“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança”. 1 Tessalonicenses 4.13
Todos têm a certeza da morte, um dia partiremos deste mundo. Infelizmente vemos alguns cristãos com algumas dúvidas a respeito do local para onde vão após a morte do corpo físico. Paulo afirma na carta aos tessalonicenses que não devemos ser ignorantes a este respeito. Então, o que a Palavra de Deus nos diz? Onde está firmada a nossa fé, a nossa certeza do local onde viveremos após esta vida passageira?
Algumas pessoas, a exemplo, os materialistas, humanistas, naturalistas, ateus e agnósticos, têm a visão da aniquilação do corpo após a morte, ou seja, morreu= acabou tudo. Não creem em alma e/ou espírito.
Existem pessoas que tiveram experiências da “quase morte”. Pesquisas em vários lugares do mundo. Pessoas que tiveram parada cardíaca e ficaram sem função cerebral. Muitos testificam que viram, sentiram seu espírito/alma. A ciência tenta explicar pela observação e relato dos fatos destes pacientes. Parece mesmo haver consciência após a morte. Dessa forma, nossa consciência após a morte não depende de nosso corpo físico. Nós, cristãos, cremos nesta verdade, pela fé e pelo que a Palavra de Deus nos garante a este respeito.
“o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu”.
Eclesiastes 12.7
Outro conceito errado é o do purgatório. Este pensamento é de que, depois da morte, a pessoa pode ir a um lugar para ser purificada/aperfeiçoada. Isso não é verdade, este conceito não é bíblico. Jesus Cristo já purificou nossos pecados.
“Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam”. Hebreus 9.27-28
Com este texto do autor de Hebreus, fica muito claro compreender outro conceito errado sobre o local do pós-morte que é o da reencarnação. Se fosse assim, o mundo estaria cada vez melhor, uma vez que o pensamento da reencarnação é morrer e voltar à terra de forma mais evoluída. Embora o espírita se diga cristão, esse pensamento anula o sacrifício da cruz.
Outro conceito equivocado e este infelizmente com muitos cristãos crendo é que, ao morrer, vamos dormir até o juízo final. Dormir é muito bom e reparador, mas só nesta vida. Ao morrer, entraremos com o Senhor Jesus no paraíso celestial acordados. Paraíso é lugar de desfrutar, não de ficar dormindo. O sono da alma não é bíblico. Uma das histórias que comprovam isso é a do Rico e de Lázaro em Lucas 16. Eles estão acordados, conscientes e dialogando. Outra passagem é a de Jesus falando com um dos ladrões na cruz:
Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará
comigo no paraíso". Lucas 23.43
“Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre”. Apocalipse 22.5
Há ainda outro conceito errôneo. O de que todos sairemos daqui e iremos para um lugar melhor. Não funciona assim. Tudo depende da vida e das escolhas que temos aqui. Quem crê no Senhor Jesus, será salvo. Ter pecados confessados e perdoados com arrependimento genuíno.
A Bíblia é muito clara sobre um destino eterno. A verdade é que haverá um juízo final para todo aquele que não crer no Senhor Jesus e não o aceitar como salvador de sua vida. O que aceitar, o que se tornar filho de Deus não passará pelo juízo final. Jesus já passou por isso em nosso lugar. Para o cristão, a vida não se resume somente nesta vida! Cremos na Vida Eterna!
O cristão não deve ter medo da morte. Ter medo da morte é ter o “medo dos medos”. É preciso se livrar dele. Muitos outros medos podem estar originalmente vindo do medo da morte. Precisamos da Palavra de Deus para renovar e lavar a nossa mente e nos livrar de todo medo, vivendo bem o presente e nos livrando das ansiedades do futuro.
Ou Cristo nos recolhe ou Ele volta, pois a Palavra nos garante isso.
“Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre”. 1 Tessalonicenses 4.16-17
COMO SE PREPARAR PARA A MORTE?
Inicialmente, precisamos ter claro em nossa mente e coração que, ou o Senhor Jesus volta e nos arrebata como Igreja ou passamos pela morte. O cristão convicto da Palavra crê nestas duas possibilidades somente!
Depois de ter isso claro, como se preparar? 2 Pedro 3.14
Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis. 2 Pedro 3:14
1) Em Paz: Você está vivendo em paz com as pessoas? Em paz com você mesmo independente das circunstâncias? Para se manter em paz, é importante viver em comunhão com as pessoas, com sua igreja e não isolado. Jesus já pagou todos os seus pecados na cruz! Confesse seus pecados, arrependa-se e não carregue a culpa que Jesus já levou por você.
2) Imaculado: Imaculado é sem pecado. Como isto é quase impossível para nós, pois nossa natureza é pecadora, precisamos então, CONFESSAR NOSSOS PECADOS e nos arrepender genuinamente. Novamente a comunhão com a igreja se torna necessária. Satanás vai lutar para você não manter seu coração em paz, imaculado e inculpável. Ore e vigie, mas especialmente mantenha a COMUNHAO com sua igreja e com seus irmãos.
3) Inculpável: A mentira só sai da nossa mente se entrar a VERDADE, e a verdade é a Palavra de Deus. Na Palavra está garantido que Cristo já levou sobre si todas as nossas culpas (Romanos 8.1). Ele nos criou para sermos santos e irrepreensíveis e a comunhão nos ajuda neste desafio!
A única maneira de crer na verdade de onde iremos após a morte é manter o coração aceso! Clame por isso! Somos eternos! Só temos dois destinos, ou vamos morar com o Senhor Jesus ou longe Dele no inferno! Só precisamos aceitá-lo! Aceite o Senhor Jesus hoje mesmo em sua vida e desfrute a eternidade ao lado Dele!
Pastor: Jefferson Borges
Data: 14/04/2019