Viver a Sabedoria

Decida viver a Sabedoria de Deus!


Mais um ano se passou, eu quero te perguntar. O que você fez esse ano? O que você pode guardar desse ano? A palavra de Deus fala assim: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” (Salmos 90:12). Se você não está vendo a sua vida passar, o seu tempo passar, não está vendo como está gastando o seu tempo, eu quero falar que você não está vivendo com sabedoria! De alguma maneira o seu tempo e sua vida estão escorrendo pelo ralo e você está perdendo coisas importantes, trocando-as por coisas não tão importantes!

Quando você decide viver a sabedoria de Deus, você para de perder tempo, entende a posição que Deus tem para você, entende sua missão dentro da sua casa, sua missão na sua empresa. Você vai olhar diferente para as 24 horas do seu dia e vai vê-las com um presente de Deus, que não pode perder um minuto sequer, e vai investir em família, em trabalho, em descanso, mas com sabedoria.

A Palavra de Deus fala: “O homem é como um sopro; os seus dias são como a sombra passageira.” Salmos 144:4 e em Tiago 4:14b “Que é a sua vida? Os seus dias são como a neblina que aparece por um pouco de tempo depois se dissipa.” Cada momento que você tem de conflito, que você se põe diante de um problema e precisa tomar uma decisão, vai refletir em toda a sua vida aqui nessa terra.

Se a sua mentalidade e o seu coração não mudarem, sua vida não vai mudar! Quem vai fazer diferente é você! Se você não cuidar de sua vida, você será direcionado pela vida de outra pessoa e alguém vai cumprir o objetivo da vida dele através da sua vida! Cuide da sua vida, depende de você fazer deste ano, um ano incrível. A sabedoria faz pequenas decisões gerarem grandes frutos, uma pessoa extraordinária faz todo o dia, se você quer que sua vida seja diferente, faça todos os dias o que for preciso para isso.

Busque a partir de hoje o que Deus quer para você, tome decisões sábias, através da palavra de Deus, basta ler e aplicar os princípios de Deus, em Tiago 1:22b diz para não sermos apenas ouvintes, mas praticantes desta palavra! Se a palavra de Deus entrar em seu coração e confrontar aquilo que você vive e você entender que a sabedoria é valorosa e vai guiar a sua vida, tenho certeza de que a sua vida vai ser diferente.

Por isso vamos falar sobre viver a sabedoria:

  1. Sabedoria é espiritual

A Palavra de Deus fala assim: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” Provérbios 1:7. A sabedoria é espiritual, sabedoria humana é diferente, uma pessoa pode ser inteligente, ter conhecimento, mas não ter a sabedoria de Deus. Porque o conhecimento é diferente de sabedoria, conhecimento é saber fazer, a sabedoria é fazer, só saber não basta.

A sabedoria é espiritual e vem de Deus, é algo sobrenatural! Em Jó 28:12 diz: “Sabedoria não habita na terra dos viventes é algo que vem de Deus!” Jó 28:12. “Pois o Senhor é quem dá sabedoria, de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” Provérbios 2:6.

Um princípio fundamental para ter sabedoria é ter Jesus no coração, a sabedoria vem através do temor do Senhor. Por mais que busquemos conhecimento, se não tivermos o temor de Deus, se não buscarmos Deus de todo o coração, se não colocarmos as coisas de Deus em primeiro lugar, não teremos a vida plena que Deus fala.

  1. Valor da Sabedoria

A palavra de Deus fala: É melhor obter sabedoria do que ouro, é melhor obter entendimento do que prata”, (Provérbios 16:16), porque a sabedoria salva sua vida, a palavra de Deus nos incentiva a ser uma pessoa sociável, amorosa, ser uma pessoa que abençoa vidas, mas, acima de tudo, uma pessoa que não coloca a vida em risco.

Mas, se você quebra princípios, os princípios te quebram, porque a sabedoria é um escudo que vai proteger sua vida! “Como é Feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento”. Provérbios 3:13

  1. Sabedoria dói

A palavra de Deus fala assim: “Ouça os conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.” Provérbios 19:20, e “A repreensão faz marca mais profunda no homem de entendimento, do que cem açoites no tolo.” Provérbios 17:10. O que Deus está falando aqui: quando você é corrigido, quando alguém te abençoa, quando um líder te disciplina, quando o próprio Deus te disciplina, quando alguém fala algo que você precisa crescer na sua vida e você recebe aquilo de coração aberto, você está sendo sábio.

Se você entende que a disciplina de Deus te faz crescer, você é sábio. O problema não consiste em errar, mas sim em errar sempre nas mesmas coisas. Somos pecadores, o nosso coração está inclinado para o mal, para o egoísmo, mas Jesus veio para lavar nosso coração. Talvez não seja um problema errar em uma área, desde que aprendamos com aquele erro.

Você é sábio quando aprende com o erro, se o líder de ministério adverte você, sinta-se abençoado, porque um amigo demonstra amor quando repreende, sendo leal quando fala para você, agradeça a Deus pela vida dele. O sábio aprende com a disciplina!

  1. Sabedoria está com os humildes

A palavra de Deus fala assim em Provérbios 11:2 “Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.” Todo o pecado tem origem no orgulho. O orgulho é o pecado original, o inimigo foi expulso do paraíso porque ele quis ser maior que Deus.

À medida em que o orgulho diminui a sabedoria aumenta, você que controla a sabedoria dentro de você, se você quer que a sabedoria aumente em seu coração, o orgulho precisa abaixar. O orgulho nos faz perder tempo, quantas vezes em nossa vida brigamos com pessoas da família e perdemos momentos que não voltam mais. O tempo não volta e o orgulho e a sabedoria não conseguem conviver. Onde você precisa quebrar o orgulho? Em qual área da sua vida?

Eu quero te incentivar a sentar com seu cônjuge, com sua família e fazer planos, pedir a direção de Deus, pedir o que Deus quer para a sua vida, pedir a sabedoria. Lembrar que a sabedoria é espiritual, que precisamos ter Deus para alcançá-la, que a sabedoria é mais valiosa do que o ouro e a prata! Que a sabedoria dói, mas, acima de tudo que, a sabedoria está com os humildes!


29/12/2019

Pastor Felipe Albrecht


SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.