Nós estamos em guerra!

Não é novidade para ninguém que estamos em um tempo de dificuldades, uma verdadeira guerra. Ainda mais complexo do que um exército é esse inimigo que estamos enfrentando, pois ele é invisível. Não sabemos a real origem desse vírus, mas sabemos que, se todo o mundo está sendo danificado por ele, é porque nosso Deus está permitindo isso e existe um propósito.

A Palavra de Deus, em Romanos 8:28, nos diz o seguinte: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Dessa forma, mesmo que as circunstâncias pareçam adversas e complexas, se amamos a Deus temos a certeza de que tudo coopera para o nosso bem. Segundo João 14:21a, “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama”.

A Bíblia nos traz uma incrível história sobre guerra. O povo de Deus estava para enfrentar uma grande batalha, na qual, sem a ajuda de Deus, não haveria esperança de vitória. Contudo, por meio do rei Josafá, o Senhor conduziu o povo à vitória!

Essa história se encontra em 2 Crônicas 20. Quando o povo ficou alarmado, o rei voltou seus olhos para o Senhor. O versículo 12b nos diz o seguinte: “Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti". Mesmo com medo, o rei tomou a decisão certa, de confiar no Senhor e não dar espaço ao medo! E ele teve a vitória, juntamente com seu povo, por causa da misericórdia e da fidelidade de Deus!

Diante disso, o que o rei Josafá nos ensina quando estivermos com medo diante de uma grande batalha em nossas vidas?

1. Precisamos orar

O rei logo convocou seu povo, para que orasse e jejuasse intensamente, confiasse em Deus e soubesse que a vitória seria deles. Foi um ato de fé da parte do rei e do povo, e, também, uma clara demonstração de unidade, de uma verdadeira igreja sendo formada naquele lugar.

Olhando para essa atitude, podemos refletir sobre o seguinte: como tem estado nosso tempo de jejum e oração no meio da batalha? Temos estado ansiosos e preocupados com a possibilidade de derrota? Temos orado pelos irmãos em necessidade e procurado ajudá-los em meio aos tempos de vacas magras? Temos sido igreja?

Filipenses 4:6,7 nos diz o seguinte: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”


2. Precisamos estar em unidade

O povo estava unido em um mesmo propósito: buscar a Deus. O versículo 13 nos diz que “Todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até os de colo, estavam ali de pé, diante do Senhor”. Isso é unidade, é igreja, é comunidade. Precisamos estar comprometidos com o que Deus tem feito em nossa igreja, pois é na unidade que o Senhor ordena a benção.

Mateus 18:19 nos fala sobre a unidade: "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.”


3. O profeta Jaaziel diz ao povo: não tenham medo

Certamente, essa palavra foi direcionada ao rei. Ele precisava ter coragem para poder guiar o povo e confiar em Deus. Se o rei não tomasse para si essa verdade, Deus não faria o milagre!

Precisamos continuar confiando no Senhor. Ele disse a seu povo que a batalha não era deles! Deus faria o milagre! Ele queria tirar o medo do povo e substituí-lo por confiança. É essa a atitude que precisamos ter.

4. O profeta diz: enfrentem o inimigo

Não existe uma contradição aqui? Afinal, Deus não disse ao povo que a batalha era dele, e que ele faria o impossível?

Não. Na verdade, o que Deus quis dizer era que o povo deveria fazer sua parte, e ele faria a dele!

Quando olhamos para toda essa situação do vírus, por exemplo, sabemos que precisamos tomar os cuidados necessários e, ao mesmo tempo, confiar em Deus!

Tempos de guerra são sinônimo de quebrantamento, de submissão, de um coração novo e disposto a obedecer! É esse o propósito de Deus!

5. Confiem e tenham fé no Senhor

Quando o povo foi para a batalha, o rei Josafá colocou seus ministros de louvor à frente do exército, em vez de armas! Eles foram cantando “Deem graças ao Senhor porque o seu amor dura para sempre!”. Isso é um ato de fé, pois o povo sabia que a vitória viria por meio de Deus!

Toda vez que há uma devoção e um louvor verdadeiro, o Senhor faz o milagre. O povo nem mesmo precisou lutar, pois confiou em Deus de todo o coração!

Que possamos aprender com essa história, e cantar louvores a Deus, sabendo que ele nos dará a vitória!


Pr. Jefferson Borges

Data: 29/03/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.