UFC Espiritual – Frutificar

Atualizado: 13 de Nov de 2019

Em Gálatas 5:17, há uma afirmação de que existe uma luta constante entre a carne e o espírito. Muitos estão perdendo no UFC Espiritual e não conseguem frutificar. Nada se compara ao UFC Espiritual que vivemos. O UFC tem regras, mas no Espiritual é um “Vale-tudo”. Na conversão, a missão é dar frutos, o que significa transformação de vida e de caráter, prosperidade, crescimento, maturidade... só que o inimigo vai fazer de tudo para que não prosperemos e um dos nossos piores inimigos somos nós mesmos, por isto Gálatas 5:17 diz “... a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro”. A luta é constante. Muitos estão perdendo neste UFC e não frutificam, não crescem, não tendo vitórias.

Efésios 6:10 aconselha: “Fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder”. Com o nosso poder e com a nossa disciplina pessoal, não vamos conseguir vencer espiritualmente. Dois fortes inimigos: o nosso eu, a nossa carne e o adversário de Deus que é nosso adversário também.

Gênesis 1:27 afirma que fomos criados à imagem e à semelhança de Deus. Fisicamente? Não, porque Deus é espírito. Fomos criados à Sua imagem nas emoções, nos sentimentos e no caráter, mas o pecado destruiu isto e sofremos as consequências. O pecado foi deformando o ser humano, mas em Colossenses 1:15, Deus fala que “Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação”, então, embora Deus seja invisível, é um espírito e basta olharmos para Jesus que Ele se torna visível. O propósito de Deus é nos fazer parecidos com Jesus. Um dos propósitos da Igreja é ‘Ensinar” e ensinar a se parecer com Jesus.


O que significa dar frutos?

É se parecer com Jesus, sendo bondoso, perdoador, praticando o amor, a justiça e a graça. O propósito do inimigo, que é o espírito do antideus, do anticristo, é nos fazer diferentes de Jesus, em tudo. Ele quer fazer com que as nossas escolhas e decisões, emoções e caráter sejam totalmente opostos a Jesus. Este espírito anticristo age no governo, nas mentes que são capazes de decidir os destinos de uma nação, age nas lideranças de organizações e empresas, tudo para promover o espírito antideus, esta é uma luta constante. Isto iniciou-se em Gênesis 3, quando a serpente aborda Eva. O Diabo, em sua esperteza, não se identifica quando quer encontrar um adorador, ele se apresenta, muitas vezes, como um homem bonito, como um príncipe, mas que não tem aliança com Deus, ele é enganador! Ou, vai se apresentar como uma mulher maravilhosa, linda, mas que vai decepcionar e atrapalhar, em tudo, a vida daquele a quem seduzir. Foi assim com Eva, na sua astúcia, Satanás não se apresentou como ele realmente é. E, ele traz em seu pacote, dúvida e confusão mental para distorcer a verdade. O pecado de Adão e Eva foi quererem se tornar iguais a Deus, quiseram a adoração para eles mesmos, o mesmo pecado de Satanás, que quis a glória para ele, o que causou a sua expulsão dos céus, juntamente com muitos anjos que se rebelaram com ele.

A vida cristã é outrocêntrica, voltada para o próximo. O princípio de Jesus é o dar, é o outro, o princípio de Satanás é o “eu mesmo”, o egoísmo, o autocentrismo. Talvez, hoje, estejamos vivendo em uma das gerações mais emocionalmente adoecidas que já passou pela Terra, porque cada um só está centrado em si mesmo e Deus fez o ser humano para comunhão, para compartilhar, para viver com o outro, para repartir, para viver o “uns aos outros” e, quanto mais o ser humano se isola, mais ele adoece emocionalmente. Isolado, não tem como ser encorajado, não tem como ser exortado, não há como orar ou compartilhar com ele e, assim, vai perdendo a esperança e fica focado em seus próprios problemas e necessidades, nas suas tristezas e emoções adoecidas, e, então, vai piorando, cada vez mais e acaba perdendo a luta, exatamente o que o diabo quer.

Toda a vez que nos parecermos com Jesus, sofreremos oposição. A Bíblia diz, em Mateus 5:10, que aqueles que seguirem a Cristo piamente sofrerão perseguições. A luta espiritual é pior do que a luta física em um ringue ou no octógono. A nossa luta é diária, é constante.


Como frutificar?

João 15:5 diz: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. Precisamos permanecer em Jesus, estar em conexão com Ele para termos a ação do Espírito de Deus em nós e manifestarmos as qualidades de Jesus descritas em Gálatas 5:22.

João 15:10 relata que se obedecermos aos mandamentos de Jesus, permaneceremos no Seu amor. Quando temos a consciência da presença de Jesus em nossas vidas, a nossa tendência a pecar diminui consideravelmente.

Em que área você tem desobedecido a Jesus? Qual a razão desta desobediência? O seu temperamento? Se for isto: trate! Deus muda caráter!

Se estivermos conectados na videira, que é Jesus, sendo Deus o agricultor, vamos frutificar e não seremos derrotados.

Esteja conectado, também, com o próximo (João 15:12).

Deus age sobrenaturalmente para transformar e seja qual área for, seremos vencedores se permanecermos conectados com Jesus e com os irmãos.


Andar no Espírito ou na carne?

Na carne, não agradamos a Deus, mas, se vivermos pelo Espírito, tendo consciência da Sua presença, não satisfaremos os desejos da carne (Gálatas 5:16).

O primeiro passo para mudarmos é reconhecermos o erro e pedirmos perdão.

Persevere no Senhor! Deus é fiel! Ele jamais nos abandona!


Pastor: Jefferson Borges

Data: 21/07/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.