Você foi formado para ser parte da família de Deus

Atualizado: 13 de Nov de 2019


Enturmar – Viver em Comunidade

Enturmar está relacionado à comunhão, Deus nos criou para vivermos em comunidade porque Deus ama relacionamentos! Deus criou o ser humano para se relacionar com Ele, mas este virou as costas para Deus, e, Deus, no seu Amor persistente, vem em resgate do ser humano, por meio de seu Filho Jesus, entregando-O por amor.

Deus dá o seu próprio filho para ganhar uma família inteira, que somos nós, nos adota como filhos, a Bíblia diz que nós fomos adotados, somos parte dessa grande família, diz em Efésios 2:19, “Vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus.”

Concidadão significa pessoas que têm uma mesma cidadania, ou seja, a nossa cidadania do céu. Nós estamos aqui, nessa terra, só de passagem, temos uma terra preparada para nós na eternidade, que a Bíblia chama de paraíso, um lugar que não haverá tristeza nem dor!

1. Como fazer parte da Família de Deus?

Se Deus nos formou para fazer parte dessa grande família, dessa comunidade, precisamos entender, que, nascemos primeiramente, numa família de pessoas com o mesmo sangue, mas, para fazer parte da Família de Deus, é preciso nascer de novo, nascer espiritualmente! Como fazemos para nascer espiritualmente?

Precisamos crer no sacrifício de Jesus, crer que Ele morreu e que ressuscitou! Quando nós cremos, Deus coloca dentro de nós uma porção do seu Espírito Santo, como se fosse uma porção de Deus em nós. Se cremos em Jesus e aceitamos a mensagem da Salvação, Deus entra na nossa vida e vem fazer morada, através de Seu Espírito Santo.

Precisamos crer que Jesus é o Senhor, e quando cremos, nos tornamos filhos, a Bíblia diz:“ Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em Seu Nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne, nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” Jo.1:11-13.

A família de Deus é formada por todos aqueles que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador! Família aqui na terra, que será também na eternidade.

Gálatas 3:26 diz: “Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,” nós nos tornamos filhos a partir do momento que cremos, “pois os que em Cristo foram batizados de Cristo se revestiram” (Gl.3:27), nos tornamos parte da família de Deus crendo e também nos batizando, o batismo é uma declaração pública, onde falamos assim: a minha vida é de Cristo e eu sou parte desta família. A Bíblia diz: aquele que crê e for batizado será salvo.(Marcos 16:16)

Para fazer parte da família de Deus, é preciso crer que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador e passar pelo Batismo.

2. Como viver na Família de Deus?

Em Efésios 4:1-3, fala como devemos viver: “... vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”.

· Ser Humilde: A palavra humildade vem do grego, humus, significa: terra fértil; uma pessoa humilde é uma terra fértil no seu coração para aquilo que Deus quer fazer. Jesus só encontrará lugar em nosso coração se houver humildade, que é uma capacidade de submissão a Cristo em tudo, abrir mão da própria vontade para fazer a vontade do Senhor. Essa pessoa não guarda rancor, não fala mal dos outros, não julga, perdoa ofensas graves, pede desculpas, não tem necessidade de reconhecimento quando faz algo, aceita correção.

A recompensa da humildade é a honra: “O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra”. (Prov.15:33). Outra recompensa é a herança: “Bem aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança”. (Mat. 5:5).

· Ser Dócil: Nós precisamos ser pessoas amáveis, cordiais, gentis, precisamos praticar a gentileza, a cordialidade. Seja uma pessoa dócil e amável, em 2ª Tim.2:24 diz “Ao servo do senhor não convém brigar, mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente”. Ser amável com TODOS é um desafio, mas é possível!

· Ser Paciente: A paciência é um dos frutos de uma vida com Deus, de uma vida com Jesus. A pessoa paciente não toma decisão precipitada, sabe esperar sem perder a calma, esperar no Espírito. A pessoa que tem paciência, tolera os erros dos outros, consegue dominar suas emoções, é equilibrada, suporta as dificuldades. Colossenses 3:12, diz: Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”.

· Suportar uns aos outros com amor: Amar é um mandamento e não depende de sentimento, podemos escolher obedecer. A Bíblia diz que nós vamos ser conhecidos, identificados por este amor. Jesus dá o mandamento e diz “com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. (Jo.13:35). Seremos identificados como filhos de Deus se houver um relacionamento de amor e comunhão, o amor se manifesta numa capacidade de cuidar, de perdoar ofensas graves, de pedir perdão. A Bíblia diz em 1ª Pe.1:22, que, se quisermos ter comunhão, precisamos ter um amor sincero. Para ter o amor que Deus quer, suportar em amor, precisamos ter sinceridade, que significa ter autenticidade! Deus preza a sinceridade de coração em tudo!

Promessas para quem quer suportar em amor: “Filhinhos, não amemos de palavras, nem de boca, mas em ação e em verdade. Assim, saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele, ... e receberemos dele tudo o que pedirmos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. 1Jo. 3:18,19,22.

· Conservar a Unidade: Deus fala que precisamos ter unidade e, quando decidimos pela unidade em espírito, recebemos duas promessas: A 1ª está em Salmos 133, quando há comunhão o Senhor concede a bênção da vida para sempre; a 2ª promessa (Jo.17:20-21) Jesus ora pela unidade entre nós, para que haja muitas conversões através desta unidade.


Pastor: Jefferson Borges

Data: 02/06/2019

SOBRE NÓS

A Nova Igreja Batista (NIB) do Paraná em Cascavel é uma igreja  para toda a família, que acredita na alegria de ser cristão e no prazer de compartilhar essa alegria com outras pessoas, para que recebam a Palavra de Deus, amor e salvação em Cristo. 

Dízimos e Ofertas

Banco do Brasil

Ag. 4693-0  |  Conta 12508-3

Sicoob

Ag. 4370-2  |  Conta 26490-3

Santander
Ag: 0949 | CC: 13001667-8

Cnpj: 08.683.688/0001-63

(45) 3035-4190 / 99935-2261 (VIVO)

Rua Carlos de Carvalho, 3289  

Centro (Esquina com Rua Santa Catarina) - CEP 85801-130

Cascavel – Paraná – Brasil

nibpr@hotmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 por Nova Igreja Batista do Paraná.