Paralítico

Atualizado: 19 de Nov de 2019

Impossível aos olhos humanos, possível para Deus!

A Bíblia, em Marcos 2:1-12, fala sobre a cura de um paralítico, onde podemos ver o impossível acontecendo, a Bíblia diz que tudo é possível para Deus: ‘Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?” Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”- disse ao paralítico - “eu digo a você: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!” ’ (NVI)


A palavra de Deus é rica de grandes experiências e esta foi uma delas, interessante a atitude daqueles homens, a demonstração de fé deles, e Jesus mostrando, no final, que era o propósito de Deus mostrar a capacidade de Cristo em perdoar pecados. Aqueles homens são abençoados e edificados através da manifestação da fé deles. Nós vamos tirar daqui alguns ensinamentos que vão exigir de nós fé, porque não vimos isso acontecendo.


Qual a definição de Fé? Em Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Esta é a definição de fé, precisamos crer mesmo sem ter visto e precisamos ter certeza no nosso coração daquilo que pode acontecer. Jesus nos mostra que aqueles homens alcançaram o impossível aos olhos humanos através da fé que tiveram.

Ele nos ensina um caminho para o milagre e nos orienta que vamos ver Deus sendo glorificado no final, mas através de algumas atitudes que eles tiveram e que servem como exemplo para nós. Vamos aprender algumas coisas com o fruto da experiência deles:


1. Nós precisamos uns dos outros.

Nós precisamos de pessoas, este é o Cristianismo. Não existe cristianismo isolado, aqueles homens, os quatro, se juntaram para levar um que não podia andar, e aquele um só chegou até Jesus porque ele precisou de pessoas. Deus pode fazer o sobrenatural d’Ele, mas existe um caminho e Deus coloca pessoas na nossa vida!

No Novo Testamento tem mais de cinquenta citações: “uns aos outros”; “uns pelos outros”, muitas passagens de Deus se referindo a esta ligação entre pessoas, esta interdependência que é a Igreja de Cristo. O Cristianismo é vida em comunidade e nós precisamos de relacionamento, precisamos um dos outros.

Aquele que quer se isolar vai contra um princípio de Deus, como diz em Provérbios 18:1 “aquele que se isola se rebela contra a verdadeira sabedoria”. Há sabedoria na comunidade, no grupo, nos relacionamentos, precisamos investir em relacionamentos, porque Deus vai usar pessoas para nos abençoar, é o caminho que Deus usa, quando nos isolamos, perdemos a comunhão, por isso Deus fala em Salmos 133: “Como é bom e agradável que os irmãos vivam em união”, e no versículo 3b: o Senhor ordena a bênção através desta unidade entre pessoas.


2. Precisamos perseverar.

Um outro princípio é a perseverança! Para alcançar o milagre precisamos permanecer firmes e não desistir diante dos obstáculos, vão surgir obstáculos, a vida é assim, e Deus vai ver qual é a nossa reação diante das dificuldades, seremos testados em várias áreas e Deus verá o nível de nossa perseverança.

Deus vai nos testar na área dos relacionamentos, vai ter gente querendo desistir do casamento, mas aí é que precisamos perseverar, porque é uma estratégia maligna fazer os casais se separarem, principalmente aqueles que tem filhos. Precisamos ficar atentos com aquilo que o inimigo quer fazer com as famílias!

Pessoas desistem da fé, na hora da dificuldade, querem desistir de Deus, mas precisamos nos achegar a Deus. As pessoas não perseveram quando brigam ou se aborrecem com alguém, mas precisamos fazer o que a Bíblia ensina, porque as brigas podem acontecer, mas sabemos que temos que procurar a reconciliação.

A Bíblia fala que precisamos perdoar, ter um coração perdoador, porque, onde tem um irmão brigado com o outro, se perde a unidade do Espírito e onde não há unidade do Espírito, não há comunhão, Deus não manifesta o poder dele e aí passamos a não ver mais os milagres do Senhor. Peça ao Senhor um espírito de reconciliação, não aceite ficar brigado com ninguém, esforce-se para viver em paz com todos porque Deus vai honrar a Sua Palavra na sua vida.


3. Precisamos ter disposição em correr riscos.

Aqueles homens tiveram disposição em correr risco, em geral, o ser humano não gosta de correr risco, porque o risco gera insegurança, mas, ao mesmo tempo, gera fé, essa capacidade de corrermos risco porque estamos confiando no Senhor, isso nos leva à certeza na própria definição da fé.

Aqueles homens tiveram esta certeza, mesmo diante de toda aquela multidão eles foram audaciosos e saíram do óbvio, fizeram algo inusitado que atraiu a atenção de Jesus e de toda multidão porque no final todos glorificaram a Deus ali e ficaram atônitos com o resultado.

A Bíblia diz que Jesus vê a fé daqueles homens, porque eles a manifestaram com atitudes, e imediatamente fala: Filho, seus pecados estão perdoados. Aí está o propósito de Cristo, mostrar que Ele tem poder para perdoar nossos pecados, seu propósito é nos resgatar.

Pastor: Jefferson Borges

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.