O que você precisa para crer?

A fé em Cristo Jesus é muito simples para uns, mas muito complexa e desafiadora para outros. Conhecemos, com toda certeza, exemplos diversos de histórias de conversões que demoraram anos para acontecerem, enquanto que outras ocorreram na mesma hora que uma determinada pessoa ouviu falar de Jesus.

A fé cristã é, sim desafiadora. O caminho com Deus envolve renúncias e compromissos, para que se configure uma verdadeira aliança com ele. Ainda assim, é um caminho que contém infinito amor e redenção, superabundante graça e vida verdadeira.

Mateus 27:41, 42, 45, 50-54 nos mostra um exemplo de até onde uma pessoa precisou ir para ver que Cristo era o Messias: até a sua morte de cruz. “Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos zombavam dele, dizendo: "Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele [...] E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde. [...] Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: "Verdadeiramente este era o Filho de Deus! "

Pergunto-lhe agora, meu irmão: o que você precisa para crer?

1. Para crer, uns precisam ver e tocar, tal como Tomé fez:

Em João 20:27-29, a Bíblia nos conta que Tomé, ao ver Jesus ressurreto, ainda precisou tocar nele para crer que estava vivo. “E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!” Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".”

Ele se afastou um pouco da definição que Hebreus 11:1 nos dá acerca da fé: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”

Nosso relacionamento com Deus não deve se basear nesse tipo de coisa, mas na fé. Não dependemos de sinais ou dos nossos sentidos para que possamos crer, pois a nossa fé precisa ser suficiente!


2. Outros precisam de tempestades e terremotos

Em outros casos, as pessoas precisam passar por provações para que consigam buscar a Deus. Não é esse o plano de Deus. Ele quer que creiamos em amor. O relacionamento que o Senhor quer ter conosco é de amor e de bençãos, ainda que isso não signifique que não teremos problemas. Não podemos busca-lo apenas quando estamos em meio às dores.

O medo rouba a nossa fé, tal como fez com Pedro quando Jesus pediu que ele andasse sobre as águas em sua direção. Não podemos condicionar a nossa fé apenas aos momentos em que mais estamos com medo.


3. Outros precisam de uma experiência sobrenatural e milagrosa

Em Lucas 22:31-34, uma história interessante nos é contada: “"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte". Respondeu Jesus: "Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece".”

Pedro, que era um discípulo de Jesus, viu muitos e muitos milagres e manifestações sobrenaturais de Jesus. Ainda assim, Jesus o alerta que ainda não cria verdadeiramente, e que ainda o negaria 3 vezes. Pedro, mesmo vendo tudo o que viu, não tinha ainda uma fé firme.

Isso nos mostra que não podemos basear nossa fé naquilo que vemos, mas sim no que o Senhor é. Trata-se de uma fé que não se prende ao natural, mas se expande ao sobrenatural.


Então, do que você precisa para crer? Que Deus nos ajude a viver de uma forma que nossa fé seja suficiente para crermos nele!


Pr. Jefferson Borges

04/10/2020

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.