Seja cheio do Espírito Santo

Essa é a última mensagem, de uma série de cinco, sobre o Espírito Santo.

Mas antes de falarmos sobre esse tema, é importante esclarecer o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Em Mateus 12:31-32 está escrito o que Jesus falou aos que estavam blasfemando contra o Espírito Santo: “31. Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. 32. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir”.

E em Marcos 3:28-30: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno". Jesus falou isso porque eles estavam dizendo: "Ele está com um espírito imundo".

Naquele dia, Jesus tinha acabado de orar para um homem possuído pelo demônio, o qual foi liberto. As pessoas que estavam naquele lugar, começaram a acusar Jesus de ter realizado aquele ato, expulsado o demônio daquele homem, através do poder do maligno.

O que eles fizeram foi blasfemar contra o Espírito Santo. Blasfemar é falar mal, difamar, insultar.

Eles disseram que o que Jesus fez não foi movido pelo Espírito Santo. A partir do momento que aquelas pessoas falaram isso, Jesus disse que a blasfêmia contra o Espírito Santo não seria perdoada.

Tornar-se opositor a Deus, um coração endurecido, afirmar que orações não surtem resultado, que não há saída para as pessoas, é um pecado sem perdão.

Esse pecado não acontece na vida de quem ama a Deus, mas é praticado por aqueles que não o amam, que não creem Nele.

Entrando no tema da mensagem, lemos inicialmente em Efésios 5:18: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito”.

Trata-se de um mandamento que deve ser seguido, qual seja, que todos nós devemos nos encher do Espírito Santo!

Em Efésios 5:8-9 Paulo disse: “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade”.

Paulo fala para não nos embriagarmos, referindo-se à ingestão excessiva de vinho, o que torna a pessoa descontrolada e a conduz à libertinagem, que desagrada a Deus. A pessoa embriagada perde o domínio próprio, o controle de seus atos, lhe falta a consciência… ela faz coisas que, sóbria, não faria, e até duvida de ter feito quando recupera sua consciência. Muitas vezes Satanás se aproveita dessa situação para conduzi-la a cometer atos horríveis, que desaprovam a Deus.

Se encher do Espírito Santo é uma ação contínua e que aumenta cada dia mais quando a buscamos. Portanto, se você crê em Deus, em Jesus, você já tem o Espírito Santo… agora para ser cheio do Espírito Santo é preciso buscar mais.

Serão muitas orações, busca pela palavra, ações que se pareçam com as de Jesus… quando começamos a nos encher no Espírito Santo, surge na nossa vida Santidade, justiça, amor, tolerância, perdão…

É importante termos em mente que não é preciso acontecer algo sobrenatural, uma experiência diferenciada, manifestações emocionais … nada disso é condição para nos enchermos do Espírito Santo.

João Batista, por exemplo, era uma pessoa cheia do Espírito Santo e não fez nenhum milagre.

Barnabé foi outra pessoa cheia do Espírito Santo. Ele era uma pessoa bondosa, cheia de fé e misericórdia.

E Paulo nos ensina como devemos nos encher do Espírito Santo observando os seguintes passos:

1) Andar na Luz:

Não dá para cometer pecados, não se arrepender deles, fazer coisas erradas, obras infrutíferas e querer ser cheio do Espírito Santo.

Temos de nos esvaziarmos de coisas impuras e purificarmos nosso coração, senão o Espírito Santo vai ficando apagado em nosso interior.

Não basta também ler a palavra e continuar a praticar ações que desagradam a Deus. Essas ações precisam ser interrompidas, é preciso “viver como um filho da luz”!

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais a luz do Senhor reflete em nossa vida e conseguimos identificar impurezas.

2) Submeter-se à vontade de Deus:

Paulo falou para fazermos a vontade de Deus! Vida de obediência, de submissão à palavra de Deus.

3) Vivenciar a palavra:

A palavra deve nos acompanhar no dia a dia! A palavra deve habitar na nossa vida!

Na Carta de Colossenses, muito semelhante a Carta de Efésios, Paulo falou “habitem ricamente em vocês a palavra de Cristo”. Paulo entendeu que ser cheio do Espírito Santo é vivenciar a palavra, fazer o que Jesus nos ensina.

4) Adorar verdadeiramente a Deus:

Cantar e louvar de coração ao Senhor, ser um adorador verdadeiro.

Paulo também falou sobre isso em Efésios 5:19: “falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor”. O que Paulo quis dizer é que para sermos cheio do Espírito Santo precisamos ser verdadeiros adoradores de Deus!

5) Agradecer a Deus:

Murmuradores nunca serão cheios do Espírito Santo. Não sejam pessoas que reclamam de tudo … a murmuração rouba conquistas!

A murmuração é obra da carne. A falta de gratidão rouba a nossa bênção. Independente da situação difícil que enfrentamos, sempre devemos ser gratos a Deus.

Deus quer nos treinar a sermos gratos apesar das circunstâncias difíceis. Quando não agradecermos, Deus nos tira a benção.

Está em Romanos 8:28 que: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. E em Salmos 116, versículo 12, está a seguinte pergunta: “Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?”

Essa é a pergunta que devemos nos fazer todos os dias!

6) Sujeitarmos uns aos outros por temor a Cristo:

Paulo falou às mulheres, Efésios 5:21: “Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo”. E nos versículos 22 e 25: 22. “Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor”. 25. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela”.

Paulo também falou aos filhos, Efésios 6:1-3: "Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. 2. ‘Honra teu pai e tua mãe’, este é o primeiro mandamento com promessa: 3. para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".

Aos trabalhadores, Efésios 6:6: “servos, obedeçam aos seus senhores, com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo”. E no versículo 7: “Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens”.

E aos empregadores, Efésios 6:9: “Vocês, senhores, tratem seus servos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas”.

O segredo da fonte da felicidade é a ação do Espírito Santo em nós! Quanto mais formos cheios do Espírito Santo, mais felizes seremos!

Não permanecemos na tristeza, na depressão, na ansiedade, quando estamos cheios do Espírito Santo, porque colhemos frutos ao sermos cheios do Espírito Santo, colhemos amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio!

Pastor: Jefferson Borges

Data: 01/09/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.