O Poder da Ceia

Hoje vamos celebrar a Ceia do Senhor. Esse é momento fantástico, que retrata oque Jesus fez na cruz por nós, Sua morte e ressurreição.

Jesus veio com muitos ensinos, que chocaram toda uma sociedade, por exemplo: orar por nosso inimigo, combater mal com bem, o templo será destruído e será reconstruído em três dias (Sua morte e ressurreição); quando Ele falou que era o próprio Deus, muitos não acreditaram pois conheciam os pais dele, mas ele foi fecundado pelo Espírito Santo de Deus; Ele não tinha o pecado original. E, para pagar o preço do pecado, o Cordeiro não podia ter pecado. A Bíblia fala que há “pecadinho” e há “pecadão”, inclusive pecado que leva a morte, a destruição; quando Jesus falou sobre adultério (Mateus 6), que é um pecado terrível, Ele foi tão enfático nisso que disse que o somente pensar em outra mulher, você já está cometendo adultério em seu coração e você só não faz por falta de oportunidade. Ser você for infiel no pouco, será infiel no muito. Tudo isso Jesus falava e queria trazer um ensino com uma nova realidade espiritual, e as pessoas ouviam e foram aceitando que Ele era o próprio Deus encarnado em ser humano, que morreria por nós; em busca de reconciliar com a humanidade.

Mas teve uma coisa que Ele falou que chocou demais as pessoas, elas não suportaram e muitos discípulos abandonaram Jesus: “Vocês precisam comer a minha carne e beber o meu sangue” (João 6:54). As pessoas pensaram que Jesus pregava “vampirismo”, “canibalismo”, mas elas não entenderam o que Ele estava falando; e quando não entendemos, não geramos fé; pra gerar fé, precisamos entender. É como aquela semente que cai a beira do caminho e o pássaro pega (Mateus 13); a semente é a Palavra de Deus, é comparado aquele que houve a Palavra, ouve a Verdade mas não entende, e porque não entende não gera fé. A Palavra precisa entrar pela mente, pelo conhecimento (Romanos 10:17), você precisa entender. Por isso que o Evangelho precisa ser explicado com simplicidade, como Jesus fazia, para as pessoas entenderem. Quando Jesus falou sobre “comer a minha carne e beber o meu sangue”, e muitos o abandonaram (João 6:60-69), Ele perguntou aos doze discípulos se eles também o abandonariam, Pedro respondeu: “para onde iremos se só o Senhor tem palavras de Vida Eterna, nós cremos que o Senhor é o Santo de Deus (João 6:68,69)”.

Na verdade, aquelas pessoas não queriam Deus dentro delas. Muitos não querem o Pão da Vida, querem somente o pão material, a benção material, para não ter problemas nessa vida; elas ainda não entenderam a Palavra. O foco de Deus é a Eternidade. João 14:25 fala que “o Pai e o Filho vem e faz morada em nós”; a nossa carne se mistura com a carne dEle, o nosso sangue se mistura com o sangue dEle, e há uma aliança. Há um poder no mundo espiritual quando você entende isso!

A Ceia do Senhor tem um propósito espiritual. Lembramos oque Ele fez na cruz por mim e por você. Examine você a si mesmo, sobre o compromisso entre você e Deus (1 Coríntios 11:28). Até o Dia que Ele voltar. Precisamos entender de verdade oque o Senhor quer quando participamos da Ceia do Senhor.

Quando Jesus fala “comer minha carne e beber meu sangue”, significa que a vida de Deus está sendo gerada em você e você está se alimentando dessa ação de Deus sobre a sua vida. Isso é espiritual! A Ceia do Senhor é a celebração de uma nova aliança com Deus.

