O Poder do Perdão!

Hoje quero compartilhar uma palavra que é o básico, é o essencial na vida cristã, que é perdoar! E falar sobre o poder do perdão. Porque se você não perdoa, vai ser muito difícil você prosperar na vida cristã, porque você vai ficar travado espiritualmente. Ainda, a pessoa que não consegue perdoar gera mágoa, ressentimento no coração e isso funciona como um veneno pra alma dela, adoecendo-a. Agora, quando se consegue perdoar, há um poder sobrenatural no perdão. Isso porque, quando perdoamos, nos identificamos com Cristo e então o Senhor derrama bençãos sobre nós, porque Ele vê em nós o caráter do filho Dele.

Vejamos alguns mitos em relação ao perdão:

Primeiro mito: PERDOAR É ESQUECER. Não. Perdoar é saber lidar com a consequência de uma ofensa. É lembrar da ofensa, mas ela não doer mais.

Segundo mito: QUEM INSISTE NO ERRO NÃO MERECE PERDÃO. Também isso não é verdade. Em Mateus 18 Jesus diz ao apóstolo Pedro ser necessário perdoar, não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete; ou seja, não há limites para o perdão.

Terceiro mito: SE EU PERDOAR VOU TER QUE SER AMIGO DA PESSOA. Não. Amizade é uma questão de afinidade e você não é obrigado a ter afinidade com a pessoa que perdoou; mas você é obrigado a respeita-la, conversar com ela se for necessário, trata-la como um irmão em Cristo, ter respeito, consideração e amor por ela.

Quarto mito: PARA EU PERDOAR ELE TEM QUE ME PEDIR DESCULPA PRIMEIRO. Não há nada na bíblia dizendo que a pessoa tem que pedir perdão primeiro para ser perdoada. Jesus nos amou e nos perdoou primeiro lá na cruz, mesmo sendo nós pecadores.

Quinto mito: PERDOAR É ALGO QUE EU RESOLVO SOZINHO. Alguém pode até conseguir, em algumas situações, mas há ofensas graves que possivelmente você não consiga resolver sozinho, então, ficará procrastinando e nunca conseguirá resolver; e isso travará sua vida.

Sexto mito: SÓ VOU PERDOAR QUANDO EU SENTIR VONTADE, NÃO SOU HIPÓCRITA. Jesus não estava com vontade de ir para a cruz, para nos perdoar, mas Ele colocou a vontade de Deus em primeiro lugar e obedeceu. Se você quer ter uma vida abençoada com o Senhor, você precisa perdoar, porque o perdão é um mandamento.

Perdão é uma das coisas mais importantes da vida, tanto que Jesus o colocou na oração do Pai Nosso.

Vejamos, então, seis princípios que falam sobre o PODER DO PERDÃO.

Primeiro princípio: PERDÃO GERA PERDÃO. Em Mateus 6:14 há uma condição: se houver o perdão, nós somos perdoados. É uma lei de Deus para todos. Sem perdoar você ficará travado espiritualmente e impedido de receber as bençãos de Deus.

Segundo princípio: FALTA DE PERDÃO PRODUZ TORMENTO. A pessoa fica atormentada. A gente sabe que é difícil perdoar ofensas graves, mas quando perdoamos, Deus nos abençoa e derrama benção; já vimos isto em muitos testemunhos. Não perdoar é ficar em uma prisão espiritual e emocional, onde existem atormentadores que tornam a vida da pessoa amarga, sem fruto e nada próspera. Vejamos alguns destes atormentadores, também chamados de verdugos: Verdugo Emocional; a pessoa que não perdoa, fica com uma vida azeda, amarga, fechada, uma alma adoecida, não consegue se abrir com ninguém, vive irritada, murmurando, estressada, brigando. Tudo fruto de uma alma amargurada, inquieta, com falta de perdão em alguma área da sua vida. Verdugo Físico: enfermidades. A pessoa que não consegue perdoar adoece sua alma e esta adoece o físico. O emocional fica mal e adoece o corpo. São os casos das doenças psicossomáticas (o psicológico afeta o corpo). O rei Davi no Salmo 32 fala: enquanto escondi os meus pecados o meu corpo definhava de tanto gemer; isto porque o espiritual afeta o emocional e o físico. Verdugo Espiritual: a bíblia fala em Mateus 5:23 que se você foi entregar sua oferta no altar e lembrou que existe alguém com quem você precisa se reconciliar, deixe a sua oferta no altar, vai até a pessoa, reconcilie-se e depois volte e entregue sua oferta. Ou seja, Deus está muito mais interessado na tua reconciliação, na tua vida como um todo e no teu coração, do que naquilo que você quer dar pra Ele.

Terceiro princípio: A MÁGOA ROUBA A BENÇÃO DE DEUS. Hebreus 12:15. A mágoa, a amargura entram no coração através da falta de perdão; e isto nos exclui da graça de Deus.

Quarto princípio: PERDÃO PRODUZ RESPOSTA DE ORAÇÃO. Deus não responde a oração daquele que não perdoa, não reconcilia. Jesus fala em Marcos 11:24 justamente sobre oração, de pedido e de perdão.

Quinto princípio: PERDÃO TRAZ CURA E FELICIDADE. Muitas doenças existem por falta de perdão, magoa, rancor, alma adoecida, que geram doença física. O Salmo 32 diz: “Como é feliz aquele que o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia”. Provérbios 28:13 também fala sobre isso. E em Provérbios 28:14 diz que coração duro é o de gente que não consegue perdoar. E coração endurecido cai na desgraça. O Salmo 37:4 fala: “Agrada-te do Senhor e Ele atenderá os desejos do teu coração”. Não se trata aqui de graça para a salvação, mas sim de vida com Deus nessa terra. Deus concede graça aos humildes, mas o Senhor se opõe aos orgulhosos. E o grande problema das pessoas que não conseguem perdoar é a raiz de orgulho e, então, recebem oposição de Deus. Portanto, perdoe, mesmo sem vontade, porque é um mandamento.

Sexto princípio: DEVEMOS PERDOAR COMO JESUS PERDOOU. Efésios 4:32. Para perdoar como Jesus é preciso ter Ele como centro da sua vida, senão a gente não consegue. Como ser capaz de perdoar ofensas graves? Só com o amor de Jesus e através da ação do Espirito Santo de Deus. E tudo isso começa com uma decisão no teu coração.

Eu não sei o que você precisa perdoar, mas quando você ouvir a voz de Deus, não endureça o teu coração. O Senhor quer te abençoar. O Senhor quer derramar bençãos, Ele quer abrir a janela dos céus sobre a sua vida, mas você precisa tirar a raiz de orgulho do coração. Tome a iniciativa da reconciliação. E depois você vai testemunhar os milagres que o Senhor vai fazer na sua vida. E sabe porquê? Porque você vai se identificar com Cristo o filho de Deus. E o Senhor vai olhar para sua vida e vai se lembrar de Jesus, o próprio filho Dele.

Então você precisa tomar essa decisão de receber Jesus como seu Senhor e Salvador. Ele precisa entrar no teu coração para que você consiga perdoar e ser, então, abençoado.


Pr. Jefferson Borges

Data: 12/07/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.