Vitória sobre o medo

Updated: Nov 13, 2019

Você tem medo de alguma coisa?

Os medos reais podem fazer parte do ser humano por um instinto de preservação, de proteção, por exemplo: medo de velocidade ou de altura. Os medos irreais é que são os perigosos, pois eles atrapalham a vida e, quando começam a interferir no convívio social, nos relacionamentos, no trabalho ou até mesmo no propósito que Deus tem para a vida do homem, tornam-se um problema. Muitas vezes, os pais, mesmo sem querer, acabam incutindo medo nas crianças, quando cantam cantigas como o “Boi da cara preta” ou falam do “homem do saco”, entre outras coisas.

Os medos podem ser resultado de traumas baseados na própria experiência ou na de outros. Em geral, o ser humano tem três medos: 1) medo de não ter condições financeiras de se manter na velhice ou de ficar desempregado, 2) medo da solidão e 3) medo da morte ou de doenças fatais.


Deus não quer que nada o escravize:

Não importa qual seja o seu medo: Deus quer curar você, principalmente se este medo atrapalha a sua vida.

Alguns medos catalogados pela Ciência:

*Monofobia (medo de ficar sozinho);

*Nictofobia (medo da noite ou do escuro);

*Acrofobia (medo de altura);

*Zoofobia (medo de animais);

*Claustrofobia (Medo de ambientes fechados).


Vencendo o medo:

Para vencermos o medo, é preciso nos expormos a ele, confrontá-lo e confiarmos em Deus. 2ª Timóteo 1:7 diz: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

Mateus 14: 22 a 33 relata Jesus andando sobre as águas e Ele chama a Pedro que também anda sobre as águas, pois tomou posse da palavra “Venha”! Mesmo com medo, é possível aprender a dominá-lo e Deus honra a coragem. Quando Pedro repara no vento, ele teve medo e começou a afundar. Ele gritou: “Senhor, salva-me!” Imediatamente, Jesus estendeu a mão, segurou-o e disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”

O medo produz dúvida, pânico e visão distorcida. O medo tira do alvo e rouba o sobrenatural, rouba o milagre e tira o impossível que Deus quer fazer. Só o corajoso vê o milagre. É preciso confiar e descansar em Deus (Salmo 56: 3, 4).

Livre-se da ansiedade! Tenha os três C’s: Caráter, Comprometimento e Competência, que Deus lhe honrará. Você não precisa temer! Deus é Deus e Ele lhe recompensará. Descanse confiando que nada vai lhe faltar. “Busquem, pois, o Reino de Deus e essas coisas lhes serão acrescentadas” (Lucas 12:31)


O amor é a vacina contra o medo

1ª João 4:18 diz: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

Qual é o seu medo? Viver com medo é um castigo. O que é maior: o seu medo ou o seu amor? Sua obediência é por medo ou por amor? Se confiamos que Deus nos ama, perdemos o medo das coisas porque Ele está no controle.

Se repararmos na tempestade, afundamos! Então, continuemos confiando no Amor de Deus (que expulsa o medo). Nada pode nos separar deste amor! (Romanos 8: 35 – 39).


Confronte o medo para vencê-lo:

Elias - um dos homens mais fantástico da Bíblia - fugiu para o deserto, após vencer 400 profetas de Baal, com medo de Jezabel, porque este medo distorceu a sua visão. Ele foge para o deserto sozinho: Não vá para o deserto sozinho! Aquele que se isola se rebela contra a verdadeira sabedoria (Provérbios 18:1). Deus cuida de Elias e lhe diz: “Volte pelo caminho por onde veio e vá ao deserto de Damasco”.

O medo rouba o propósito de Deus. O medo é um empecilho e atrapalha tudo. “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41:10) e “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege e o Maligno não o atinge” (1ª João 5:18).

Temos que ter medo de desagradar a Deus, no mais, quem confia no Senhor não pode ter medo de nada porque sabe que o Senhor está cuidando da nossa vida!


Pastor: Jefferson Borges

Data: 14/07/2019

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

SOBRE NÓS

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.