O Poder do Evangelho


Mensagem do dia 07/02/2019

Pastor Jefferson Borges


O poder do Evangelho é o poder de Deus em nossas vidas! É o poder das Boas Novas de Jesus Cristo! Sem o poder do evangelho, somos apenas religiosos e não experimentamos a verdadeira TRANSFORMAÇÃO de vida! O poder do Evangelho transforma. Este é o desejo de Deus para nossas vidas.

Um exemplo de como Jesus pode nos transformar é a história das onças que estavam atacando e comendo com as ovelhas e o gado de alguns criadores. Eles precisavam resolver este problema, estavam tendo prejuízos. Inicialmente eles começaram a matar as onças, mas resolveram apenas o problema do gado, das ovelhas e o deles, mas estavam exterminando um animal em extinção. Na sequência tiveram outra ideia, colocar as onças na jaula! Animais selvagens em jaulas! Não deu certo também! Precisavam dar alimento e o risco continuava. Também não resolveu o problema. A natureza da onça continuava a mesma. Não havia solução! A não ser que...... a onça fosse transformada em ovelha! Seria isso possível?

Aos olhos humanos jamais! É impossível transformar uma onça feroz em uma ovelha dócil que não comerá ninguém! Precisa do sobrenatural de Deus! De outra forma, a onça continuará sempre onça.

A religião é a jaula que prende a onça, mas não a transforma em ovelha. A religião não é suficiente para transformar a natureza humana. Este é o paralelo entre Religião e o Poder do Evangelho de Cristo. A onça presa, no menor descuido, foge, ataca, é onça! Essa é a religiosidade. Não muda a essência.

O Poder do Evangelho nos tira da jaula, muda nossa natureza e nos vacina contra o pecado! O pecado não nos domina mais! O evangelho transforma a essência do ser humano, a religião não consegue isso! Saímos da jaula porque Jesus nos tira dela, somos novas criaturas com corações transformados! Ele muda nossa natureza.

“Aquele que está em Cristo é Nova Criatura, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo” 2 Coríntios 5.17

Quem permanece no pecado não experimentou o poder transformador do evangelho de Jesus Cristo. Está ainda na religiosidade. O maior milagre que Deus pode fazer em um ser humano é a mudança de coração. Vejamos a promessa em Ezequiel 36. 26-27 “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”.

Esse é o desejo de Deus! Transformar-nos em onças famintas pelo pecado em ovelhas mansas cheias do Fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23): amor, paz, alegria, paciência, doçura, bondade, fé, mansidão e domínio próprio.

É preciso estar em Cristo! Só Ele pode nos transformar! Estar na igreja não é ser transformado! É preciso estar em Cristo! Religião não transforma ninguém! Jesus transforma!


Quatro Passos de mudança em Jesus Cristo: Deseje, Negue-se, Tome a sua cruz e Siga

Mateus 16.24 “Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”

1) É PRECISO QUERER/DESEJAR MUDAR!

"Se alguém quiser acompanhar-me.... o início do trecho de Mateus é bem claro, as palavras de Jesus são claras..... é preciso QUERER/DESEJAR poder transformador do Evangelho, sem esse desejo genuíno não ocorrerá! Deseje o poder transformador do Evangelho ardentemente, intensamente, peça por experiências com o Senhor Jesus! Deseje como o ar que você respira!

Lucas 19 conta a história de um homem rico. Jesus nos ensina que é difícil um homem rico entrar no céu, mas não impossível! “Para Deus nada é impossível“ (Lucas 1.37). Ele é Deus, soberano, fez isso com Zaqueu. Ele desejou ver Jesus e foi transformado. Se desejarmos a Deus de coração, Ele para com o intuito de nos olhar e nos transformar! O Senhor jamais despreza um coração quebrantado e contrito! Jesus chamou Zaqueu pelo nome. O chamou com alegria (Lucas 19.6). O mais difícil em nós é a mudança da nossa natureza. Somos egoístas, orgulhosos. Sem o poder transformador do Evangelho não mudamos, nossos esforços não valem de nada. A mudança de Zaqueu foi impressionante! Parou de roubar e restituiu as pessoas que roubou! Mudou o comportamento! Se o poder do evangelho entra em nossas vidas, mudamos!


2) NEGUE-SE A SI MESMO!

A morte do “eu” exige submissão total e voluntária ao poder transformador do evangelho de Jesus Cristo! Decidir/desejar a transformação e se SUBMETER a ele. Negar-se a si mesmo, morrer para nossas vontades. Lutar contra a natureza carnal impregnada em nós desde o nascimento. Obedecer a princípios de Deus, rendição total.


3) TOME A SUA CRUZ!

A cruz não é um fardo pesado e nem uma pessoa específica, mas Jesus está mostrando a Sua própria cruz e Ele já a levou! Tomar a cruz significa se esforçar intensamente! A vida cristã é uma batalha! Perseverança! Tomar a cruz é perseverar para morrer para nós mesmos e prosseguir! Se fosse fácil a vida cristã, todos seriam! Existe algo a fazer.

O poder de Evangelho não se manifesta de braços cruzados! E Deus está muito mais interessado no nosso caráter do que no nosso conforto. A mudança exige esforço! Se começa desejando, depois negando-se a si mesmo e depois tomando a cruz.


4) SIGA-ME!

Siga princípios, obedeça aos mandamentos! É preciso perseverar, esperar e confiar neste poder transformador do Evangelho! O encontro com Jesus muda nosso coração e isso ocorre dia a dia! Rendendo-se e buscando dia a dia Jesus. A santificação não é instantânea, é um processo.

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS? O que o Poder Transformador do Evangelho produz em nós? Essencialmente três coisas:


1- Uma nova consciência de pecado. Após a entrada do poder do evangelho, passamos a ter consciência de nossos atos errados, o Espírito Santo nos lembra o tempo todo de nossas atitudes que estão em desacordo com a vontade de Deus. Ao nos tornarmos filhos, Deus peleja o tempo todo por nós! “Não apaguem o Espírito Santo” (1 Tessalonicenses 5.19).


2- Que sejamos luz! Onde entrarmos o ambiente precisa mudar! Outros precisam ser abençoados, iluminados. Ser luz através de boas obras também, do bem que fazemos aos outros. “Vençam o mal com o bem! Façam coisa que vocês neguem a vocês mesmos! Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. Romanos 12.21

Quando decidimos ser luz, as trevas saem! Um caráter aprovado é boa obra, mudança de comportamento é boa obra, transformação de coração é boa obra!


3- Buscar um temor constante no coração. Deuteronômio 13.4 “Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele”

Jesus transforma! Creia, deseje, entregue-se e prossiga!

O Evangelho tem poder para mudar qualquer história, qualquer situação, qualquer coração! Deus não se importa com o passado de ninguém, com a religião de ninguém, Ele deseja transformar corações! Transformar onças em ovelhas!

Sem Jesus, continuamos onças! Deseje ser ovelha!

Deus traz à existência aquilo que não existe! Renda-se!

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

SOBRE NÓS

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.