Vencendo a batalha

Updated: Nov 13, 2019

Você está vivendo alguma batalha neste momento?

Extraindo e aplicando alguns princípios presentes na batalha sobre os Amalequitas, descrita em Êxodo 17:8 – 15, vemos que, em Cristo, podemos vencer nossas batalhas diárias.

Os Israelitas estavam em Refidim, que significa ‘Lugar de Descanso’, e os Amalequitas, que eram terríveis, vieram atacá-los. (Esta era uma briga de família, pois os Amalequitas eram descendentes de Amaleque, filho de Esaú, irmão de Jacó, que se tornou Israel). Assim é na sua vida: Você está tranquilo no seu casamento ou no seu trabalho, por exemplo, e, de repente, aparece um “amalequita”.


Versículo 8: Decidir, escolher, tomar posição diante daquilo que vem contra nós: Moisés, enquanto líder, vê a situação, toma uma direção e orienta. Em nossas batalhas, precisamos de direção e orientação e, hoje, temos a voz do Espírito Santo. Moisés estava no alto da colina com a vara de Deus nas mãos. A vara simboliza o Poder de Deus que, em nossas mãos, é a Palavra de Deus, e o maior poder que existe é o conhecimento. A Bíblia relata que o “povo perece por falta de conhecimento” (Oséias 4:6). Moisés se posiciona no alto da colina, pois do alto a visão é ampla. O Espírito Santo vive dentro de nós e, quando passamos por situações difíceis, a Palavra nos ensina a elevarmos os nossos olhos para o alto, pois a nossa luta não é contra ninguém, mas, sim, contra Satanás e seus ardis (Efésios 6:12) para nos tirar do centro da vontade de Deus, nos desanimar e nos tirar do propósito divino.


Versículo 10: Josué se submete à liderança: “Crede nos seus profetas e prosperarás” (2º Crônicas 20:20). Você tem confiado nos seus líderes? Precisamos crer que Deus tem levantado homens e mulheres para nos liderarem, aconselharem e direcionarem. Como você tem colocado em prática tudo o que tem ouvido e recebido da parte de Deus?


Versículos 11 e 12: Josué vencia enquanto Arão e Hur mantinham as mãos de Moisés erguidas: Em um momento de dificuldade, com quem você pode contar? Você tem amigos fieis? Todos nós temos um lugar, um papel e um propósito específico. Muitas vezes, não vemos a batalha, como ela se processa, e muitas batalhas não são vencidas na frente de combate, mas onde ninguém está vendo. Os Amalequitas não viam a Moisés, Arão e Hur, mas eles agiam. A verdadeira batalha se desenvolve no campo espiritual. Um dia, alguém orou por nós. A oração é a chave que vence todos os combates. Deus está presente em todos os momentos! Em uma situação difícil, muitas vezes, focamos no problema e desconsideramos o que Deus já fez. Israel já havia vencido várias batalhas e presenciado vários milagres. Deus quer que sejamos sempre gratos e precisamos guardar tudo o que o Senhor tem feito. Deus é tremendo.

A pedra usada para Moisés sentar simboliza descanso. Vemos em Mateus 16:18, Jesus dizendo a Pedro: “Você é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” Em Atos 4:11, lemos que Jesus é a pedra que foi rejeitada, mas que se tornou a pedra angular. No momento em que Moisés desfalecia, a pedra que foi colocada pelos seus amigos lhe serviu de apoio. Jesus é o amigo em quem podemos confiar.


Versículo 13: Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada: Nós precisamos ter as armas certas para vencermos as batalhas: A espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Efésios 6:17). Que armas você tem utilizado? Em que armas você tem confiado? Para vencermos as batalhas, que são essencialmente espirituais, precisamos da única e verdadeira arma eficaz, que é a espada do Espírito. Com a arma correta, a vitória é certa! Você tem feito de Jesus a sua pedra angular e apresentado a Ele as suas batalhas? Você se dispõe a levantar os braços daqueles que Deus tem colocado para abençoar a sua vida, seja um líder, um irmão, seu chefe, seus filhos ou seus pais? A Bíblia diz para honrarmos nossos pais e abençoarmos aos nossos filhos, para as mulheres serem submissas aos maridos e assim por diante... as autoridades que escolhermos terão as mãos levantadas sobre nós. Estamos dispostos a isso?


Versículo 14: “Escrevam isto como um memorial”: Precisamos trazer à memória o que nos dá esperança (Lamentações 3:21). O Deus que concedeu vitória para Moisés, Josué e os Israelitas é o que concede vitórias a nós se decidirmos confiar Nele e nos posicionarmos corretamente. O apóstolo Paulo nos conclama a seguirmos em frente, buscando o Alvo da nossa soberana vocação. Aqui, estamos de passagem, mas o céu nos aguarda!


Versículo 15: Moisés construiu um altar e chamou-lhe “O Senhor é a nossa bandeira!” Não precisamos mais construir altares físicos, mas precisamos edificar um altar em nosso coração: “O meu altar é o meu coração!” Moisés chamou “O Senhor é a minha bandeira” porque bandeira determina o território. Quando uma bandeira é fixada em algum lugar, está sendo declarado que tal lugar pertence a uma determinada nação, então, fixe a bandeira do Senhor no seu coração porque este é um território que precisa ser continuamente explorado e conquistado. O Senhor lutará conosco as nossas batalhas: “Não temas!”: “Eu serei contigo!”

Qual a sua dificuldade? Em que área você precisa de uma intervenção divina? Só você sabe as batalhas que tem enfrentado. Traga à memória o que lhe dá esperança. Jesus é o único que pode nos dar esperança. Expresse pela fé a sua gratidão de forma que isto gere um novo posicionamento!

“Deus, eu decido entregar todas as dificuldades em Suas mãos, eu decido confiar em Ti de todo o meu coração. Eu não vou ficar olhando para as minhas dificuldades, mas decido olhar para o alto, de onde vem o meu socorro! Contigo eu posso vencer! A Tua Palavra me diz que sou mais que vencedor, em Cristo Jesus! Pai, eu decido, hoje, seguir sempre junto contigo, em nome de Jesus!”


Pastor: Edinho Mariano

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

SOBRE NÓS

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.