Você está cansado?

Atualizado: 13 de Nov de 2019

(II Coríntios 4: 16 – 18)

Você está cansado do seu trabalho? Da sua família? Do seu time? Do seu emprego? Da sua faculdade? Da política? Deus pode renovar as suas forças! O cansaço é uma perda de força física ou emocional e, por fora, você pode parecer cansado ou abatido, mas, por dentro, Deus pode renovar as suas forças. Talvez, você esteja em um momento que pareça estar no seu limite e, até tenha pensado: “Eu não aguento mais”, por causa de situações e problemas, ou por causa de alguém, mas mesmo que, por fora, você pareça estar desgastado, por dentro, Deus tem renovado as suas forças. Mesmo você achando que está no seu limite, você pode ir além: Não por você, mas por Deus!

A Palavra diz, em Mateus 11:28, “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Este descanso não se refere às férias na praia ou algo assim, mas é sobre uma paz interior que independe do que está acontecendo. O mundo ao seu redor pode estar ruindo em todos os aspectos, mas dentro de você, há paz... há descanso... Quando você experimenta esta paz e entrega a Deus o seu fardo, você descansa. Não sei se o seu cansaço é físico ou emocional, mas você precisa saber que o Senhor quer lhe ajudar em relação a isto.


O que você tem feito com o seu tempo?

Eclesiastes 3:1 declara: “Para tudo há uma ocasião certa; um tempo certo para cada propósito debaixo do céu”, ou seja, há tempo de plantar e de colher, de sorrir e de chorar. Como você tem usado o tempo que Deus tem lhe dado? Como está a organização do seu dia? Já aconteceu de você fazer muitas coisas durante o dia e, no final deste dia, você ter a sensação de não ter feito nada e se sentir frustrado porque se esforçou e está cansado, mas não chegou ao resultado esperado? O exemplo de Jesus é incrível, pois o Seu tempo era o mesmo que o nosso, um dia de 24h, mas Ele demonstra equilíbrio neste tempo. Infelizmente, hoje, as coisas não fluem, a semana não rende e o ano passa rapidamente, o tempo voa... Vivemos na correria do dia a dia e estamos conectados o tempo todo, não desligamos a nossa mente e o pensamento está constantemente acelerado. Crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos estão vivendo cada um o seu tempo. Uns estudando, outros se formando, uns pensando em formar uma família, outros criando seus filhos, uns trabalhando e outros vivendo a aposentadoria, mas é preciso aproveitar o tempo presente que Deus tem nos dado.

A vida terrena de Jesus era uma vida equilibrada. Imagine que Ele era o próprio Deus aqui na terra, imagine a multidão que caminhava atrás de Jesus, e os pedidos que lhe faziam, entre outras situações e Ele tinha um tempo com os amigos, ia às festas, no meio de uma tempestade estava dormindo e se afastava de tudo para ter um tempo com o Pai.


Será que o cansaço que você tem vivido, hoje, não é o resultado de uma falta de equilíbrio na sua vida? Será que você tem dado prioridade ao que deve? Será que as suas preocupações não são em vão? Como está a sua agenda? 8h de trabalho, 8h para dormir? E as 8h restantes? Você tem cuidado de você e da sua família? Tem separado um tempo para Deus? Muitas vezes, o cansaço que você está vivendo é uma falta de equilíbrio com algo precioso que Deus lhe dá: o tempo! Só você pode mudar a sua agenda. Será que o seu dia pode ser melhor organizado? Se você está cansado, você consegue resolver isto com a ajuda do Pai. Todos os dias, você recebe 24h de presente.


Defina o que é importante na sua vida:

“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (I Coríntios 15:58). Muitas vezes, focamos a nossa força, inteligência e dedicação em coisas que, talvez, não sejam a nossa missão. Deus tem uma missão para cada um de nós. Quando fazemos o que Deus nos chamou para fazer, não nos cansamos. Quando você ama o que faz, você não se cansa, pois está dentro do chamado de Deus e Ele renova as suas forças. Pense na sua agenda: O que você tem feito que não precisa fazer? Em que você tem colocado o seu esforço? Você está “dando murro em ponta de faca”? Há momentos que você vai fazer o que não gosta para o bem de todos, mas quando você está no centro da vontade de Deus, você pode trabalhar 24h que Deus vai renovar as suas forças, vai lhe levantar e honrar. Você precisa definir o que é importante na sua vida. O que você almeja, que está dentro da vontade de Deus, e acha que não vai alcançar? Faça como Gideão e seus 300 homens que venceram os numerosos midianitas e que, exaustos, continuaram a perseguição e atravessaram o Jordão (Juízes 8:4). Mesmo cansado: Prossiga! Deus vai lhe fortalecer até a vitória. Não foque somente nos problemas, vivendo uma vida de cansaços, querendo fazer as coisas por conta própria! Busque a Deus em primeiro lugar, pois é Ele quem traz a prosperidade e a resolução de problemas.


Quando tentamos controlar o que não está sob o nosso controle, a frustração é certa. Não tente mudar o que você não pode mudar, por exemplo, nos relacionamentos, você não pode mudar ninguém a não ser a você mesmo. Faça a sua parte e deixe Deus fazer a parte Dele. A vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável, não só em dias de alegria, mas, também, em dias de tristeza. O cansaço nos leva à murmuração. Qual é o seu foco? O que tem lhe cansado? Deus pode lhe renovar as forças, Ele pode fazer você vencer. “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças” (Isaías 40:31a). Tire o fardo das suas costas e entregue para o Senhor. Embora exteriormente você possa estar cansado, que dentro de você queime a força de Deus!

O seu descanso está no Senhor. Se Jesus Cristo é o seu Salvador e Senhor, pode passar o que for nesta terra, que você terá uma eternidade de descanso nos braços do Pai.

“A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso” (Filipenses 3:20,21).


Pastor: Felipe Albrecht

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.