser relevante, causar impacto na cidade. Com base no texto de Marcos 2:1-12. Iremos ver as marcas de uma igreja relevante. “Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados". Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: "Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? " Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: "Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos nada igual!"


1. Ser urbana

A igreja precisa amar a cidade e amar as pessoas da cidade. Estar contextualizada no meio do povo, estar no coração da cidade, estar conectada no trabalho, na comunidade, na família, com os amigos. Você é a igreja! Você precisa estar inserido como igreja. A igreja não se isola.

2. Estar nas casas

Jesus estava pregando numa casa. A igreja precisa estar conectada nas casas, como por exemplo, por meio dos grupos de amigos (GA).

3. Pregar a palavra

A igreja precisa ensinar a palavra de Deus, como Jesus estava fazendo: “Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra.” Marcos 2:12. Este é o nosso desafio como igreja, estudar a palavra de Deus. Não desanime de estudá-la. A palavra de Deus gera fé, transformação de vida. Se você esfriar na fé, você se afasta da presença do Pai, e o inimigo pode armar uma cilada.

4. Atrair os doentes

Como Jesus atraiu aquele enfermo. A igreja saudável atrai pessoas que precisam de cura (física ou emocional), transformação de vida. Deus tem prazer em fazer milagres. Porque a honra e a glória é para Ele.

5. Um se sacrifica pelo outro

No texto lido acima, quatro homens se sacrificaram por um paralítico. Todo amor gera sacrifício. Jesus é nosso maior exemplo de amor, sacrificando por nós na cruz. Toda igreja que ama, vai gerar impacto, porque vão ver Deus, Deus se torna visível. Como está escrito em 1 João 4:12: “Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.”

6. Superar obstáculos

Os homens foram movidos por fé, contornaram o problema, indo por cima da casa, entrando pelo telhado. As coisas de Deus são loucura para o mundo. A igreja não pode desistir. A igreja não desiste. Não para.

7. Viver pela fé

Jesus vendo a fé daqueles homens, curou o paralítico. A atitude deles demonstrou fé. Tem atitudes nossas que revelam muito mais fé do que nossas palavras. A igreja vive pela fé.

8. Confrontar a religiosidade

A igreja não aceita ensinos humanos. Ela não se prende ao espírito de religiosidade. É preciso confrontar o espírito da religiosidade, como Jesus enfrentou os mestres da Lei. O espírito de religiosidade apaga a ação do Espírito Santo, vai contra a verdade de Deus. O que prega a religião não transforma vida. Devemos confrontar esse espírito em nome de Jesus.

9. Viver o sobrenatural de Deus

O sobrenatural está disponível para quem crê nos milagres de Deus. Deus só vai fazer milagre na sua vida se você crer. Se você não crer, o milagre não acontece. O justo viverá pela fé.

10. Dar testemunho

Jesus falou para o paralítico, carregar a maca, para ele lembrar de onde ele veio. Devemos lembrar de onde viemos, das trevas. Precisamos dar testemunho de onde Deus nos tirou para seu Reino de Luz. Não podemos ter vergonha e ficar calado. A casa é o primeiro lugar onde deve ser dado testemunho, depois no trabalho, amigos. Nós éramos pecadores, desviados da verdade, agora somos novas criaturas. O sangue de Jesus está sobre nós. Porém, quando a igreja dá mau testemunho, muitos se afastam. Não podemos praticar coisas erradas e influenciar as pessoas. Deus vai usar você para ganhar almas para Ele. Dê testemunho de vida, conserte o que está errado, perdoe as pessoas. A igreja de Cristo não entra em corrupção.

11. Submissão a palavra de Deus

O enfermo não questionou Deus, apenas obedeceu. Tem coisas que você está orando, mas no momento é hora de obedecer o que Deus está pedindo.

12. Impactar as pessoas

Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos nada igual!!” Marcos 2:12

Esteja disposto a fazer parte dessa igreja relevante.


Pr. Jefferson Borges

13/09/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.