Você foi criado para ser semelhante a Jesus

Atualizado: 13 de Nov de 2019

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus!” (Fp.2:5)

Deus quer que sejamos parecidos com Jesus, semelhantes a Ele no nosso caráter, no modo de agir, de pensar, no modo de nos relacionarmos com as pessoas, na hora de perdoar, na hora de demonstrar amor. Romanos 8:29, diz assim: “pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. O desejo de Deus é que a gente seja conforme à imagem de Cristo.

O propósito de Deus para nós é de que possamos crescer e chegar à maturidade, ao ponto de parecer com Jesus. Será um grande desafio parecer com Jesus, mas é um plano de Deus para nós! E não podemos desistir, todos nós temos coisas para melhorar, mudar, aperfeiçoar, algo para crescer na nossa vida.

Muitas vezes acontece na Igreja de Cristo, irmãos que estão há muito tempo, mas que não crescem e ficam como bebês a vida toda, não desenvolvem, permanecem na imaturidade. O propósito de Deus para nós é de que cresçamos e cheguemos a uma maturidade ao ponto de buscar a cada dia parecer mais com Jesus. Como que Deus faz isso, o que Ele usa para fazer isso?

1. Deus usa o Espírito Santo

“Segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” 2Co.3:18, Deus usa o Espírito dele para nos sondar, nos ensinar, nos convencer do pecado, da justiça e do juízo, nos guiar, nos exortar, para falar ao nosso coração, Deus usa o Espírito Santo para nos ajudar a crescer.

2. Deus usa a sua Palavra

Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2Tm.3:16-17. Por isso que é importante a gente meditar na Palavra, separar tempo com Deus, entender a Palavra, memorizar versículo, guardar a Palavra no coração para não pecar contra o Senhor, diz o salmista, (Sl.119:11). Deus usa a Palavra para nos ajudar a crescer.

3. Deus usa as Pessoas

Exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.” 1Ts.5:11. Deus usa pessoas para nos ensinar, nos exortar, costumo dizer que o casamento é o melhor lugar para treinar perdão, aperfeiçoar caráter. Deus usa pessoas, os filhos, os irmãos na Igreja, as pessoas no trabalho, e às vezes coloca uma pessoa difícil na nossa vida para nos treinar: o amor, a tolerância, o perdão, amar uma pessoa que é agradável, bondosa, amorosa, o mundo já faz isso. O nosso desafio é amar as pessoas difíceis, ter tolerância. Deus vai usar pessoas para treinar cada um de nós.

4. Deus usa as Circunstâncias

Deus usa as circunstâncias da vida, usa situações para nos treinar: “Sabemos que Deus age em TODAS as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. (Rm.8:28). Deus age nas situações mais difíceis, nas situações de desobediência. Deus usará estas para tirarmos uma lição, para sermos transformados em nosso caráter, por meio dessas experiências. Dentro dessas circunstâncias têm três situações que nos fazem crescer:

· Deus permite os problemas para nos fazer crescer: Deus usa os problemas para nos treinar, Paulo declara esta palavra após sofrer diversas tribulações, perseguições e humilhações. “Nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.” (Rm.5:3-4). Deus treina o nosso caráter por meio da tribulação, dos problemas. Deus manda problemas para resolvermos e fica observando para ver como reagiremos diante deles.

· Deus permite as tentações para nos ensinar a obedecer: A Bíblia fala que Deus não nos tenta, mas permite a tentação para treinar obediência, não existe tentação maior do que possamos suportar. “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1Co.10:13). Para não cairmos em tentação, precisamos: 1º) andar no Espírito (Gl.5:16); 2º) vigiar e orar (Mt.26:41); 3º) ter um parceiro espiritual (Tg.5:16).

· Deus permite as ofensas para nos ensinar a perdoar: Quem vai parecer com Jesus precisa saber e lembrar que irá receber ofensa grave, a tendência da ofensa grave é gerar mágoa, angústia e ressentimento, o perdão é o processo de cura. Deus, por meio do perdão, restaura, cura e libera as emoções da pessoa, Satanás vai fazer de tudo para você se sentir a pessoa mais injustiçada deste mundo e não conseguir perdoar, porque, se você não quiser perdoar, além de gerar mágoa no seu coração, você não se aproximará de Deus, a sua relação com Deus ficará bloqueada. Hebreus 12:15, diz que a pessoa que não perdoa se exclui da Graça de Deus e se atormenta de todas as formas. Quando você perdoa, você se parece com Jesus.

O apóstolo Paulo diz assim “Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções”. 2Co.2:10-11.

Deus nos ajuda a crescer passando por diversas experiências, além da ação da palavra Dele, do Espírito Santo, nós passamos por diversas experiências nessa vida, porque Deus quer que sejamos parecidos com Jesus. Qual é o Propósito de Deus? O Propósito de Deus é que você seja um novo homem, uma nova pessoa em Cristo e, a partir daí, começa uma grande batalha! Por isso, em diversas situações, devemos nos perguntar: O que Jesus faria aqui, neste momento, nesta situação?

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em Justiça e em santidade provenientes da verdade”. Ef.4:22-24.


Pastor: Jefferson Borges

Data: 09/06/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.