Sete Passos para uma Mudança Significativa


A vida com Deus é um processo de mudança constante e progressiva, mudança no sobrenatural, onde vai haver o agir de Deus, e esse sobrenatural está disponível para nós, segundo a vontade de d’Ele.

Vemos o exemplo de uma mulher chamada Raabe, uma prostituta, Deus usa a vida dela para ajudar e proteger os espias do exército inimigo (Josué:2), ela exercitou a fé, Deus se agradou de sua e a protegeu e também sua família, e Raabe faz parte da genealogia de Jesus. Deus não está preocupado com o nosso passado, Ele quer saber a partir de hoje, o que realmente vamos querer mudar, seguindo uma nova direção.

Deus usa a história de um mendigo chamado Bartimeu, conhecido como “cego de Jericó”, para nos ensinar como podemos mudar: “Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: ‘Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: ‘Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Jesus parou e disse: ‘Chamem-no’. E chamaram o cego: ‘Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando’. Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. ‘O que você quer que eu faça?’ perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: ‘Mestre, eu quero ver!’ ‘Vá’, disse Jesus, ‘a sua fé o curou’. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.” Marcos 10:46-52

Que palavra maravilhosa, a palavra de Deus nos mostra vários finais felizes, porque com Deus, com Jesus, sempre vai haver um final feliz. Vamos falar sobre sete passos para que possamos ter uma mudança impactante e significativa em nossa vida.


1º. Tenha um forte desejo de mudança

O primeiro passo que vemos na vida desse homem e nos ensina a mudar: você precisa ter um forte desejo de mudança, Deus só vai agir no nosso coração se quisermos muito! Geralmente a mudança vem num momento de crise, de sofrimento ou de angústia profunda, nesta hora, pode ocorrer da pessoa ter um forte desejo de mudança, mas o ideal é procurar mudar antes, sem precisar passar pelo vale da sombra da morte.

Esse homem cego, Bartimeu, estava à beira do caminho, excluído da sociedade, Jesus veio para estas pessoas, ele precisava de um milagre e Deus é especialista em milagres, e para Deus agir no sobrenatural precisamos ter um forte desejo de mudança, querer ver Deus agir. Deus está falando isso: “isso você faz, e quando você fizer o que é possível para você, eu vou agir no sobrenatural”


2º. Creia que Jesus é o Salvador e Senhor

Bartimeu fez uma declaração, quando disse: Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, ele quis dizer: “Jesus, eu te reconheço como Messias, o enviado de Deus para salvar Israel dos seus pecados e todo o mundo.

Jesus, o enviado de Deus, não existe milagre sem Ele! Nós precisamos crer em Jesus Cristo, o Filho de Deus que morreu na cruz para pagar os nossos pecados, e a Ele foi dada toda a autoridade no céu e na terra. A Bíblia diz que se você quiser conhecer Deus olhe para Jesus Cristo porque n’Ele está toda a plenitude Divina, (João12:45, Colossenses 1:19) a plenitude de Deus está em Cristo! A Bíblia diz que Jesus é o caminho a verdade a vida, ninguém vai ao Pai senão por Ele. (João 14:6).


3º. Tenha atitude

A atitude é uma demonstração de fé, Deus colocou no a verdade no teu coração e agora você precisa se mover, no reino espiritual Deus está agindo, mas Ele quer que você aja no natural, que é aquilo que você pode fazer. Uma prova disso é quando Jesus chega para ressuscitar Lázaro ((João 11:38), Ele mesmo poderia ter movido a pedra, mas pediu aos discípulos que o fizesse.

Jesus ensinou com isso que o que podemos fazer Ele não fará, porque somos agentes do milagre, da transformação, parte do processo de mudança. Precisamos exercitar nossa fé e praticar o que cremos. Deus vai olhar um forte desejo, no nosso coração, de ver aquilo acontecer e ver a nossa atitude para então fazer um milagre. Lembre-se disso: Deus espera você agir no natural para que Ele possa agir no sobrenatural.


4º. Aprenda a lidar com a oposição

Toda vez que você quiser mudar para agradar a Deus, melhorar o relacionamento com pessoas, na sua vida com Deus, na sua santidade, toda vez que você desejar experimentar transformação, você vai sofrer oposição, nossa luta não é contra pessoas, não é contra carne, nem contra o sangue, mas contra principados e potestades, então, nós temos um grande opositor que é Satanás e seus demônios.

Uma das estratégias do inimigo é querer nos fazer crer que ele não existe, mas a Bíblia fala o contrário (1ª Pedro 5:8), diz que inimigo anda ao redor, bramando como um leão. Como vamos resistir? O homem cego resistiu! Quando ele clamou por Jesus, pelo milagre, ele exercitou sua fé, eles o mandaram calar a boca, ele não calou. Como enfrentar essa oposição maligna do diabo? Tiago 4:7 “Submetam-se a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.”


5º. Obedeça ao chamado de Jesus

Depois do segundo grito do cego Bartimeu, Jesus falou “chamem-no”, os mesmos que o mandaram calar a boca foram chamá-lo e encorajá-lo: “Jesus está te chamando”, então ele deu um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus, ele disse SIM para Jesus.

6º. Deixe o que atrapalha para trás

Bartimeu pega a “capa” e joga de lado para atender o chamado de Jesus, essa capa representa aquilo que pode atrapalhar nossa vida e que temos que jogar para lado: pecados, nossos maus hábitos, nossas crenças erradas, precisamos jogar tudo para o lado e ir até Jesus com o coração aberto.

7º. Diga para Ele o que você deseja

Jesus sabia que o cego queria ver, mas perguntou a ele mesmo assim, depois que ele verbalizou Jesus fez o milagre e Bartimeu se tornou discípulo. Abra o teu coração para Jesus, Ele quer que apresentemos nossas necessidades a Ele, mas precisamos lembrar desses passos, são as atitudes de fé que geram o milagre.


Pr. Jefferson Borges

Data: 30/08/2020


SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.