O mais importante que você precisa

No evangelho de Lucas, capítulo 10, do versículo 38 ao 42, a Bíblia narra a passagem em que Jesus e seus discípulos são recebidos por Marta, em sua casa. Marta estava muito ocupada com seus afazeres, provavelmente preparando algum alimento para os treze homens que agora estavam em sua casa.

Maria, irmã de Marta, estava aos pés do Senhor, ouvindo suas palavras. Marta indignada repreende Jesus dizendo: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude". Jesus lhe responde: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".

Com essa passagem Jesus nos ensina a acalmar nosso coração e a confiar no Senhor. Marta estava muito ansiosa com coisas. Em Filipenses 4:6,7, a Palavra nos fala a respeito da ansiedade, assim dizendo: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Jesus é o príncipe da paz, onde ele entrar a paz deve reinar.

Em Romanos 8:6-8 está escrito: “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.”

Andar na carne é ter a mesma atitude de Marta, num verdadeiro ativismo religioso, em que a pessoa está preocupa com os afazeres e serviços, mas seu coração está longe do Senhor. Marta estava fazendo as coisas com a motivação errada, ela na verdade queria reconhecimento e atenção.

Jesus, ao repreender Marta, não estava dizendo que o serviço não era importante, pois Ele mesmo disse: “E quem quiser ser o primeiro deverá ser servo de todos” (Marcos 10:44); e ainda: “Jesus não veio para ser servido, mas para servir...” (Mateus 20:28). Qualquer um que desejar ser promovido no Reino de Deus terá que ser servo. O servo faz aquilo que precisa ser feito, onde há necessidade.

Marta, de fato, tinha um coração servidor, mas ela tinha uma dificuldade de lidar com sua própria vida e prioridades. Devemos entender que, antes de sermos servos, somos filhos de Deus. Um relacionamento de pai e filho é muito mais profundo do que o relacionamento entre um servo e seu senhor.

Maria escolheu a boa parte, uma vez que estava aos pés de Jesus, recebendo direto da fonte. Se quisermos ter intimidade com Deus, devemos nos aproximar dele. Mais importante do que servir e fazer coisas para Deus é o nosso relacionamento com Ele, relacionamento de pai e filho.

Assim como Marta, muitas vezes ficamos ansiosos com as coisas da vida, pois nos esquecemos de que o Senhor é quem está no controle de tudo. Se existe algo na nossa vida que nos deixa constantemente inquietos, devemos fazer tal qual Maria: escolher a boa parte, que é o relacionamento com o Pai, algo que jamais poderá ser tirado de nós.

Por meio desta passagem, Deus nos mostra o que é mais importante, assim como está escrito em Mateus 6:33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Se buscarmos em primeiro lugar as coisas de Deus, a primeira coisa que virá até nós é a sua paz. Buscar a justiça de Deus é viver uma vida com integridade, é deixar tudo aquilo que é injusto.

Depois de buscarmos essas duas coisas fundamentais, o Senhor nos promete que acrescentará tudo aquilo que nos for necessário, sem deixar faltar nada. Isso inclui tirar da nossa mente tudo aquilo que nos deixa sem sono e constantemente inquietos e ansiosos. Pois a sua paz, que excede todo entendimento, reinará em nossa vida.

O mais importante de tudo é buscar um relacionamento com Deus. Quando desejamos buscar ao Senhor apenas através do serviço, tal pratica se torna uma religiosidade. O Senhor deseja se aproximar de nós, Ele está perto de nós, a palavra Dele nos assegura isso: “Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.” (Atos 17:27)


Pastor: Jefferson Borges

Data: 08/09/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.