Resistindo às tentações

Tenham Bom Ânimo!

Como resistir às tempestades da vida? O discípulo passa por tempestades, Jesus mostra isso claramente, faz parte da vida cristã passar por momentos difíceis, aliás, Jesus não escondeu essa verdade. Em João 16:33b, ele fala que no mundo nós teremos aflições, teremos lutas, dificuldades, tempestades e, qual é conselho d’Ele? “Tenham bom ânimo, porque eu venci o mundo”, em Romanos.8:37 Ele fala que “nós somos mais que vencedores”.

A grande questão é como lidar com as tempestades da vida, inclusive, nós precisamos saber a origem da tempestade, isso vai nos ajudar a reagir com atitude correta diante dela, como reagimos às tempestades vai dizer se conseguiremos vencê-las ou não. Deus vai exigir de nós uma postura correta, atitudes que sigam os princípios de Deus, que nos ajudarão a resistir a elas. Trago três tipos de tempestades que são reais:


1. Oposição do inimigo

A primeira tempestade, que, inclusive, é provocada pelo inimigo. Ele é o opositor quando percebe que queremos nos aproximar de Deus, quando Deus está agindo na nossa vida e estamos querendo buscar, então ele tenta atrapalhar, mas existem promessas de Deus, em Isaías.43:2 diz: “Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.” Deus promete que estará conosco na hora da tempestade e não nos abandonará.

O problema é que na hora da tempestade sentimos medo, e o medo e a fé não caminham juntos, porque o medo nos faz duvidar de que Deus vai cuidar de nós, seja na área que for, o medo atrapalha nossa fé. A oposição do inimigo usa o medo para tentar infringir sobre nós uma retaliação. Em Marcos, capítulo 4, os discípulos recebem uma oposição e Jesus está no barco, naquela tempestade que foi criada pelo próprio inimigo:

“Naquele dia, ao anoitecer, disse Ele aos seus discípulos: ‘vamos atravessar para o outro lado.’ Deixando a multidão, eles O levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também O acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este ia se enchendo de água. Jesus estava na popa dormindo com a cabeça sobre um travesseiro.” (v.35-38a) Aqui, Jesus ensina como lidar com a tempestade, você é capaz de dormir na tempestade?

Jesus estava dormindo, ensinando calma ao lidar com tempestade, não adianta o desespero, Ele tinha confiança total que estava tudo sob controle! Deus está no controle! “Os discípulos O acordaram e clamaram: ‘Mestre, não te importa que morramos?’ Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: ‘aquiete-se! Acalme-se!’” (v.38-39). Se a tempestade fosse de Deus, Ele não iria repreender. “O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: ‘por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?’” (v.40). Não dá para ter medo e fé ao mesmo tempo. “Eles estavam apavorados e perguntaram uns aos outros: ‘Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?’” (v.41).

“Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo e ele fugirá de vocês.” Tiago.4:7. O princípio de Deus não vai nos livrar do sofrimento só para atender os nossos desejos, Deus está muito mais preocupado com o nosso caráter, com o nosso crescimento como ser humano, do que com o nosso conforto.


2. Quando há desobediência

A tempestade vem por causa do pecado, da desobediência, veja o exemplo de Jonas: “O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se.” Jonas.1:4 Essa tempestade é porque Jonas desobedeceu a Deus, que tinha uma missão para ele e ele quis fazer o contrário ao que Deus falou. “Jonas fugiu da presença do Senhor, [...] embarcou para Társis” Jonas.1:3. Nessas horas vem a disciplina de Deus!

Deus usa a disciplina, e a disciplina de Deus inclui sofrimento. Esse tipo de tempestade só se resolve com o quebrantamento. A partir do momento que nos arrependemos, pedimos perdão ao Senhor e fazemos um propósito com Deus de andar e obediência, cessa a tempestade! “Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?” Hebreus.12:7 O nosso tempo de deserto ou de tempestade vai depender do nosso quebrantamento, do quanto mais rápido nos humilharmos, nos arrependermos e nos submetermos a Deus!


3. Tempestade para gerar fé e crescimento

Deus permite a tempestade para gerar fé e crescimento, a tempestade faz parte da vida, Deus vai usar situações da vida para nos ajudar a crescer, vai usar o que acontece na nossa vida para gerar em nós uma dependência total d’Ele, gerar confiança e fé e não murmuração!

Em Mateus 14 Jesus obriga os discípulos a irem para tempestade, Jesus fala eu vou despedir a multidão e vocês vão atravessar o lago com o barco, e foi para o monte orar. A Bíblia diz “o barco estava [...] a distância da terra fustigado pelas ondas” [...]. “Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles andando sobre o mar. “Quando viram andando sobre o mar ficaram aterrorizados [...], mas Jesus imediatamente lhes disse: Coragem! Sou eu, não tenho medo”. (v.23-27).

Jesus chega no barco e encontra aqueles homens gritando, Pedro fala ‘Senhor, se é o Senhor mesmo fala para encontrar contigo, Jesus falou, venha’, Pedro tomou posse dessa palavra! Quando tomamos posse daquilo que Jesus fala, alguma coisa vai acontecer. A Bíblia diz que Pedro andou sobre as águas! Andou um tempo, foi milagre, mas depois sentiu medo por causa do vento e o medo fez ele afundar, mas Jesus estendeu a mão e o segurou. (v.28-31)

Somente venceremos o medo se formos expostos a ele, aprendendo a confiar no Deus todo poderoso, venceremos pelo poder da palavra de Deus, pela força em Cristo, para dominar esse medo!

No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo.” 1João 4:18a.


Pastor: Jefferson Borges

Data: 17/11/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.