Paulo escreveu a Igreja de Corinto porque eles estavam fazendo errado, sem propósito espiritual; eram glutões e egoístas, humilhavam os outros (1 Coríntios 11 em diante), não se preocupavam com Deus, desprezaram o que Deus fez, banalizaram oque Deus fez! Não podemos simplesmente participar da Ceia, de qualquer forma; precisamos viver corretamente, agradando a Deus (Ele sabe que erramos), Ele quer saber o quanto estamos dispostos a buscar o concerto, a limpar o coração. Pense (como está sua vida com Deus), se examine e então coma e beba do Cálice. Nosso Deus é rigoroso, mas é justo, não vai privar você de participar da Ceia; mas aquele citado 1 Coríntios 5, esse deve ser afastado, excluído, e Paulo orou para que ele fosse entregue a satanás. Examine-se, esteja disposto a lutar contra o pecado, se arrependa. Jesus disse: “quem vier a mim, de maneira nenhuma lançarei fora” (João 6:37).

2 Coríntios 8 diz que o seu testemunho é importante para os outros; nosso pecado pode nos matar(Provérbios 6), nada passa aos olhos de Deus!

Deus deve estar na nossa essência, mas a religião nos faz sermos como os fariseus mostrando somente o exterior. Deus está preocupado com a nossa adoração a Ele. Quanto mais o Espírito Santo entrar em você, mas você terá a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16).

Deus vai tirar toda a podridão da religiosidade, entregue sua vida a Ele!

Paulo colocou ordem na Igreja de Corinto, pois nosso Deus é um Deus de ordem, de autoridade. A autoridade serve para proteger das ciladas diabólicas.

Não deixe o pecado lhe impedir de participar da Ceia; examine a sua vida, Deus vai mostrar oque precisa mudar, Ele vai lembrar que você precisa mudar naquele ponto; na imoralidade, no perdão; lute contra esse pecado, Deus quer lhe abençoar e ter mais comunhão com Ele. Deus amor, é justo!

Qual o resultado da Ceia do Senhor na nossa vida espiritual? Está em 1 Coríntios 10:16, quem participa da Ceia, do Cálice e do Pão, é abençoado por Deus. A banalização da Ceia do Senhor, causa prejuízo espiritual (1 Coríntios 11:30). A Ceia é benção se quisermos participar como Deus ensina.

Decida-se hoje com o Senhor, peça para Deus lhe perdoar nesses pecados (diga a Ele quais são os seus pecados), deseje esse novo Caminho. O Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Pergunte ao Senhor para Ele lhe mostrar os seus erros, Ele ouve a nossa oração. Ele nos perdoa, Ele enterra no fundo do mar (Miquéias 7:19). Entregue sua vida a Deus, Ele quer entrar e fazer morada, quer fazer um aliança de sangue com você.

Quando participamos desse momento de celebração, que Jesus ensina, significa que estamos recebendo a vida de Deus em nós, é um simbolismo profético! É a vida de Deus em você!

Sempre que você participar da Ceia, lembre dessa aliança de sangue. Ele comprou tudo na cruz, nos adquiriu.

“Jesus, na noite que foi traído, tomou o pão, e tendo dado graças o partiu e disse: isto é o meu Corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim. Da mesmo forma, Ele tomou o cálice e disse: este Cálice é a nova aliança no Meu sangue; façam isto memória de mim. Porquê sempre que comerem deste Pão e beberem deste Cálice, vocês anunciam a morte do Senhor, até que Ele venha” (1 Coríntios 11:23-26).

O nosso Deus é amor e merece toda nossa gratidão, toda nossa honra; e sabe qual a melhor forma de honrar a Deus? Ter uma vida consagrada a Deus!

Ore comigo: “Obrigado Pai, por o Senhor estar presente aqui; livra-me de doenças; acampa os Teus anjos ao meu redor; não me deixe acomodar no pecado, não me deixe, Senhor, gostar do pecado; livra-me das armadilhas, das ciladas; me traz a cada dia um quebrantamento, um arrependimento verdadeiro, uma nova vida a cada dia; Senhor, obrigado por me ensinar a Ceia, e que essa aliança que tenho contigo, sempre viva. Para Tua honra e Tua glória, em Nome de Jesus, amém”!


Pr. Jefferson Borges

Data: 16/08/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.