O Espírito Santo em nós

A Palavra diz para nos enchermos do Espírito Santo, para andarmos e vivermos Nele e, para isso, precisamos conhecê-Lo.

A Teologia trata o Espírito Santo como a terceira pessoa da Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O Deus Pai está nos céus com Jesus, à Sua direita, que nos enviou o Espírito Santo (João 14:16).

A chave do Cristianismo na Terra está nas mãos do Espírito Santo que fecundou Maria e nasceu Jesus. Ele começou a fazer milagres, curando através do Espírito Santo e ensinando instruído pelo mesmo Espírito. Jesus foi entregue à cruz e ressuscitou, no terceiro dia, pela ação do Espírito Santo.

Não podemos viver uma vida religiosa, mas, sim, uma vida de relacionamento com Deus, através do Espírito Santo que testemunha sobre Jesus. Quando aceitamos a Jesus e inicia-se um processo de transformação, é pela ação do Espírito.

Deus derrama os dons espirituais na Igreja que começa a manifestar amor, alegria, paz, bondade e fidelidade, mudando de vida, através do Espírito no qual tudo está centrado.

O Espírito Santo é uma pessoa (não física) e nós podemos entristecê-lo. Ele tem sentimentos, emoções e vontades. Ele nos ensina e nos guia à verdade. Sendo Deus, Ele é Onisciente, Onipresente e Onipotente. Ele é Consolador e Conselheiro e intercede por nós. Ele fala conosco de formas ilimitadas, através de pensamentos ou sentimentos, em sonhos ou visões e pela Palavra.

O Espírito Santo não é uma força mística, mas pode produzir emoções no ser humano. Ele mora na vida dos que creem (Efésios 2:22 e I Coríntios 3:16) e como pode morar em nós se não O conhecermos? Precisamos ter intimidade com Ele, através da oração, da Palavra e da consciência da Sua presença, pois é na Unidade que Deus ordena a benção.

Como saber se o Espírito Santo habita em nós?

Além dos frutos manifestados, que causam transformação de vida, há quatro sinais de que Ele está habitando em nós:

1) A luta entre a carne e o espírito (Gálatas 5:17): Os conflitos acontecem na nossa consciência, pois o Espírito Santo nos incomoda quando queremos pecar. Entre a carne e o espírito, vencerá aquele que estiver melhor alimentado.

2) A consciência de que somos Filhos de Deus: Somos selados pelo Espírito (Efésios 1:13) e se esfriamos espiritualmente, apagamos o Espírito em nós e O entristecemos. Vivemos sem a Graça de Jesus? Sem o Amor de Deus? Viveríamos, então, sem a Comunhão do Espírito Santo? (II Coríntios 13:14). Ele está muito presente na vida dos cristãos, por isto, precisamos conhecê-Lo e aprimorarmos o nosso relacionamento com Ele. Precisamos viver um avivamento genuíno que acontece através da transformação de vidas, da ousadia daqueles que têm fé!

3) Começamos a experimentar libertação (II Coríntios 3:17): O Espírito Santo nos dá a liberdade que nos traz paz e nos conduz a uma vida plena. O ser humano é formado pela hereditariedade e pelo meio em que vive. Cristo promove a mudança e a transformação necessárias para uma vida cristão saudável.

4) Participamos dos sofrimentos de Cristo: O sofrimento, enquanto provação, leva-nos a participarmos da glória de Cristo (Romanos 8:17,18 e I Pedro 4: 12 - 19). Resista aos sofrimentos e humilhações (Mateus 5:10) e glorifique a Deus. Deus faz morada em nós (João 14:23)

O Espírito Santo é um selo de propriedade (Efésios 1:13) Não se perde

Este selo. Somos filhos para sempre! Somos moradas de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

O Espírito Santo espera que abramos os nossos corações para Ele e que Ele entre em nossas vidas através de Jesus Cristo, sem quem Nada podemos fazer.

Por que a vida espiritual de algumas pessoas se acaba? Por causa da religiosidade e da própria força de vontade.

Precisamos do sobrenatural de Deus que vem através do Espírito Santo. Cada um de nós precisa ter a própria experiência com Ele. Precisamos desejar a presença do Pai e nos enchermos do Espírito Santo para experimentarmos o sobrenatural de Deus!

Pastor: Jefferson Borges

Data: 04/08/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.